MENU

NEWS

Uma experiência apaixonante (parte II)

Uma Vocação da FCIM

Por Miguel Delca

Apesar de andar sempre no caminho para Deus o meu verdadeiro mudar de vida foi a partir do vocacional do ano passado. No verão de 2021 eu senti verdadeiramente que Jesus me chamava ao sacerdócio. Tudo começou quando sentia o chamamento e eu queria corresponder, mas ainda me sentia incerto quanto à vocação. Com o passar dos dias eu ia expondo ao padre Alberto o que Jesus me queria dizer, mas parece que ele me andava a ignorar, parecia que depois de ele passados alguns anos a trabalhar para que eu descobrisse a minha vocação de um momento para o outro já não queria saber, então fui insistindo com ele a dizer-lhe que sentia o chamamento mas que não me sentia pronto para dar o passo. Então à 3ª vez que eu lhe disse isto, ele disse-me que estava à espera do meu passo firme, ou seja, deixou-me que fosse eu com Jesus e não ele a meter-se no caminho a empurrar-me para o sacerdócio. Depois de ele me ter dito que fez isto, veio-me uma alegria tão grande que aí senti verdadeiramente que o meu caminho era por alí.

Como tinha dito anteriormente, cresci a frequentar os encontros de famílias com os filhos das famílias e agradeço muito a Deus e aos meus pais, pois foi por eles que eu conheci a Família do Coração de Maria. Quanto aos encontros de jovens não pude ter uma intimidade assim tão forte porque só participei de 4 ou 5 encontros, mas do que participei posso dizer que é uma inspiração e uma força para o caminho, pois lá há muitos mais jovens da minha idade com a mesma meta que eu, o céu.

A minha primeira experiência de vida comunitária com os Servos foi quando eu fui convidado a viver uma semana com eles. Essa experiência foi incrível, foi belo ver como eles se dão entre eles, como a sua alegria era transmitida para nós, vivem uma vida muito ocupada, mas cheia e isso notava-se no rosto deles, transmitiam o rosto de Cristo. Depois foi uma fonte de crescimento quando participava da Santa Missa todos os dias, assim como o terço em comunidade, apesar de sempre fazer terço em família. Esse foi mais um passo para confirmar a chamada que Jesus tinha para mim.

A experiência enquanto seminaristas é uma experiência apaixonante, somos 6 seminaristas, apesar de começarmos só 5, mas mais que isso, nós somos 6 grandes amigos que podemos partilhar as alegrias, as tristezas, os momentos espirituais altos, baixos, rezamos uns pelos outros e sentimos uma força entre nós pois é uma amizade fundada em Cristo. Posso dizer que somos pilares uns para os outros e que com Cristo a nossa amizade é daquelas verdadeiras que duram uma vida inteira. É uma das coisas com certeza que vou levar comigo para o resto da minha vida.

Caminhar rumo à santidade ao pé de Nossa Senhora é uma coisa que muita gente não tem e queria ter. Uma pessoa precisa de uma mãe para crescer e estar constantemente ao pé de uma Mãe, que é a melhor mãe que qualquer um poderia ter, é qualquer coisa que faz-me crescer. Para chegar à meta, que é o céu, devo agarrar-me a alguns auxiliares e um deles é a Mãe do Céu, pois quando estivermos plenamente com Maria estaremos com Jesus que é seu Filho. “Por meio do Meu Coração Imaculado levai Cristo ao mundo”

Para mim pertencer a esta Família é um dom de Deus enorme, ver como Deus escolheu esta Família para mim, a alegria que os servos dão nas suas catequeses, homilias, a força que dão nas conversas, desabafos. Ver como as irmãs completam os servos, apesar de ser um trabalho por vezes escondido, vê-se o amor e o empenho que elas metem a limpar a casa, a fazer o comer, etc. E por fim os leigos, ver o testemunho de ver que também em famílias se pode caminhar para a santidade, esta parte já via a partir da minha casa, graças a Deus.

 

 

 

 

Em destaque

Os elementos do discernimento: A familiaridade com o Senhor
A oração é uma ajuda indispensável para o discernimento espiritual

Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ)
“Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39)

Férias de Famílias da Grande Família do Coração Imaculado de Maria
As primeiras férias da Família do Coração Imaculado de Maria em Portugal

XXVI DOMINGO DO TEMPO ORDINARIO - 25 de Setembro 2022 - ANO C
A Palavra de Deus comentada cada semana pelos Servos e Servas do CIM

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

PRIMEIRO SÁBADO
"TEM PENA DO CORAÇÃO DE TUA SS.MA MÃE QUE ESTÁ COBERTO DE ESPINHOS"

PRIMEIRA SEXTA-FEIRA
"Quero abandonar-me no Coração de Jesus como um menino que repousa no coração da mãe"

CATEQUESE FCIM - Lourinhã
O Catecismo da Igreja Católica explicado pelos Servos e Servas do Coração Imaculado de Maria

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE