DOSES DE ESPIRITUALIDADE
La grandezza dell'uomo, la sua gloria e la sua maestà consistono nel conoscere ciò che è veramente grande. (San Basilio)
NEWS
"O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas"
“O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas”
+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 10,11-18)
Naquele tempo, disse Jesus.
«Eu sou o Bom Pastor.
O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas.
O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas,
logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge,
enquanto o lobo as arrebata e dispersa.
O mercenário não se preocupa com as ovelhas.
Eu sou o Bom Pastor:
conheço as minhas ovelhas
e as minhas ovelhas conhecem-Me,
do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai;
Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas.
Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil
e preciso de as reunir;
elas ouvirão a minha voz
e haverá um só rebanho e um só Pastor.
Por isso o Pai Me ama:
porque dou a minha vida, para poder retomá-la.
Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente.
Tenho o poder de a dar e de a retomar:
foi este o mandamento que recebi de meu Pai».
Palavra da Salvação
Reflexão
A liturgia do IV Domingo do Tempo Pascal propõe-nos o trecho, tirado do Evangelho de João, em que Jesus se proclama "Bom Pastor", que não foge perante o perigo, mas tudo faz para proteger as suas ovelhas, até ao ponto de dar a sua própria vida por elas. A Ele contrapõe-se a figura do mercenário, que cuida das ovelhas apenas para seu proveito pessoal e, perante o perigo, foge para se salvar, abandonando o rebanho. O Bom Pastor, pelo contrário, conhece as suas ovelhas uma a uma, cuida delas e está disposto a arriscar perder todo o rebanho, em vez de deixar que uma só se perca.
Jesus, o Bom Pastor, conhece, defende e, sobretudo, ama todas as suas ovelhas e, por isso, dá a vida por elas.
Reflitamos então sobre esta maravilhosa declaração de Amor: Jesus conhece cada um de nós e ama cada um de nós pessoalmente; conhece-nos melhor do que ninguém e só Ele sabe exatamente o que vai no nosso coração, quais são os nossos sentimentos e intenções mais íntimos. Para Ele, somos pessoas únicas, cada uma com a sua história, os seus pontos fortes e fracos, e Ele está sempre pronto a cuidar de nós e a curar as nossas falhas e erros com a Sua Misericórdia.
É precisamente esta relação pessoal com Jesus - alimentada pelos Sacramentos - que nos salva e nos faz passar do "eu" para o "tu", do nosso "ego" (que muitas vezes usamos também na nossa relação com o Senhor), para a abertura ao outro, para o verdadeiro Amor.
Todo o caminho de fé consiste em negar-se a si mesmo, com a boa vontade e a graça de Deus, passando do "eu" ao "tu", ao verdadeiro Amor de Deus, que se fez nosso irmão, sem deixar de ser nosso Senhor.
O Evangelho continua com outro ensinamento fundamental: "E tenho outras ovelhas que não são deste redil: também a essas tenho de conduzir. Elas ouvirão a minha voz e tornar-se-ão um só rebanho, um só pastor". Jesus dirige-se aos judeus e sublinha-lhes que as suas ovelhas não vêm apenas do "recinto dos judeus", mas virão também do "recinto dos pagãos".
A Palavra de Verdade de Jesus é para todos: nenhuma pessoa ou grupo de pessoas pode ter a ilusão de ser "o primeiro" da turma, de ser melhor do que os outros.
O Senhor quer chegar a todos os corações, mesmo àqueles que ainda não experimentaram a graça da conversão, de uma verdadeira vida de fé: as suas palavras são um dos melhores antídotos contra a tentação de se fechar em si mesmo, de permanecer prisioneiro dos próprios horizontes estreitos e limitados.
O evangelista João explica-nos que Jesus não só oferece a sua vida pelas ovelhas, mas "retoma-a". Fala-nos da sua morte e ressurreição: oferece a sua vida por nós, de forma concreta, oferece-a voluntariamente e livremente; ninguém lhe tira a vida, mas é ele que decide livremente depô-la.
Jesus tem o poder de oferecer a sua vida e de a retomar; cumpre a vontade do Pai mas, ao mesmo tempo, manifesta o seu livre arbítrio de Filho para com o Pai. E o túmulo de Jesus não está vazio: é um espaço desabitado, mas cheio do seu gesto de amor pelo rebanho, e é sinal de um amor ainda maior, o de um Pai que é fiel e não abandona o seu Filho nem nenhum dos seus filhos.
RETIRO RAPARIGAS FEVEREIRO 2025
Uma vida em que Deus está no centro
Retiro de SILÊNCIO para RAPARIGAS
Para mim viver é Cristo
II DOMINGO DA QUARESMA - 16 Março 2025 - ANO C
"Enquanto orava, alterou-se o aspeto do seu rosto"
Nem só de pão vive o homem
Caminho Quaresmal com a FCIM
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
La grandezza dell'uomo, la sua gloria e la sua maestà consistono nel conoscere ciò che è veramente grande. (San Basilio)