MENU

NEWS

SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS - 8 de Junho 2023 - ANO A -

“A minha carne é verdadeira comida, o meu sangue é verdadeira bebida”

“A minha carne é verdadeira comida, o meu sangue é verdadeira bebida”

+  Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 6,51-58)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
«Eu sou o pão vivo descido do Céu.
Quem comer deste pão viverá eternamente.
E o pão que Eu hei-de dar é a minha Carne, que Eu darei pela vida do mundo».
Os judeus discutiam entre si:
«Como pode Ele dar-nos a sua Carne a comer?»
Jesus disse-lhes:
«Em verdade, em verdade vos digo:
Se não comerdes a Carne do Filho do homem e não beberdes o seu Sangue,
não tereis a vida em vós.
Quem come a mina Carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna;
e Eu o ressuscitarei no último dia.
A minha Carne é verdadeira comida e o meu Sangue é verdadeira bebida.
Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em Mim, e Eu nele.
Assim como o Pai, que vive, Me enviou, e Eu vivo pelo Pai,
também aquele que me come viverá por Mim.
Este é o pão que desceu do Céu;
não é como aquele que os vossos pais comeram, e morreram;
quem comer deste pão viverá eternamente».

Palavra da Salvação

 

Reflexão

A festa de Corpus Domini nasceu em 1247 na diocese de Liège, na Bélgica, e foi divulgada pelo Papa Urbano IV a toda a Igreja em agosto de 1264, com a bula Transiturus de hoc mundo, com o objetivo de difundir o culto da presença de Jesus vivo na Eucaristia (Transubstanciação).

A procissão da Hóstia consagrada e a exposição à adoração pública, que caracterizam a Solenidade do Corpus Domini, simbolizam precisamente a presença eucarística e a proximidade do Senhor, que caminha no meio de nós.

A palavra “Eucaristia” tem a mesma raiz que a palavra caridade (graça) e significa literalmente ação de graças, gratidão, lembrando a oração de ação de graças que Jesus fez na Última Ceia, antes de partir o pão e beber o vinho. O sacramento da Eucaristia é símbolo da imolação do Corpo de Cristo pela vida do Espírito, mas é também o instrumento com o qual se realiza a comunhão com Jesus e em Jesus. Participar na Eucaristia significa, portanto, aceitar que somos membros de um mesmo corpo, que é a Igreja.

A passagem do Evangelho deste dia explica que a carne e o sangue de Jesus são verdadeira comida e verdadeira bebida, sustento real e eficaz da alma: se a meta que devemos atingir não é desta terra, então devemos nos alimentar e saciar a nossa sede com aquela comida e com aquela bebida que pode nos levar à vida eterna. Com efeito, nas palavras "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna" o verbo é conjugado no presente do indicativo, revelando que se entra numa dimensão de eternidade, no momento em que recebemos a Eucaristia.

Onde os nossos sentidos nos enganam, pois apenas se apercebem da aparência do pão e do vinho, a fé conforta-nos e confirma que são o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiramente presente sob estas espécies, no todo e no fragmento. E, ao contrário dos alimentos terrenos, que tomamos para sobreviver, a Eucaristia une-nos a Jesus de tal forma, que com ela, somos nós que somos assimilados a Ele e unidos a Ele eternamente.

Isto é particularmente evidente se olharmos para o texto original grego do Evangelho de João, segundo o qual "Viver para" significa viver "por meio de": Jesus vive no Pai e nós vivemos por meio d’Ele. Nesta passagem, de facto, está contida toda a novidade da religião cristã: a redenção dos pecados passa pelo sacrifício de Cristo, isto é, pelo seu Corpo e Sangue.

Nas passagens anteriores (Jo 6,1-13) fala-se do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes no lago de Tiberíades, depois do qual muitos homens voltaram novamente a procurar Jesus.

Jesus respondeu-lhes: "Em verdade, em verdade vos digo que me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes destes pães e vos fartastes. Não tomeis o alimento que perece, mas o alimento que permanece para a vida eterna, o qual o Filho do Homem vos dará, porque o Pai, Deus, o selou" (João 6:26-27).

Assim, ao contrário dos "Pais" da Antiga Aliança, que comeram o maná do céu, e do povo da Galileia, que se alimentou com o milagre dos pães e dos peixes, nós devemos aproximar-nos da Eucaristia não tanto para nos saciarmos, mas, pelo contrário, desejando constantemente o encontro com Ele, numa busca contínua de comunhão, de graça e de vida eterna.

Vivamos esta solenidade de Corpus Christi na plenitude do seu significado, aproximando-nos conscientemente do sacramento da Confissão, recebendo a Eucaristia de forma digna, com a disposição e a devoção correta. Só assim poderemos experimentar a graça e a paz interior que nos dá a íntima união com Jesus, fazendo nossas as palavras de São Paulo: "Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim" (Gal. 2,20).

 

 

Em destaque

Eucaristia
13. Visitar e receber Jesus Eucaristia

Retiro para Famílias
24 Maio 2026

CAMPISMO MENINAS 2026 ( 7-12 anos)
28 junho - 2 Julho 2026

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

RETIRO DAS FAMÍLIAS
Encontro mensal para as famílias. Tempo fundamental para o próprio caminho com Deus.

ADORAÇÃO EUCARISTICA QUINTA-FEIRA
Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas

Encontro para RAPAZES
Dos 12 aos 16 anos

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

La grazia di Dio sarà il vostro conforto. (dalle Memorie di suor Lucia)