MENU

NEWS

V DOMINGO DE PÁSCOA - 28 de Abril 2024 ANO B

"Quem permanece em Mim e Eu nele dá muito fruto"

“Quem permanece em Mim e Eu nele dá muito fruto”

 

+  Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 15,1-8)

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor.
Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto
e limpa todo aquele que dá fruto,
para que dê ainda mais fruto.
Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei.
Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós.
Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo,
se não permanecer na videira,
assim também vós, se não permanecerdes em Mim.
Eu sou a videira, vós sois os ramos.
Se alguém permanece em Mim e Eu nele,
esse dá muito fruto,
porque sem Mim nada podeis fazer.
Se alguém não permanece em Mim,
será lançado fora, como o ramo, e secará.
Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem.
Se permanecerdes em Mim
e as minhas palavras permanecerem em vós,
pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido.
A glória de meu Pai é que deis muito fruto.
Então vos tornareis meus discípulos».

Palavra da Salvação

 

Reflexão

As leituras, propostas para este domingo, entrelaçam-se com o fio condutor de estar em comunhão com Cristo e entre nós, como comunidade crente.

Em síntese, a primeira leitura narra a chegada de Saulo a Jerusalém, depois da sua "queda do cavalo" no caminho de Damasco, e a sua tentativa de se juntar aos discípulos que, não acreditando na sua conversão, precisam de um "mediador", representado por Barnabé. Este último, demonstrando confiança e amor, relata a visão de Saulo e a coragem que este demonstrou ao pregar em Damasco. Barnabé atua como ponte entre Saulo e os discípulos, sublinhando a importância da aceitação no seio das comunidades cristãs.

 

Na segunda leitura, o Apóstolo João exorta os fiéis a amarem, não só com palavras e discursos, mas com ações e verdade. Sublinha que, guardando os mandamentos e acreditando em Jesus, Deus permanece em nós e nós n'Ele através do Espírito que nos deu. O apelo de João a amar com obras concretas, em vez de palavras vazias, deve estar sempre vivo e bem presente na vida de cada crente.

 

Passando à análise da passagem do Evangelho de João, podemos dizer que Jesus se descreve como a verdadeira videira e os seus seguidores como os ramos: só permanecendo nele é que podem dar fruto; de facto, separados dele, não podem fazer nada de bom.

A metáfora da videira e dos ramos ilustra bem a ligação íntima que os discípulos devem ter e manter ao longo do tempo com Cristo para poderem viver plenamente a sua fé. Sem Jesus, fonte do verdadeiro amor, todas as ações perdem o seu valor espiritual, e o Vinhateiro - isto é, o nosso Pai Celestial - se não seguirmos as pegadas do seu Filho, não poderá purificar-nos através da poda, para que os ramos (isto é, todos nós, seus filhos) fiquem exuberantes de frutos e prontos a crescer em santidade.

Não esqueçamos nunca que a nossa vida terrena deve ser vivida em função da nossa vida eterna, que as nossas ações e o nosso coração devem conduzir-nos ao Reino de Deus.

A mensagem do Evangelho é clara, a nossa tarefa é levar a Palavra do Senhor a todo o mundo, e só o podemos fazer colocando-O em primeiro lugar nos nossos dias e nas nossas vidas, tentando tornar o "nosso eu" cada vez mais pequeno. Para sermos verdadeiros discípulos, temos de descobrir a importância da oração e dos Sacramentos, recitando diariamente o Santo Rosário e recorrendo com frequência à Confissão e à Comunhão: só recebendo o Sangue e o Corpo de Jesus Cristo, Nosso Salvador, podemos ter força para lutar contra o maligno e para amar os nossos irmãos e irmãs com um coração sincero.

Os homens devem ajudar-se mutuamente e devem caminhar todos na mesma direção, que é a que Deus sempre nos indicou para vivermos em paz e harmonia. Tal como os ramos têm de estar ligados à videira para crescerem, também as pessoas precisam de pertencer a uma comunidade onde possam receber apoio e alimento espiritual, a fim de ultrapassarem os obstáculos e as dificuldades com fé e amor, mantendo afastadas as incompreensões.

O mundo atual, infelizmente, oferece-nos cenários de guerra muito distantes da mensagem do Evangelho: os ramos separaram-se completamente da videira e não dão fruto, mas apenas destruição, desorientação e muita tristeza, até à morte, primeiro do espírito e depois do corpo.

 

Comprometamo-nos, pois, a amar-nos uns aos outros e a glorificar o Pai, através da nossa capacidade e vontade de dar fruto e de testemunhar o Evangelho ao mundo, com o nosso estilo de vida.

 

Em destaque

Peregrinação Nazaré-Fátima 2024
Caminhemos juntos com Maria

Fátima e a Esperança
Quereis oferecer-vos a Deus?

Solenidade da ASCENÇÃO DO SENHOR -12 de Maio 2024- ANO B
“Foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus”

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

Retiros para JOVENS CASAIS
Os dois se tornarão uma só carne

RETIRO DAS RAPARIGAS
Continuamos a nossa caminhada de fé

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Il Rosario è, da sempre, preghiera della famiglia e per la famiglia. (San Giovanni Paolo II)