MENU

NEWS

Ordenação Sacerdotal de Pe. Luís Dias icms

Um dia de graça

Aleluia,Aleluia! Toda a Família do Coração Imaculado de Maria está em grande festa e em ato de profundo agradecimento e de louvor a Deus
por este grande Dom que é a ordenação Sacerdotal do “nosso” Pe. Luís Dias. A consagração irrevogável da sua vida ao serviço do Senhor, segundo o carisma dos Servos do Coração Imaculado de Maria.A cerimónia decorreu em Fátima, na Basílica da Nossa Senhora do Rosário, na vigília da Imaculada Conceição de Maria, sete de dezembro pelas 16h00 e, foi presidida por S. Em.a Rev.ma Cardeal D. António Marto, Bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

No decorrer da ordenação, brotava do rosto do Pe. Luís um sorriso depaz, de alegria e de presença viva do Espírito Santo. Como se Deus,através do seu sorriso, estivesse a dizer, a todos os presentes, quehoje cumpre-se na terra aquilo que está, desde sempre, escrito nocéu – Luís Dias será Ministro de Deus, Presbítero da MãeIgreja, presença de Cristo no meio da humanidade, Servo do CoraçãoImaculado de Maria, instrumento de Deus para a salvação dos homens.Se o seu coração rejubila de alegria e o Espírito Santo lhe transmite apaz inquietante deste grande mistério que será a sua vida, assimestá o de todos os membros desta grande Família. Pulsamisocronamente porque os nossos corações estão unidos pelo CoraçãoImaculado de Maria.Para a FCIM, esta alegria toma um duplo significado porque vê um dos seusfilhos a crescer na Fé, no amor a Deus e a dar este passo deentrega, de doação e de serviço.

Simultaneamente, sentimos umgrande orgulho e uma profunda emoção ao assistir à consagraçãode um Presbítero português, dos Servos do Coração Imaculado deMaria, a, ordenado em Portugal, na Basílica construída a pedido deNossa Senhora - junto aos pastorinhos e na Solenidade da ImaculadaConceição de Maria.Para a Celebração Eucarística e Rito da Ordenação, concelebram com oCardeal D. António Marto 15 sacerdotes. Entre os quais estavampresentes o antigo pároco do Pe. Luís Dias – Pe. Fernando Varela,da paróquia da Atouguia; o Pe. Alberto Galassi, superior da casa deFátima dos Servos do Coração Imaculado de Maria, que em muito foiinstrumento de Deus que o Pe. Luís descobrisse a sua Fé e a suaVocação; o Pe. Luigi Luciano, ministro geral da congregação e Pe.Andréa Berti, responsável, a par do Pe. Luigi, pela formação doPe. Luís ao longo dos últimos anos.A Basílica estava repleta de membros da FCIM, tanto de Portugal comode Itália, e de tantos amigos que rejubilam de alegria com o Pe.Luís. Depois da cerimónia, decorreu o tradicional beija mãos, aorecém ordenado Sacerdote, como sinal de reverência e de fé paracom o seu transfigurar com Jesus Cristo.Apesar de, aos nossos olhos, o que de mais significativo ocorreu nestacerimónia seja vedado, a nossa alma torna percetível o grandemilagre que ocorreu no rito da ordenação. Eu, tive a incomensurávelgraça de poder presenciar, bem de perto do Pe. Luís, este momentoe, ainda hoje, tenho dificuldade em encontrar palavras para descrevero que sentiu e sente a minha alma perante infinito mistério de amor. Seguiu-se um jantar, na casa dos Servos do Coração Imaculado de Maria. Umjantar festivo, digno do momento que se vivia.

Ficou bem patente todaa alegria, o empenho das Irmãs e dos leigos, sob a orientação daMadre Benedetta, o cuidado com os pequenos detalhes quetranspareciam, inequivocamente, a gradeza deste dia. Fez-se festa noCéu e na Terra.O Sr. D. António Marto deu-nos a honra da sua presença, mostrandosempre a sua alegria e boa disposição, partilhando mesa com o Pe.Luís que, como um verdadeiro noivo, demonstrou todos os cuidados naatenção aos vários convidados.Este momento de festa e confraternização atingiu o cume, principalmenteda emoção, quando foi projetado um vídeo, composto por CarolinaDias, irmã do nosso sacerdote, com imagens do caminho de vida do Pe.Luís, desde a sua infância até aos dias de hoje e com mensagens devárias pessoas que, de alguma forma, foram substanciais para opercurso do Luís. Escorriam lágrimas. Mas lágrimas de alegria e deemoção.No dia seguinte, na Festa da Imaculada Conceição de Maria, o Pe. LuísDias celebrou a missa nova na Igreja Matriz de Atouguia – Igreja deSão Bartolomeu – paróquia da infância do menino Luís.Seguiu-se um almoço no salão paroquial. Era o momento para festejar estegrande momento com a comunidade que acolheu o Pe. Luís e o viucrescer em estatura, em conhecimento e na Fé. Nesta festa, tambémhouve tempo e espaço para uma encenação teatral dos leigos dasecção de Fátima sobre “A vida de Francisco Marto”, enquadradanas festividades dos 100 anos da sua ida para o céu.

Que ano tãoespecial para o Pe. Luís se consagrar ao Senhor!Nesta auréola de alegria, pressentiu-se o sorriso do nosso querido Pe.Gino. Com um olhar de ternura de quem vê concretizar um sonho quelhe havia sido revelado por Maria. Sentimos a sua presença e o seuEspírito plasmado no carisma que nos doou. Que grande tesouro!Mas o SIM do Pe. Luís dias não se fica, certamente, pelo dia de hoje…É apenas o princípio de uma grande caminhada. Mas não está só,Jesus está com ele! Ele próprio disse: “Se alguém quiser vircomigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me”.E nós rezamos por si Pe. Luís!Rezamos para que Deus lhe conceda as graças necessárias para que seja umSanto Sacerdote, para que mantenha sempre um coração puro e umasmãos prontas a acolher, chorando com os que choram e rindo com osque riem. Rezamos para que seja um instrumento válido nas Suas mãose para que os seus dias sejam todos – mesmo nas coisas maispequenas – uma verdadeira união com Jesus e com os seus irmãos.Agradecemos-lhe Pe. Luís, profundamente, pela sua doação e entrega ao Senhor e porenriquecer com os dons que Deus lhe deu esta grande família, que umdia o Pe. Gino vislumbrou, sob uma grande tenda, a tenda de Maria.Agradecemos, também, à sua família por tudo quanto fizeram, e têmfeito, para que tivesse podido seguir a sua vocação. Agradecemosaos Servos e às Servas do Coração Imaculado de Maria, porquesouberam perceber o tesouro que estava no seu coração e lheindicaram o verdadeiro caminho – o caminho estreito que conduz àvida eterna.Agradecemos ao Pe. Gino por, lá do céu, guiar a nossa família e por aqui naterra se ter oferecido totalmente pelo Pe. Luís e por todos nós.Guardamos para sempre, gravadas no nosso coração, as suas últimaspalavras: “Força e Santidade!”

Cláudio Barroca 

Em destaque

Cada primeiro sábado
como Nossa Senhora pedi

RITIRO DE SILENCIO
Tres dias com Nossa Senhora

Retiro Jovens
Um dia de oraçao e meditaçao

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

Primeiro Sabado
17h00 adoração e terço 18h00 Missa

Catequese em Aveiro
Formação cristã

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Oh, potente amore di Dio, come son diversi i tuoi effetti da quelli dell’amore del mondo! (Santa Teresa di Gesù)