DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Nostro Signore si occupa di ciascuna anima con tanto amore, quasi fosse la sola ad esistere. (Santa Teresa di Gesù Bambino)
NEWS
Terço no 1º sábado do mês
MISTÉRIOS GOZOSOS
1. O ANUNCIO DO ANJO A NOSSA SENHORA
“Toda bela és Maria, toda cândida…”.
Com estas palavras começa o canto da Novena à Imaculada Conceição nas Obras da FCIM. Parece ouvir-se as palavras do anjo quando chama Nossa Senhora de “Cheia de Graça” e, por isso, toda bela, no verdadeiro sentido do termo.
Sim. Porque hoje muita gente procura a beleza, mas uma beleza que é só exterior, que está no parecer ser diferentes do que somos, de colocar-se em exposição.
Não é esta a verdadeira beleza! Há um ditado que diz: “Não é belo o que é belo, mas é belo o que a gente gosta”. Isto pode ser verdadeiro em alguns casos, mas a expressão não é objetivamente correta. Quanta gente, de facto, gosta de coisas que levam ao pecado e que, portanto, não são belas: lembremo-nos que o contrário da beleza é mesmo o pecado!!!
Imaginemos por um momento como devia ser Nossa Senhora ao vivo. Os pastorinhos de Fátima que a viram, como tantos outros videntes, afirmaram que era uma Senhora tão bela que nenhuma imagem consegue ser tão bela quanto Ela. A sua beleza vem da Graça, vem da presença de Deus no seu coração. Mas, apesar disso, quantas pessoas que A encontraram em Nazaré naquele tempo, também notando que era uma mulher diferente, não foram tocadas por Ela, nem fizeram o salto de uma vida de pecado para uma vida nova.
Pedimos hoje a graça de ter olhos capazes de ver e reconhecer a verdadeira beleza quando a encontramos. Essa beleza vem por Deus.
2. A VISITA DE NOSSA SENHORA À SUA PRIMA S. ISABEL
“Bendita és Tu Maria, entre as mulheres”.
Estas são palavras que conhecemos bem, que dizemos todos os dias quando rezamos a “Ave Maria”. A primeira pessoa que se dirigiu assim a Nossa Senhora foi Santa Isabel que acrescentou: “Donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?”.
Pensemos que a Mãe do Senhor vem também visitar cada um de nós para cuidar das nossas almas e levar-nos ao mesmo Jesus. Pois, uma mãe nunca se esquece dos seus filhos e Nossa Senhora não vai sozinha, leva sempre consigo a presença de Jesus. Hoje no nosso exame de consciência perguntemo-nos: como é que acolhemos a visita de Maria Santíssima? Apercebemo-nos disso? Conseguimos abrir-lhe a porta e dar-lhe a permissão para entrar e trabalhar na nossa casa, que é a nossa vida interior? É preciso saber calar para ouvir um bater à porta. É Maria que vem.
3. O NASCIMENTO DO MENINO JESUS EM BELÉM
“Tu deste-nos Jesus Cristo, Ó porta de eterna luz”.
O episodio do Natal mostra-nos bem esta passagem: Nossa Senhora doa-nos Jesus. Ela não tem o Menino para si, mas deixa que todos aqueles que O vêm visitar O adorem.
Contemplamos, então, 2 virtudes de Maria Santíssima: a Sua humildade que faz que Ela se reconheça um simples meio para que o Filho de Deus possa vir ao mundo, uma porta para Ele chegar até nós; mas também reparamos no Seu amor gratuito e puro.
Nossa Senhora não tem ciúme de Jesus, não diz: “o menino é meu!” com espírito de possessão. Em vez disso, como cada boa mãe, sabe que os filhos não são seus, que há uma missão sobre eles e que o pai e a mãe não devem obstaculizar.
Este espírito é tão mais verdadeiro para este Menino que irá a salvar todas as gentes.
4. A APRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS AO TEMPLO
“Lírio entre espinhos” é uma das expressões usadas para descrever Nossa Senhora.
Lírio porque é pura, Imaculada, Santa; entre espinhos que são de vários géneros. Não pensemos que estes espinhos foram somente às dificuldades que a Sagrada Família teve no início da vida de Jesus, ou que sejam só a causa da Cruz do Senhor.
Quem ama sofre e sofre por amor aos outros. Também o egoísta sofre, mas sofre por si mesmo porque é incapaz de ver as coisas que Deus já lhe ofereceu (a vida, o seu amor, a Sua Misericórdia, alguém que nos ama...). O egoísta olha sempre para o que não tem ou que lhe faltou no passado. Perenemente insatisfeito não consegue alegrar-se. Hoje os espinhos que ferem o Coração de Nossa Senhora são os nossos pecados. Também a indiferença no respeito ao Amor de Maria magoa esta Mãe. Reparemos com atos de amor.
5. A PERDA E O ENCONTRO DE JESUS ENTRE OS DOUTORES DA LEI
“Imaculada, Virgem Santa, Mãe de Deus é doce Paraíso. Desvaneceu a tempestade quando tu apareceste”.
Quem de nós não encontrou tempestades em alguns traços da sua vida? São momentos ou períodos difíceis que chegam sem pedir permissão e que, claramente, não gostamos. Ninguém gosta de sofrer. Não fomos criados de facto para sofrer, mas para a felicidade eterna. Então podemos ficar surpreendidos ao ver tantos Santos que aguentaram as cruzes que encontraram no próprio caminho, com alegria e amor. Qual é o Segredo deles?
Respondemos: uma grande fé, um grande amor. Sim, mas não pensemos que fé e amor tiram o sofrimento. O sofrimento fica, sente-se, mas há também a graça para viver apesar tudo. Já o velho Simeão disse a Maria Ss.ma que uma espada teria trespassado a sua alma. Acontece varias vezes, e uma das dores de Nossa Senhora foi mesmo perder Jesus no templo de Jerusalém, perder-se um filho… ou seja não saber onde está, não saber como está… Que grande pena! Mas uma das coisas que custa bastante mais é não poder mais cuidar dele.
É a mesma coisa que Nossa Senhora sofre connosco quando nos afastamos de Deus e d’Ela. Consolemo-la! É Nossa Mãe!
III DOMINGO DA PÁSCOA - 19 de Abril 2026 - ANO A
«Conheceram-n’O ao partir o pão»
FORMAÇÃO FCIM
para Filhos, Colaboradores FCIM
Retiros para JOVENS FAMÍLIAS
Convite a participar
Encontro ADOLESCENTES
12-16 anos
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Nostro Signore si occupa di ciascuna anima con tanto amore, quasi fosse la sola ad esistere. (Santa Teresa di Gesù Bambino)