MENU

NEWS

Processo de beatificação e canonização da IRMÃ LÚCIA

Documento sobre "virtudes heroicas" da Irmã Lúcia entregue no dia 13 de Outubro

Retirado por Revista  “Voz da Fátima” (nº 1202 Novembro 2022)

 

O processo de beatificação e canonização da Irmã Lúcia, vidente de Fátima, conheceu um novo desenvolvimento, com a entrega, no Vaticano, do documento sobre as “virtudes heroicas” da religiosa.

O reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, falou num “momento de alegria”, quando no final das celebrações pôs os peregrinos a par dessa informação. O anúncio foi recebido pelos peregrinos com uma salva de palmas. O padre Carlos Cabecinhas pediu orações por esta causa de canonização: “Confiemos à sua intercessão as nossas intenções e necessidades, com a mesma confiança com que os peregrinos de há 100 anos lhe apresentavam os seus pedidos”.

No ato de entrega da Positio Super Vita, Virtutibus et Fama Sanctitatis (sobre a vida, virtudes e fama de santidade), em Roma, estiveram presentes o prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, Card. Marcello Semeraro; o postulador geral da causa de canonização, P. Marco Chiesa; a vice-postuladora, Ir.ª Ângela de Fátima Coelho; o relator, Mons. Maurizio Tagliaferri; e a Ir.ª Filipa Pereira, colaboradora da causa. Este volume contém a biografia da Irmã Lúcia, redigida a partir dos documentos recolhidos na fase diocesana do processo (que decorreu na diocese de Coimbra entre 2008-2017); a Informatio (informação), que descreve as virtudes vividas pela religiosa, bem como o elenco dos depoimentos das testemunhas, o seu Diário e outros documentos inéditos, “considerados relevantes no processo”.

A entrega da Positio é um momento importante no processo de beatificação e canonização da serva de Deus, na sua fase romana. Este documento vai ser analisado por um conjunto de nove teólogos que emitirão o seu parecer, para determinar se Lúcia “praticou as virtudes em grau heroico”. O parecer positivo do Dicastério para as Causas dos Santos é apresentado ao Papa, que aprova a publicação do respetivo decreto, passando o fiel em causa a ser designado como venerável. Para as etapas de beatificação e canonização é necessária a aprovação de um milagre atribuído à intercessão do venerável ou beato, respetivamente.

A fase diocesana do processo de beatificação e canonização da Irmã Lúcia de Jesus (1907-2005), uma das três videntes de Fátima, ficou concluída a 13 de fevereiro de 2017, na igreja do Carmelo de Coimbra. O processo implicou a análise de milhares de cartas e textos, além da auscultação de 61 testemunhas. Lúcia Rosa dos Santos, a Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, faleceu a 13 de fevereiro de 2005, aos 97 anos, depois de várias décadas vividas em clausura no Carmelo de Coimbra.

Em destaque

PIEDADE
Os 7 Dons do Espírito Santo

SOLENIDADE DA SS.MA TRINDADE - 15 de Junho 2025- ANO C
«Tudo o que o Pai tem é meu. O Espírito receberá do que é meu, para vo-lo anunciar»

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPISMO RAPAZES (10-13 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO RAPARIGAS ( 13-17 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO MENINAS (7-12 anos)
Campo de Férias ICMS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)