MENU

NEWS

A CONSAGRAÇÃO DA RÚSSIA E UCRÂNIA AO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA

A FCIM estava presente!!

A CONSAGRAÇÃO DA RÚSSIA E UCRÂNIA AO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA

 Com certeza o 25 de Março 2022 ficará na história pelo ato de consagração que o papa Francisco fez  da Rússia e da Ucrânia ao Coração Imaculado de Maria na Basílica de São Pedro em Roma.

 A razão é simples: entregar estes países a Nossa Senhora junto a toda a Igreja para pedir o fim da guerra e a paz entre os povos. E também em cada coração humano.

 A paz começa sempre do coração de cada um de nós.

 Pedimo-nos: o que significa “Consagração”? Porquê consagrar-se?

 Do texto da Consagração que o Papa Francisco em comunhão a todos os bispos do mundo tinha lido em 25 de março de 2022:

 “Mãe, desejamos agora acolher-Te na nossa vida e na nossa história. Nesta hora, a humanidade, exausta e perturbada, está aos pés da Cruz contigo. E precisa de se confiar a Ti, e consagrar-se a Cristo através de Ti. [...]

 Nós, portanto, Mãe de Deus e nossa mãe, solenemente confiamos e consagramos ao vosso Imaculado Coração nós mesmos, a Igreja e toda a humanidade, especialmente a Rússia e a Ucrânia. [...] A vós, portanto, consagramos o futuro de toda a família humana, as necessidades e expectativas dos povos, as ansiedades e esperanças do mundo".

 "Consagrar-se a Nossa Senhora" significa acolhê-la como Verdadeira Mãe, seguindo o exemplo de João, porque é ela que primeiro leva a sério, a sua maternidade por nós.

 A consagração a Maria tem uma história muito antiga, ainda que se tenha desenvolvido cada vez mais nos últimos tempos.

 O primeiro a usar a expressão "consagração a Maria" foi São João Damasceno, já na primeira metade do século. VIII. E ao longo da Idade Média foi uma competição entre cidades e municípios que "se ofereciam" à Virgem Maria, apresentando muitas vezes as chaves da cidade em sugestivas cerimónias. Mas é no século. XVII que iniciaram as grandes consagrações nacionais: França em 1638, Portugal em 1644, Áustria em 1647, Polónia em 1656...

 Mas é sobretudo depois das Aparições de Fátima que as consagrações se multiplicam cada vez mais: recordemos a consagração do mundo, pronunciada por Pio XII em 1942, seguida em 1952 pela dos povos russos, novamente pelo próprio Pontífice.

 Muitos outros se seguiram, especialmente na época das Peregrinações Marianas, que quase sempre terminavam com a consagração a Nossa Senhora.

 João Paulo II, em 25 de março de 1984, renova a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, em união com todos os Bispos do mundo que no dia anterior, nas suas Dioceses, haviam pronunciado as mesmas palavras de consagração: a fórmula escolhida começava com a expressão da mais antiga oração mariana: "Sob tua proteção procuramos refúgio...", que é uma forma coletiva de entrega à Virgem pelo povo dos crentes.

 Foi mesmo Nossa Senhora em Fátima a pedir pela primeira vez a consagração da Rússia ao seu Coração; por isso, este ato do Papa Francisco foi vivido plenamente em comunhão com Fátima.

 Na Cova da Iria à mesma hora, o cardeal Konrad Krajewski, junto ao Santo Padre, cumpriu o mesmo ato na capelinha das aparições, diante a Imagem de Nossa Senhora.

 A FCIM estava presente!!

 

 

Em destaque

VIA SACRA
2ª e 3ª estação: Jesus carrega a cruz e cai pela primeira vez

II DOMINGO DA QUARESMA - 25 de Fevereiro 2024 - ANO B
« Este é o meu Filho muito amado »

Jovens FCIM em MISSÃO
Retiro Crismandos em Alvorninha

A vida dos três pastorinhos contada por três crianças
Santos Jacinta e Francisco rogai por nós

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

Retiro de Silêncio
para Filhos/as, Colaboradores, Amigos e Simpatizantes FCIM

ADORAÇÃO EUCARISTICA QUINTA-FEIRA
Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas

PRIMEIRA SEXTA-FEIRA
"Quero abandonar-me no Coração de Jesus como um menino que repousa no coração da mãe"

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Oh, potente amore di Dio, come son diversi i tuoi effetti da quelli dell’amore del mondo! (Santa Teresa di Gesù)