MENU

NEWS

Um Coração que chama, um carisma que atrai, uma tenda que acolhe

Fcim, um caminho de santidade

Olá a todos! Chamo-me Carla, tenho 42 anos e vivo na Lourinhã, Portugal. Sou casada com o Miguel há 18 anos e temos dois filhos: o Miguel e a Ivone, de 17 e 13 anos.

Em 2013, conheci a Família do Coração Imaculado de Maria, em Fátima. Foi num retiro de silêncio, o meu primeiro retiro de silêncio. Foram apenas dois dias, mas foi uma experiência muito forte, pela primeira vez experimentei entrar na intimidade de Deus de um modo mais profundo. Recordo-me que no colóquio e confissão com o sacerdote que pregava os exercícios, me foi deixada a dúvida: “Talvez tu não conheças Deus!”

Era o início de um belo caminho! Nossa Senhora atraía-me sempre mais e comecei, junto com o meu marido, a fazer encontros de formação, com a FCIM, em Fátima. Na comunidade, em Fátima, a vida dos servos e das servas ía-me pregando tanto ou mais que as formações. Depois voltava a casa e conversava com o Miguel e com alguns irmãos que conosco também começaram a ir aos encontros. Um dia, vi na capela o regulamento (livrinho amarelo) e sentindo curiosidade, perguntei ao padre se podia vê-lo. Eu não fazia ideia do que era! O padre deu-me o seu regulamento. Li tudo e apaixonei-me pela simplicidade de algumas das coisas que ali se propunham - vida de família, santificação pelo trabalho, oferta das pequenas coisas, valor do sacrifício. Sendo portuguesa não conhecia verdadeiramente a riqueza da mensagem de Fátima.

No dia 19 de outubro de 2014, junto ao meu marido e com o grupo de irmãos que haviam iniciado conosco este caminho, fizemos a consagração ao Coração Imaculado de Maria e a entrada no movimento. Inicialmente fazíamos os primeiros sábados e, mensalmente, retiros de famílias, que eram bons não apenas para nós, mas também para os nossos filhos, que cresciam de forma saudável, em Deus e uns com os outros. Com o passar do tempo, sentíamos necessidade de ir a Fátima mais vezes em busca de direção espiritual. Este caminho de formação, direção espiritual,  encontro com os irmãos e exemplo dos servos e servas foi-me permitindo entrar dentro de mim mesma. conhecer-me e conhecer mais Deus.

Pouco a pouco, a minha vida foi mudando. Deus, o Pai que eu estava a começar a conhecer, foi “arrumando” o meu interior e trazendo ordem à minha vida, ao meu ser mulher, filha, mãe, esposa, amiga... de um modo que eu jamais havia experimentado. Quis Deus que não fizesse sozinha com o Miguel esta caminhada, muitos dos irmãos que conosco fizeram a consagração moram na mesma paróquia que nós e assim, Deus permitiu que pudéssemos dividir alegrias e tristeza e conhecendo-nos melhor, aprender a cada dia a amar sempre mais, apesar das dificuldades. Dia 8 de dezembro de 2016, sentindo o chamamento de Nossa Senhora, e após um caminho de preparação, fiz, juntamente com o meu marido e os irmãos, a passagem a colaboradores do Coração Imaculado de Maria. Sinto o amor a esta família a crescer sempre mais.  Tenho aprendido, também por experiência, que os sacramentos são o sustento para que possa ser fiel ao que o Senhor me chama a viver. A confissão e a comunhão frequentes sustentam-me no caminho. Com o passar do tempo e entrando sempre mais na Família do Coração Imaculado de Maria percebo que as palavras do nosso fundador e o seu carisma de fundação são, também eles, alimento para a minha alma, é como se tivesse encontrado um caminho seguro para Deus.  Sinto-me, por isso, grata ao Senhor e a Nossa Senhora por tudo o que me têm dado, pelo caminho que têm feito comigo, pela paciência e amor com que me amam.

Sinto um forte desejo de ser cada vez mais de Deus, ser cada vez mais de Nossa Senhora e percebo que a Família do Coração Imaculado de Maria é o caminho que Deus escolheu para que eu seja mais d´Ele. Hoje sinto-me feliz por ser parte desta grande família, e quero sê-lo ainda mais. Sinto-me unida a tantos irmãos, que como eu vivem o carisma de fundação e procuram, com a simplicidade das suas vidas, ganhar tantas almas para Deus e, por meio do Coração Imaculado de Maria, levar Cristo ao mundo.

Em destaque

Os elementos do discernimento: A familiaridade com o Senhor
A oração é uma ajuda indispensável para o discernimento espiritual

Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ)
“Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39)

Férias de Famílias da Grande Família do Coração Imaculado de Maria
As primeiras férias da Família do Coração Imaculado de Maria em Portugal

XXVI DOMINGO DO TEMPO ORDINARIO - 25 de Setembro 2022 - ANO C
A Palavra de Deus comentada cada semana pelos Servos e Servas do CIM

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

PRIMEIRO SÁBADO
"TEM PENA DO CORAÇÃO DE TUA SS.MA MÃE QUE ESTÁ COBERTO DE ESPINHOS"

PRIMEIRA SEXTA-FEIRA
"Quero abandonar-me no Coração de Jesus como um menino que repousa no coração da mãe"

CATEQUESE FCIM - Lourinhã
O Catecismo da Igreja Católica explicado pelos Servos e Servas do Coração Imaculado de Maria

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE