MENU

NEWS

NO CORAÇÃO DE MARIA

Além dos seminaristas, neste ano a "Obra FCIM" de Fátima acolheu também um sacerdote italiano.

No Coração de Maria

de D. Andrea Tosca

Já se passaram quase seis meses desde que cheguei aos Servos do Coração Imaculado de Maria, na Obra de Fátima. 

O clima de paz e de oração que encontrei neste lugar, não o encontrei na Cova d'Iria, que é sempre muito visitada pelos peregrinos. A ordem e a beleza da Casa do Imaculado Coração de Maria, dos bem cuidados canteiros de flores, das oliveiras e azinheiras que a coroam, ajudam o peregrino a encontrar nas profundezas do seu coração o Senhor Jesus, e sua Mãe Maria Santíssima.

O ritmo regular da oração, o Santo Rosário da comunidade ao 12h30, a Liturgia das Horas, a Hora Santa de Adoração, a Santa Missa e Novenas, as Primeiras Sextas-feiras do Mês, os Primeiros Sábados do Mês, e outras inúmeras iniciativas, pontuam o dia e a semana, fazendo deste lugar uma fornalha ardente de oraçãoMaria Santíssima e os Santos Pastorinhos Francisco e Jacinta, estão presentes em numerosas imagens da comunidade, e proclamam a todos os que entram, quem são os donos desta casa.

O Carisma do Padre Fundador, Pe. Gino, ressoa nas esplêndidas e fortes meditações que ouvimos nos áudios nos momentos das refeições. A sua voz, também ressoa nos contos do Padre Alberto, do Padre Luigi, do Padre José, e nas memórias do Ir. Rui.

O que torna a vida muito animada é a presença dos seis seminaristas, do pré-seminário, três dos quais partilham connosco a vida da comunidade. A alegria deles, a sua fé e a vontade de estar unidos a Jesus. São um grande exemplo para mim, especialmente quando de joelhos na capela, adoram o Santíssimo Sacramento.

No Sábado e no Domingo, a “Obra” enche-se de famílias consagradas ao Coração Imaculado de Maria, que com os seus filhos, participam na Santa Missa, nas horas de formação, e nas catequeses e nos retiros espirituais. É também bonita a obra do centro vocacional pelas vocações sacerdotais e religiosas femininas. E aqui não quero, nem posso ficar calado sobre o lindo testemunho que as Irmãs Servas do Coração Imaculado de Maria me dão. Quero nomeá-las todas, Irmã Benedetta, Irmã Glória, Irmã Paola e Irmã Faustina, as duas últimas do meu ano: o mítico ano de 1984! 

Não só são excelentes cozinheiras que nos proveem nas refeições para nós sacerdotes, mas também para todos os hóspedes que aqui encontram sempre um prato quente, assim como os pobres que por aqui passam. São um testemunho e uma presença preciosa para mim como padre. A componente feminina dentro da minha vocação sempre esteve presente desde criança, e estou muito ligado a todas as irmãs que conheci na minha vida. As Servas do Coração Imaculado de Maria, através da sua constante oração, zelo e amor por Jesus e Maria expressam aquela maternidade espiritual, que reflete o Mistério da Santíssima Trindade, de Deus que é Pai e Mãe. Cada vez que as encontro durante o dia, e especialmente quando vou na cozinha para tomar um bom café, elas nunca me deixam sem um encorajamento ou sem partilhar alguma reflexão profunda sobre a fé, juntamente com a brincadeira e o bom humor que distinguem a atmosfera que se respira nesta casa.

Os Padres são incansáveis e trabalham “a toda velocidade”. Não há tempo para descansar! O seu trabalho de evangelização estende-se para todo o Portugal, em muitos locais, a capital -  Lisboa, Lourinhã, Aveiro, Porto, e em outros sítios.  

Nesta Família do Coração Imaculado de Maria, vive-se a mensagem de Fátima através da reparação dos pecados, da salvação dos pobres pecadores, da educação e da formação profunda e radical na beleza do Evangelho e da Tradição da Igreja.

Para mim, padre diocesano é como estar sentado na carteira da escola. Na escola de Maria e padre Gino.

O sacerdócio que o Senhor me doou como uma graça imerecida, foi profundamente marcado por esta experiência, especialmente na regularidade da oração e da oferta de si mesmos. Posso dizer que aqui aprendi a oferecer-me como vítima sacerdotal, a viver o sofrimento e a dor, fazendo a minha pequena oferenda como os santos pastorinhos, oferecendo-a a Jesus e Maria. Que escola, melhor, que Universidade! Jesus, Maria, e os santos, são aqui os modelos. Estão presentes, estão vivos e dão vida! Encontrei refúgio nesta “Obra”, que é o Coração de Maria Santíssima mesmo! Sentimo-nos protegidos, escutados e se sai daqui com um bom exemplo recebido.

É bom encontrar, uma vez por mês, alguns padres amigos da “Obra” que, por dois dias, conseguem despegar-se dos seus compromissos pastorais diocesanos, criando assim uma amizade sacerdotal entre os Servos do Coração Imaculado de Maria e o presbitério local. Quanto há necessidade desta ajuda, deste apoio aos padres!

"Ad Jesum per Mariam", aqui em Fátima, estou a viver isto!

 

 

Em destaque

Os elementos do discernimento: A familiaridade com o Senhor
A oração é uma ajuda indispensável para o discernimento espiritual

Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ)
“Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39)

Férias de Famílias da Grande Família do Coração Imaculado de Maria
As primeiras férias da Família do Coração Imaculado de Maria em Portugal

XXVI DOMINGO DO TEMPO ORDINARIO - 25 de Setembro 2022 - ANO C
A Palavra de Deus comentada cada semana pelos Servos e Servas do CIM

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

PRIMEIRO SÁBADO
"TEM PENA DO CORAÇÃO DE TUA SS.MA MÃE QUE ESTÁ COBERTO DE ESPINHOS"

PRIMEIRA SEXTA-FEIRA
"Quero abandonar-me no Coração de Jesus como um menino que repousa no coração da mãe"

CATEQUESE FCIM - Lourinhã
O Catecismo da Igreja Católica explicado pelos Servos e Servas do Coração Imaculado de Maria

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE