MENU

NEWS

Modelo de santidade

1ª Catequese FCIM 2023-24 As razoes da Encarnação ( terceira parte)

de Pe.Luigi Polvere icms

O Verbo se fez carne para ser nosso modelo de santidade: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim...” (Mt 11.29). " Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14,6).

Ao propor a nova lei do Amor: «Amai-vos uns aos outros como eu vos amei» (Jo 15,12), Jesus apresenta-se como Aquele que pode realizar todo o desejo de plenitude que está presente no coração do homem. Ele se fez igual a nós em tudo menos no pecado para nos mostrar que o nosso objetivo é a santidade, ou seja, configurar-nos a Ele, assumir os seus mesmos sentimentos, viver pelas coisas do céu, amar até dar a vida.

 Contudo, para um cristão este amor nunca permanece teórico, mas implica sempre a própria oferta de si mesmo para segui-lo. Neste sentido a Encarnação torna-se um “fato” capaz de transformar toda a nossa existência e o nosso modo de agir. A santidade é sempre algo que diz respeito à nossa vida concreta e a partir do momento em que Deus se fez carne e trabalhou com mãos humanas, pensou com uma mente humana, agiu com uma vontade humana, amou com um coração de homem... afinal, está imerso em toda a nossa vida quotidiana... não há coisa ou ação que não possa ser transformada numa oportunidade para dar glória a Deus e continuar a obra da redenção.

 

O Senhor  precisa da nossa humanidade tomada pelo seu Amor, para continuar a agir, amar, trabalhar, ou simplesmente “passar” neste mundo. Quando vivemos a nossa vida como uma oferta agradável a Ele, ainda permitimos que Jesus continue a sua obra de salvação através da nossa humanidade.

Fátima também nos lembra isto. O apelo que fez aos três pastorinhos e que nós, da FCIM, nos comprometemos a viver e anunciar: Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todo o sofrimento em acto de reparação dos pecados, revela o grande apelo de nos tornar coredentores juntamente com Jesus Cristo. Jesus encarnou-se para a redenção, e agora pede para encarnar em cada um de nós para completar a sua Redenção, ou melhor, para que os frutos da sua Redenção cheguem a todos os homens.

Isto significa aprender a valorizar toda a nossa vida quotidiana, não fazendo concretamente outra coisa senão aquilo que somos chamados a fazer diariamente, mas como um ato de amor agradável ao Pai. Segundo esta lógica, tudo se torna precioso, porque é o amor que embeleza todas as nossas ações.

Amar a Deus significa torná-Lo presente em tudo o que fazemos. Esta terceira razão ensina-nos a ver em tudo o que nos acontece, ou que a vida nos apresenta, como uma oportunidade de nos tornar santos e de dar glória a Deus. A fé está sempre ligada a levar a sério a vida que nos foi dada e não a vivê-la superficialmente, limitando-nos a esperar o “melhor momento” que não existe e nunca existirá, mas começando a amar hoje, com o que temos, que nunca é pouco.

A fé leva-nos a amar as coisas que vivemos e a descobrir que Deus quer nascer ali mesmo na nossa vida frágil, pobre e pequena, mas tão abençoada quando a vivemos perto  DEle.

Dizia São Tomás: «já que, abandonando Deus, o homem descia às coisas materiais, era oportuno que Deus, tendo assumido a carne, também através das coisas materiais, lhe oferecesse o meio de salvar-se» (Summa theologica, III, 1,1, ad 1).

Neste sentido o mundo torna-se o lugar onde Deus nos chama a santificar-nos e a levar a sua Presença.

 

Em destaque

PRIMEIRO SÁBADO
A grande promessa

Confissão
O sentido do pecado

SOLENIDADE DA SS.MA TRINDADE - 31 de Maio 2026- ANO A
«Deus enviou o seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele»

CAMPISMO RAPAZES 2026 (14-17 anos)
26 Julho - 1 Agosto 2026

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

ADORAÇÃO EUCARISTICA QUINTA-FEIRA
Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas

PRIMEIRO SÁBADO
"TEM PENA DO CORAÇÃO DE TUA SS.MA MÃE QUE ESTÁ COBERTO DE ESPINHOS"

CAMPISMO RAPARIGAS ( 13-17 anos)
Campo de Férias ICMS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Beato il cuore della Vergine Maria che, avendo in sé lo Spirito e godendo del suo insegnamento, rimaneva docile alla volontà del Verbo di Dio! (San Lorenzo Giustiniani)