DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Pregare significa frequentare con amicizia, poiché frequentiamo a tu per tu Colui che sappiamo che ci ama. (Santa Teresa di Gesù)
NEWS
A Coroa de Espinhos
A Coroa de Espinhos
"Ontem, perto das quatro horas, senti o desejo de unir-me mais um pouco a Jesus; tentei e logo consegui estar com ele. Para dizer a verdade, senti tanta repugnância, porque estava esgotada, sem força; encontrei-me novamente diante de Jesus. Estava ao meu lado, mas não estava triste como à noite; estava alegre; tirou a coroa da minha cabeça e a colocou na Dele, e não senti mais nada; retornaram minhas forças, e senti-me melhor do que antes de sofrer.
Jesus, então, perguntou-me diversas coisas; eu Lhe pedi que não me mandasse confessar com o padre Valina, porque eu não iria de boa vontade; Jesus ficou sério e um pouco zangado, dizendo-me que, quando necessário, eu me fosse confessar. Prometi-lhe que iria de boa vontade.
Tinha sempre tanta coisa para dizer a Jesus, e ele percebia que eu estava sempre faltando; prometeu-me que logo mais, na oração da tarde, voltaria; dessa vez estava muito contente: abriu-me o coração, e eu vi duas palavras que não entendi. Então perguntei-lhe e Ele respondeu-me: “Eu amo-te muito, porque és muito parecida comigo!”. “Em quê, ó Jesus?”, perguntei-lhe, se me vejo tão diferente. “Em seres humilhada” - respondeu-me.
Quando eu era pequenina, onde eu ia, ouvia as pessoas dizerem que eu era uma grande soberba. Mas Jesus, que meio usou para me humilhar?! Enfim entendi que verdadeiramente sou. Jesus seja sempre louvado.
Em seguida, Jesus acrescentou que, com o tempo, faria de mim uma santa (ao que não digo nada, pois é impossível que aconteça comigo o que Ele disse).
Deu-me alguns avisos para dizer ao confessor e abençoou-me. Percebi, como sempre, que se afastaria por alguns dias. Mas como Jesus é bom! Assim que se afasta, deixa comigo o anjo da guarda, que com o seu amor constante, vigilância e paciência me ajuda.”
A profunda intimidade com Jesus é o que Santa Gemma nos revela nesta situação que vive com Jesus.
Santa Gemma mostra-nos que, quando estamos com Jesus, nada nos falta, como diz o Salmo 23 (22): “O Senhor é meu pastor, nada me falta”. É Ele quem nos conduz com segurança pelos lugares inseguros. As inseguranças da vida são indícios de que não estamos ainda totalmente entregues ao nosso Pastor, que é Cristo. A entrega total a Ele possibilita-nos essa segurança, mesmo no meio das dores e sofrimentos.
Santa Gemma permite que Jesus se aproxime dela, ela que que ainda sente a coroa de espinhos dele na cabeça. Ele retira-lhe a coroa, e a coloca sobre a dele. É Jesus que assume as dores dela, as nossas dores, como diz o profeta Isaías: “Todavia, eram as nossas doenças que Ele carregava, eram as nossas dores que Ele levava às costas” (Is 53,4). Santa Gemma mostra-nos através desse gesto, que através desta sintonia com Jesus, que Ele vem até nós e nos alivia as nossas dores, como Ele mesmo havia pedido: “Venham a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” (Mt 11,28). Não importa qual seja o fardo, o que importa é que permitamos que Jesus se aproxime de nós, para tal como fez com Santa Gemma, possa aliviar os nossos pesos e retirar a nossa “coroa de espinhos”. Não esquecendo que os nossos fardos e dores são, tantas vezes, aliviados para que possamos também servir, aliviar a dor dos outros.
Quando abrimos o coração a Jesus, Ele abre o Seu coração para nós, e nós entendemos a vontade Dele e quanto nos ama. Jesus diz a Santa Gemma que a ama. Ama-a porque ela esforça-se para se assemelhar a Ele. Possamos também nós pedir a Jesus manso e humilde de coração que faça o nosso coração semelhante ao Dele…
Feliz de ti, doce Gemma, que soubeste viver como um anjo e morrer como uma Santa!
Adaptado do Diário de Santa Gemma Galgani
Mónica Santana Barroca
FORMAÇÃO FCIM
para Filhos e Colaboradores FCIM
Festa de TODOS OS SANTOS
1 Novembro 2025
Vigília de Adoração na noite dos Santos
31 Outubro
XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM - 26 de Outubro 2025 - ANO C
«O publicano desceu justificado para sua casa e o fariseu não»
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Pregare significa frequentare con amicizia, poiché frequentiamo a tu per tu Colui che sappiamo che ci ama. (Santa Teresa di Gesù)