MENU

NEWS

PRIMEIRO SÁBADO

Terço no 1º sábado do mês

TERÇO MEDITADO

 

2 de novembro de 2024

 

1. Jesus ressuscita dos mortos

 

“E disse-lhes: “Insensatos e lentos de coração para acreditar na palavra dos profetas!”” (Lc 24,25). É precisamente Jesus ressuscitado que aparece aos dois discípulos de Emaús para dar uma resposta às suas perguntas, exortando-os, de modo forte, a “reler” a experiência da sua paixão, morte e ressurreição precisamente à luz das Escrituras. Porque as Escrituras, o Evangelho, ajudam-nos a reconhecer a presença de Deus na nossa vida, mesmo quando parece que não a conseguimos apreender. Só Ele pode dar sentido à nossa vida, só Ele pode escrever direito por linhas tortas. E quando, como aconteceu com os dois discípulos, sentimos o nosso coração a “arder” de novo, isso significa que O deixámos entrar verdadeiramente na nossa vida e na nossa história, que O escutámos e que Ele nos pode dar a sua graça. Mais ainda, também O convidamos a permanecer sempre connosco e a partir de novo o seu Pão para nós.

Como Maria Santíssima, que “guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19), comprometamo-nos também nós a ler a Palavra de Deus, a meditá-la no nosso coração. Aproximemo-nos frequentemente da Eucaristia e seremos ajudados a viver a nossa vida reconhecendo e confiando no Amor de Deus, para nos abandonarmos à sua Providência paterna.

 

2. Jesus sobe ao céu

 

“Enquanto os abençoava, ... (Jesus) foi elevado ao céu. E eles ... voltaram para Jerusalém com grande alegria” (Lc 24,50-52). Os Apóstolos não são dominados pela tristeza, “não se sentem abandonados; (...) têm a certeza de uma nova presença de Jesus (...)” (Bento XVI, Jesus de Nazaré). Ao mesmo tempo, estão cheios de alegria, porque estão conscientes de que todos nós somos chamados a esta comunhão eterna com Deus, no corpo e na alma, precisamente em virtude da Redenção operada por Cristo. Porque a “santidade” é esta comunhão eterna com Deus que o nosso coração deseja profundamente e que já começamos a saborear se vivermos como filhos de Deus. É esta a pergunta que a pequena Lúcia de Fátima faz à Virgem quando esta lhe diz que vem “do Céu”: “E eu vou para o Céu? E a Jacinta? ... E o Francisco?”. E a resposta de Nossa Senhora foi: ”Ele também. Mas vai ter que rezar muitos terços”, o pequeno Francisco, cheio de alegria, prometeu-Lhe: ”Ó Nossa Senhora! Rezo todos os terços que quiserdes!”. E, de facto, a partir desse dia, compromete-se a rezar o Santo Rosário sempre que poder. Estas crianças estão verdadeiramente dispostas a tudo para poderem ir para o Céu, porque lá poderão ver e continuar a amar Deus para sempre.

Comprometamo-nos, pois, a “ser santos”, amando a Deus e a Nossa Senhora, observando os Dez Mandamentos e participando na Santa Missa aos domingos. E, como os Pastorinhos de Fátima, sacrifiquemo-nos com muito amor e generosidade para que muitas almas possam ir para o Céu e não caiam no fogo do inferno.

 

3. A descida do Espírito Santo sobre Maria Santíssima e os Apóstolos reunidos no Cenáculo

 

Jesus ressuscitou dos mortos, apareceu aos seus discípulos, comeu com eles, fê-los tocar nas suas feridas para os convencer de que está realmente vivo. Mas eles continuam ali, fechados no Cenáculo, prisioneiros dos seus medos. É a efusão impetuosa do Espírito Santo que consegue vencer as suas hesitações e empurrá-los para fora daquelas quatro paredes, dando-lhes a graça e a força para cumprirem a missão que Jesus lhes tinha confiado. Porque Deus ama-nos tal como somos, com as nossas limitações e fraquezas, apesar dos pecados que já cometemos ou podemos vir a cometer. Ele não precisa que sejamos perfeitos para nos enviar pelo mundo, porque é a Sua graça que nos torna apóstolos, é o Seu Amor que nos transforma e retira o bem mesmo de onde só veríamos o mal. Só temos de nos deixar conduzir por Ele, como filhos nas mãos do Pai. Também a Maria Santíssima o anjo tinha dito: “O Espírito Santo descerá sobre ti” (Lc 1,35), porque também n'Ela, embora Imaculada, a graça de Deus atuou. O Espírito fez d'Ela a Mãe de Deus, o Espírito deu-Lhe a graça e a força para “ficar de pé” debaixo da Cruz. Ela, por seu lado, renovava a cada momento o seu “eis-me aqui”.

