DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)
NEWS
« Era tentado por Satanás e os Anjos serviam-n’O »
« Era tentado por Satanás e os Anjos serviam-n’O »
+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 1,12-15)
Naquele tempo,
o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto.
Jesus esteve no deserto quarenta dias
e era tentado por Satanás.
Vivia com os animais selvagens
e os Anjos serviam-n’O.
Depois de João ter sido preso,
Jesus partiu para a Galileia
e começou a pregar o Evangelho, dizendo:
«Cumpriu-se o tempo
e está próximo o reino de Deus.
Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».
Palavra da Salvação
Reflexão
No caminho, com o Eterno e em direção ao Eterno
Amor à pessoa, amor à verdade, amor à missão!
É isto que transparece de Jesus, neste tempo de Quaresma!
No Evangelho, vemos Jesus movido pela compaixão para com o ser humano doente, tanto espiritual como fisicamente; Jesus que atua muitas vezes em situações adversas, rodeado de pessoas que não veem a hora de o apanhar em flagrante, de o acusar, de o tirar do caminho... Jesus conhece bem tudo isto, sabe quem são aqueles que um dia o vão crucificar: No entanto, não para, não muda de ideia, não impede que a sua compaixão pelos necessitados se manifeste com toda a sua força, e cura aquele homem, no meio de lobos vestidos de cordeiros, no meio dos seus carrascos.
Jesus não passou pelas ruas deste mundo para provar algo a si próprio, para preencher uma solidão própria, para deixar a sua marca no seu nome, para se sentir gratificado e amado por todos. Jesus só tinha um interesse no coração: "Amor pelo Pai, amor por nós e, consequentemente, amor à missão!"
Quanto nos diz isto!
Num mundo em que se vive para o próprio sucesso "a qualquer preço"; num mundo em que se torna incómodo dar a vida e se prefere evitá-la ou tirá-la; num mundo em que é demasiado cansativo permanecer fiel à família ou à vocação; num mundo em que o compromisso está na ordem do dia; num mundo em que até a fidelidade ao próprio género sexual é posta em causa... Jesus diz-nos muito mais!
Jesus diz-nos que, se queremos realmente viver em plenitude, para nos encontrarmos verdadeiramente, temos de virar as costas a esta parte do mundo e concentrarmo-nos na "parte mais verdadeira" desta nossa vida terrena. Jesus ensina-nos a contrariar o julgamento dos que nos rodeiam, se este for contra o verdadeiro Amor; convida-nos a olhar para o rosto, com compaixão, das verdadeiras doenças do nosso tempo e a enfrentá-las, com todas as ferramentas necessárias para sair delas, mesmo à custa de sofrer o julgamento dos outros, mesmo à custa de uma aparente incompreensão e solidão, que na realidade são a "vida". Porque hoje devemos interrogar-nos sobre o que significa viver! Vivemos, de facto, numa época em que temos de nos interrogar sobre as coisas essenciais, sobre aquilo que outrora era dado por adquirido.
Viver significa compreender plenamente o sentido daquilo que experimentamos e enfrentamos: um sentido que só é pleno se for "para sempre", se for "eterno"; e só é eterno se for vivido "no Eterno". Jesus e o Pai são o caminho que, no Amor do Espírito Santo, oferecem ao homem o caminho que torna tudo pleno, tudo verdadeiro, tudo eterno, tudo repleto de um verdadeiro "Amor" que muda a história e os homens. Por isso, se não voltarmos a colocar esta perspetiva - o bem do outro e a dedicação à missão - no centro, nunca compreenderemos quem realmente somos e viveremos de "pequenas coisas", que passam e enganam. Sem esta perspetiva, perdemos a verdadeira liberdade e vivemos na dependência constante de tudo o que é exterior e estranho ao nosso espírito, e a insatisfação e a frustração tornam-se companheiras constantes do nosso caminho.
Jesus oferece-nos a saída daquilo que mata o homem, mas temos de confiar nele, olhando sempre para o Eterno em cada momento, para não perdermos a verdadeira perspetiva: sobretudo quando, para não a trairmos, temos também de aceitar a cruz. Uma cruz que não é a morte, não é um impedimento, não é o empobrecimento do homem, mas é o nascimento doloroso de uma vida que sempre procurámos, porque para isso nascemos!
Maria Santíssima compreendeu, acolheu, viveu e colaborou para tudo isso. Mulher "na história" e mulher "no Eterno", ela mostra-nos todo o caminho para o Céu e, como Mãe, vive constantemente todos esses partos dolorosos que nos geram a nós, seus filhos.
Maria das Dores ajuda-nos a viver bem esta Quaresma, para que tudo seja um caminho para o Eterno e com o Eterno!
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo - 19 Junho 2025 - ANO C
"Comeram e ficaram saciados"
PIEDADE
Os 7 Dons do Espírito Santo
SOLENIDADE DA SS.MA TRINDADE - 15 de Junho 2025- ANO C
«Tudo o que o Pai tem é meu. O Espírito receberá do que é meu, para vo-lo anunciar»
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)