MENU

NEWS

Conhecer o AMOR de Deus

1ª Catequese FCIM 2023-24 As razoes da Encarnação ( segunda parte)

de P. Luigi Polvere

 

O Verbo se fez carne para que pudéssemos conhecer o amor de Deus: “Nisto se manifestou o amor de Deus por nós: Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dEle tenhamos vida” (1 João 4,9). “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

O Verbo encarnado não só nos revela que Deus é amor misericordioso, mas nos introduz na comunhão de amor que existe entre Pai, Verbo e Espírito.

Jesus diz várias vezes aos seus discípulos: «Como o Pai me amou, eu também vos amei. Permanecei no meu amor” (Jo 15,9). Portanto, o mesmo amor que o Pai tem eternamente pelo Verbo nos é comunicado na história através da humanidade de Jesus que nos mostra a verdadeira face de Deus: um Pai que ama e provê o bem dos seus filhos.

 

A encarnação de Deus era impensável pelo homem. Deixando de lado a mitologia greco-romana, onde os deuses não são Deus, mas ídolos, portanto construídos pela imaginação humana, o homem nunca poderia ter formulado a hipótese da encarnação de Deus. Os grandes filósofos antigos, como Platão e Aristóteles, nem sequer levaram em conta essa possibilidade. Mas Deus fê-lo: através da encarnação quis revelar-se e comunicar-se ao homem para que este se tornasse seu amigo e membro da família. São Paulo diz: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, ainda quando estávamos mortos pelas nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo: pela graça sois salvos” (Ef 2 :4-5).

Nesse sentido, Deus quis nos dizer quanto somos preciosos para Ele e o que Ele está disposto a fazer por nós. O amor de Deus nunca se detém no cálculo, apenas na justiça, mas vai além e ao dom da vida Deus acrescenta o perdão dos pecados e uma nova vida eterna que nasce da comunhão com Ele, que é um dom ainda maior, mais belo que a própria vida.

Um santo dizia em um dos seus escritos: “Jesus tem um grande desejo do qual, podemos dizer, se fez prisioneiro: fazer transbordar a sua misericórdia onde abundava a culpa. Ele quer que o amor abunde onde abundou o medo, quer que os desígnios amorosos da sua caridade divina abundem onde abundaram os enganos do amor próprio. Sempre, todos os dias, se ouvires a Sua voz, ela te diz: «O meu coração é um abismo infinito de bondade, porque sou Homem-Deus e por isso o Meu coração é o coração de Deus que ama infinitamente as suas criaturas».

 

A nível espiritual, isto permite-nos viver a nossa existência com grande confiança; não somos os donos da nossa existência, não é verdade que as coisas dependem apenas de nós, mas tudo nos vem do Seu Amor e da Sua Providência Paterna, que tudo dispõe para o nosso bem e para a nossa santificação.

 

Em destaque

O que Deus fez na minha vida
Testemunho de Anita Rolim Pestana

Retiros para JOVENS CASAIS e NAMORADOS
Os dois se tornarão uma só carne

Retiros FCIM para Jovens em Fátima
Retiro Jovens Novembro 2024

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

Retiro Jovens
14 Dezembro 2024

Retiros para JOVENS CASAIS
Os dois se tornarão uma só carne

ADORAÇÃO EUCARISTICA QUINTA-FEIRA
Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Dio creò ogni creatura, e Maria generò Dio: Dio, che aveva creato ogni cosa, si fece lui stesso creatura di Maria, e ha ricreato così tutto quello che aveva creato. (Sant'Anselmo)