Invoquemos o Espírito Santo ao longo do dia.

Peçamos a Maria Santíssima, que é a sua Esposa, que nos obtenha docilidade às suas inspirações.

 

4. Maria Santíssima é assunta ao Céu em corpo e alma

 

É na intimidade de um lar que Maria Santíssima é assunta ao Céu, tal como no quotidiano da sua casa em Nazaré onde o anjo Gabriel lhe tinha pedido que se tornasse Mãe de Deus. Agora, ela é levada para o Céu, ao lado de Deus Pai. Ele concebeu-a e criou-a “cheia de graça” para ser a Mãe do seu Filho, agora quere-a com Jesus. Ela, que fez do seu Coração e do seu ventre uma morada imaculada para toda a Santíssima Trindade, é agora acolhida por Deus Trindade na sua comunhão de Amor. Ela, a única criatura a ser como Deus quis e criou o homem antes do pecado original, intocada pelas consequências do próprio pecado, morre sem dor e o Seu corpo é santificado e glorificado juntamente com a Sua alma. Os discípulos contemplaram Jesus a subir ao Céu; agora, contemplam Maria Santíssima, criatura como eles, embora imaculada, a alcançar aquela bem-aventurança que é o objetivo de todos os que amam a Deus e vivem, como Ela, a sua existência como uma contínua resposta de amor ao Seu Amor Paternal. E, precisamente porque, Ela nos mostrou que a santidade é possível e é um apelo para todos, é para Ela que podemos e devemos olhar para percorrer também este caminho. É Ela que nos recorda, com a sua vida, que somos filhos de Deus, “criados à sua imagem e semelhança”, amados por Ele. E, precisamente por isso, capaz, pela Sua graça, de nos amar, dar e perdoar, como Ela o fez.

Também em Fátima, recordou à pequena Lúcia: “O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho seguro que te conduzirá a Deus”. E se é “caminho”, demos-Lhe a mão, deixemo-nos guiar e não falharemos o destino.

 

5. Maria Santíssima é coroada Rainha do Céu e da Terra.

 

Aquele que quiser ser grande entre vós será vosso servo, e aquele que quiser ser o primeiro entre vós será o servo de todos” (Mc 10,43-44). É por isso que Maria Santíssima merece o título de Rainha: ao anjo Gabriel, ela responde: “Eis a serva do Senhor” (Lc 1,38) e reconhece que Ele “olhou para a humildade da sua serva” (Lc 1,48). Ela é a “serva” do seu Deus quando aceita a maternidade divina; é a “serva” quando fica três meses com a sua prima Isabel para a ajudar; é a “serva” nas bodas de Caná, quando nota que “já não têm vinho” (Jo 2,3) e pede a Jesus que intervenha. Maria Santíssima é “serva” porque é uma Mãe atenta aos seus filhos, uma Mãe que se faz próxima dos últimos, dos esquecidos, dos que sofrem. E sabem que se recorrerem à sua Rainha podem obter tudo, podem esperar tudo. Porque Ela é uma Rainha que está junto de Deus no Céu, mas é, sobretudo, Mãe sempre ao nosso lado, ainda peregrinos na terra. Confiemo-nos, pois, a esta Rainha Mãe, como nos sugere a pequena Jacinta de Fátima: “Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria... Dizei a todos que Deus nos concede graças por meio do Imaculado Coração de Maria; que lhas peçam, que o Coração de Jesus quer que o Imaculado Coração de Maria seja venerado junto d'Ele. Peçamos a paz ao Imaculado Coração de Maria; Deus colocou-a nas suas mãos. Se eu pudesse pôr no coração de toda a gente, o fogo que arde aqui no meu peito e que me faz amar tanto o Coração de Jesus e o Coração de Maria!"

 

 

Em destaque

O que Deus fez na minha vida
Testemunho de Anita Rolim Pestana

Retiros para JOVENS CASAIS e NAMORADOS
Os dois se tornarão uma só carne

Retiros FCIM para Jovens em Fátima
Retiro Jovens Novembro 2024

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

Retiro Jovens
14 Dezembro 2024

Retiros para JOVENS CASAIS
Os dois se tornarão uma só carne

ADORAÇÃO EUCARISTICA QUINTA-FEIRA
Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Dio creò ogni creatura, e Maria generò Dio: Dio, che aveva creato ogni cosa, si fece lui stesso creatura di Maria, e ha ricreato così tutto quello che aveva creato. (Sant'Anselmo)