MENU

NEWS

III DOMINGO DA QUARESMA - 12 de Março 2023 - ANO A

“A Fonte da água que jorra para a vida eterna”

“A Fonte da água que jorra para a vida eterna”

+ Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João ( Jo 4,5-15.19b-26.39a 40-42)

Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, junto da propriedade que Jacob tinha dado a seu filho José, onde estava o poço de Jacob. Jesus, cansado da caminhada, sentou-Se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria para tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dá-Me de beber”. Os discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Respondeu-Lhe a samaritana: “Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber, sendo eu samaritana?”. De facto, os judeus não se dão com os samaritanos.

Disse-lhe Jesus: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é Aquele que te diz: ‘Dá-Me de beber’, tu é que Lhe pedirias e Ele te daria água viva”. Respondeu-Lhe a mulher: “Senhor, Tu nem sequer tens um balde e o poço é fundo; donde Te vem a água viva? Serás Tu maior do que o nosso pai Jacob, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, com os seus filhos e os seus rebanhos?”. Disse-lhe Jesus: “Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna”. “Senhor, -suplicou à mulher- dá-me dessa água, para que eu não sinta mais sede e não tenha de vir aqui buscá-la. Vejo  que és profeta. Os nossos pais adoraram neste monte e vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar”. Disse-lhe Jesus: “Mulher, acredita em Mim: Vai chegar a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adorámos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vai chegar a hora -e já chegou- em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são esses os adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito e os seus adoradores devem adorá-l’O em espírito e verdade”. Disse-Lhe a mulher: “Eu sei que há-de vir o Messias, isto  é, Aquele que chamam Cristo. Quando vier há-de anunciar-nos todas as coisas”. Respondeu-lhe Jesus: “Sou Eu, que estou a falar contigo”. Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa da palavra da mulher. Quando os samaritanos vieram ao encontro de Jesus, pediram-Lhe que ficasse com eles. E ficou lá dois dias. Ao ouvi-l’O, muitos acreditaram e diziam à mulher: “Já não é por causa das tuas palavras que acreditamos. Nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo”.

 

Palavra da salvação

 

Reflexão

JESUS E A MULHER SAMARITANA NO POÇO DE SICAR

O terceiro domingo da Quaresma apresenta-nos a "mulher samaritana", a mulher de Samaria que encontra Jesus no poço de Sicar; ela não tem nome, por isso assume um valor simbólico para todos aqueles que procuram o encontro com Jesus: ela é uma estranha que se tornará crente.

A mulher, inicialmente, «não sabe», porque não conhece o dom de Deus e não conhece a identidade d'Aquele que o oferece; se ela soubesse, ela mesma perguntaria e Ele lhe daria "água viva".

Há um mal-entendido entre Jesus e a mulher: Jesus refere-se à água «viva» que dá vida, pensa na água corrente «viva»; a mulher interpreta literalmente as palavras de Jesus e luta para entrar na "lógica" transcendente dessas palavras.

Ela sonha com água milagrosa, que a aliviará do trabalho de vir ao poço: como é semelhante a nós! Jesus, porém, com infinita paciência e amor, atrai-a para Si mesmo, manifesta-se plenamente a ela e a mulher converte-se finalmente.

Esta passagem do Evangelho ajuda-nos a compreender como é possível chegar à fé: Deus aproxima-se de cada homem, mesmo do mais desconhecido; a relação com o Senhor parte de um lugar – o nosso poço – e, de um tempo preciso, o nosso Sul; aspiramos, porém, a um mundo onde já não haja fadiga, arriscando-nos assim a não reconhecer Jesus e a não poder encontrá-Lo. Nós, de facto, geralmente pedimos para nos libertarmos do sofrimento e de tudo o que nos esgota e desgasta; pelo contrário, Jesus está sentado no mesmo «poço» onde nos encontramos diariamente, cansados e com as nossas fraquezas: é aí que podemos encontrá-Lo!

Ele está lá esperando por nós e, reconhecendo-O, ao nos aproximarmos permanecemos desconfortáveis, porque temos consciência de não sermos adequados, somos "inapresentáveis" por causa das repetidas escolhas erradas em nossas vidas. Mas isto não assusta Jesus, não se repugna d'Ele e não se distancia de nós: conhece-nos bem! Ele é misericórdia e, também por isso, procura-nos e vem falar-nos: perdoa-nos!

O Senhor faz-nos refletir sobre a nossa sede, uma sede que parece nunca se extinguir, mesmo que tenhamos tentado saciar a nossa sede de muitas maneiras e de muitas fontes diferentes: sentimos sentimentos que não nos satisfazem, fazemos ações que produzem pouco e nada...

Nesta busca contínua de vã satisfação, o Senhor nos faz entender que estamos errados em querer viver à nossa maneira e quer mostrar-se como Salvador, chegando aos nossos afetos e ao nosso pecado: Ele está lá no poço, Ele está aqui diante de nós, Ele é a água que mata a sede, a resposta que buscamos e que dá salvação e vida.

Só Jesus pode preencher o nosso vazio interior, com a sua Palavra e a sua misericórdia: o fim de todo o calor e sede.

 

Em destaque

XII DOMINGO DO TEMPO COMUM - 23 de Junho 2023 - ANO B
«Quem é este homem, que até o vento e o mar lhe obedecem?»

Filha a tua fé salvou-te (parte primeira)
Conclusão do caminho dos Retiros Jovens 2024

XIº DOMINGO DO TEMPO COMUM - 16 de Junho 2024 - ANO B
"A menor de todas as sementas torna-se a maior de todas as plantas da horta"

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPISMO RAPARIGAS ( 13-17 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO MENINAS (7-12 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO RAPAZES (14-17 anos)
Campo de Férias ICMS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)