DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Il Rosario si pone nella migliore e più collaudata tradizione della contemplazione cristiana. (San Giovanni Paolo II)
NEWS
«O Espírito Santo vos recordará tudo o que Eu vos disse»
«O Espírito Santo vos recordará tudo o que Eu vos disse»
+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João (Jo 14, 23-29)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quem Me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará;
Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada. Quem Me não ama não guarda a minha palavra. Ora a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que Me enviou. Disse-vos estas coisas, estando ainda convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como a dá o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes o que Eu vos disse: Vou partir, mas voltarei para junto de vós. Se Me amásseis, ficaríeis contentes por Eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que Eu. Disse-vo-lo agora, antes de acontecer, para que, quando acontecer, acrediteis».
Palavra da Salvação.
Para a reflexão pessoal
No sexto domingo de Páscoa, Jesus revela-nos o grande mistério da habitação trinitária: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra [...] e nós viremos a ele, habitaremos com ele”. Esta condição abre-nos os olhos para a realidade da nossa existência. O facto de Deus vir habitar em nós, de nos tornarmos “templo de Deus”, eleva a nossa dignidade de seres humanos. Esta experiência é possível graças ao Espírito Santo, que transforma o nosso coração de pedra num coração de carne. A habitação de Deus em nós dá-nos também a consciência de que nunca estamos sós, na certeza de que somos sempre acompanhados, em cada passo da nossa vida.
O facto de Deus vir habitar em nós é uma iniciativa Sua, não uma realização humana. No entanto, a condição para que isso aconteça é a observância dos mandamentos, mas ainda antes disso, o amor. Só quem ama verdadeiramente é capaz de observar, o que significa “olhar com atenção”.
O Senhor também deixa claro que está a chegar o momento de voltar para a casa do Pai, mas não nos deixa sozinhos: “O Espírito Santo, que o Pai enviará, ensinar-vos-á todas as coisas”. O Espírito Santo abre os nossos corações e orienta as nossas ações, faz-nos chegar à verdade, a compreender quem é realmente Deus. Graças ao Espírito Santo, hoje somos capazes de caminhar para longe do pecado, no caminho certo para nós.
Mais uma vez, antes de partir, Jesus deixa aos seus discípulos a paz. Uma paz verdadeira e duradoura, que vem do facto de sabermos que não estamos sós, porque temos Deus connosco. Uma paz que o mundo não é capaz de oferecer.
Hoje queremos confiar-nos àquela em quem a habitação trinitária se realiza perfeitamente: Maria Santíssima. Durante toda a sua vida, Ela viveu nesta paz, que lhe foi dada pelo Senhor. Olhando para Ela, seguindo o seu exemplo, também nós podemos deixar-nos guiar pelo Espírito: isto dar-nos-á paz, mesmo nas provações; em qualquer sofrimento, a paz de viver com Deus, já nesta terra, acompanhar-nos-á.
Abramo-nos também à ação de Deus, deixemos que Ele atue através de nós, fazendo de nós os seus instrumentos. De facto, Santo Agostinho aconselhava-nos: "Na realidade, Deus não está longe. Sois vós que O afastais. Amai-O e ele aproximar-se-á de vós; amai-O e ele habitará em vós. O Senhor está perto, não vos preocupeis com nada" (Sermão XXI).
Exercícios Espirituais Leigos FCIM 2025
Perfil espiritual do nosso padre Fundador
CATEQUESES FCIM 2025-26
Hora de formação cristã
XXVII DOMINGO DO TEMPO COMUM - 5 de Outubro 2025 ANO C
«Se tivésseis fé! »
Magistério e infalibilidade pontifícia
Vídeos das Catequeses FCIM 2024-25
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Il Rosario si pone nella migliore e più collaudata tradizione della contemplazione cristiana. (San Giovanni Paolo II)