MENU

NEWS

NÓS CREMOS

O Catecismo da Igreja Católica explicado pelos Servos e Servas do Coração Imaculado de Maria

A Resposta do homem a Deus

(CIC 142-184)

Parte III

Artigo 2 NÓS CREMOS

A fé é um acto pessoal, uma resposta livre do homem à proposta de Deus que Se revela. Mas não é um acto isolado. Ninguém pode acreditar sozinho, tal como ninguém pode viver só. Ninguém se deu a fé a si mesmo, como ninguém a si mesmo se deu a vida. Foi de outrem que o crente recebeu a fé; a outrem a deve transmitir. O nosso amor a Jesus e aos homens impele-nos a falar aos outros da nossa fé. Cada crente é, assim, um elo na grande cadeia dos crentes. Não posso crer sem ser amparado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo também para amparar os outros na fé.

«Eu creio» (44): é a fé da Igreja, professada pessoalmente por cada crente, principalmente por ocasião do Baptismo. «Nós cremos» (45): é a fé da Igreja, confessada pelos bispos reunidos em Concílio ou, de modo mais geral, pela assembleia litúrgica dos crentes. «Eu creio»: é também a Igreja, nossa Mãe, que responde a Deus pela sua fé e nos ensina a dizer: «Eu creio», «Nós cremos».

 «Olhai, Senhor, para a fé da vossa Igreja»

Recebemos a fé na Igreja fundada por Jesus, ela é a depositária e o canal que permite a sua transmissão de geração em geração, por isso podemos considerá-la como a mãe que não só nos gera, mas também nos educa para a fé.

A comunidade de fé não cria a si mesma. Não é uma assembleia de homens que têm ideias em comum e que decidem trabalhar pela difusão dessas ideias. Então tudo seria baseado em sua própria decisão e, em última análise, no princípio da maioria, ou seja, em última análise, seria a opinião humana. Uma Igreja assim construída não pode ser para mim garantia de vida eterna nem exigir de mim decisões que me façam sofrer e que contrariem meus desejos. Não, a Igreja não se fez por si mesma, foi criada por Deus e é continuamente formada por Ele. Isso encontra sua expressão nos sacramentos, antes de tudo no batismo: entro na Igreja não por um ato burocrático, mas por um sacramento. E isso equivale a dizer que sou acolhido em uma comunidade que não se originou de si mesma e que se projeta para além de si mesma. (Entrevista com o Papa Emérito Bento XVI por Jacques Servais S.J. 16 de março de 2016)

A linguagem da fé 170-171

Como mãe, a Igreja nos ensina a linguagem da fé não para nos ensinar fórmulas abstratas como um fim em si mesmas, mas para nos ajudar a compreender as realidades da fé e incorporá-las em nossa vida.

Os discípulos, vendo o figo murchar, ficaram maravilhados e disseram: "Como ficou seca num instante a figueira?" (Mt 21, 20). Estes primeiros doze, apesar de terem testemunhado tantos milagres de Jesus, voltam a ser tomados de espanto; a fé deles ainda não era ardente. Por isso o Senhor declara: "Em verdade vos declaro que, se tiverdes fé e não hesitardes, não só fareis o que foi feito a esta figueira, mas ainda se disserdes a esta montanha: Levanta-te daí e atira-te ao mar, isso se fará..."(Mt 21, 21). Jesus Cristo coloca esta condição: viver pela fé para então poder mover montanhas. Há muitas coisas para remover... no mundo, mas sobretudo em nossos corações. Tantos obstáculos à graça! Fé, portanto; fé operativa, fé disposta ao sacrifício, fé humilde. A fé nos transforma em criaturas onipotentes: "Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós o alcançareis." (Mt 21,22).

A fé não é apenas para ser pregada, mas sobretudo para ser praticada. Muitas vezes, talvez, sintamos as forças falhando. Voltemo-nos então para o Evangelho e comportemo-nos como o pai do menino lunático. Ele queria a salvação de seu filho e esperava que Cristo o curasse, mas não podia acreditar plenamente em tal felicidade. E Jesus, que sempre pede fé, vendo a insegurança daquela alma, exorta-a: " Disse-lhe Jesus: Se podes alguma coisa!... Tudo é possível ao que crê. " (Mc 9,23). Tudo é possível: somos onipotentes! Desde que houver fé. Aquele homem percebe que sua fé é insegura, teme que sua falta de confiança impeça que seu filho fique bom. E ele chora. Não nos envergonhemos deste clamor: é fruto do amor de Deus, da oração contrito, da humildade. O pai da criança respondeu chorando: "Creio! Vem em socorro à minha falta de fé!” (Mc 9, 24). No final desta meditação, somos nós, agora, que dizemos essas mesmas palavras. Senhor, eu creio! Fui educado na tua fé, decidi seguir-Te de perto. Repetidas vezes ao longo da minha vida, implorei por tua misericórdia. No entanto, repetidamente me pareceu impossível que Tu pudesse fazer tantas maravilhas no coração de teus filhos. Senhor, eu creio! Mas Tu ajuda-me para que eu acredite mais e melhor! E dirijamos também as nossas orações a Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, Mestra da fé: Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento das palavras do Senhor (Lc 1,45). (Josemaria Escrivà, Amigos de Deus)

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Na proporção da pureza que um tiver na fé, desfrutará do contato com o Senhor. Se somos impuros, manchados, empoeirados, enlameados, há opacidade em nós e Deus não pode ser visto.

O vidro embaçado dá opacidade, ofusca e por isso acredito que muitos problemas e muitas crises de fé dependem da opacidade que se produziu na capacidade visual.

A fé é alimentada pela pureza. Quanto mais puro uma pessoa é, mais é capaz de entrar em contato e intimidade com Deus. Quanto mais imaterial se torna, mais tem a capacidade de ver Deus. Almas puras e limpas de dentro podem ver Deus.

A mortificação ajuda a pureza e aumenta a visão de Deus.

 Uma só fé 172-175

Os Apóstolos receberam a fé do mesmo Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus. Sendo a verdade divina uma só, os Apóstolos e seus sucessores difundiram os mesmos conteúdos da fé por todo o mundo. É significativo o que Santo Irineu afirma neste sentido: "Na realidade, a Igreja, embora espalhada por todo o mundo até os confins da terra, tendo recebido a fé dos Apóstolos e seus discípulos, preserva esta pregação e esta fé com cuidado e, como se morasse em uma única casa, acredita nela da mesma forma, como se tivesse uma só alma e um só coração, e prega as verdades da fé, ensina e as transmite com uma voz unânime, como se tivesse só uma boca… De facto, se as línguas do mundo são várias, o conteúdo da Tradição é contudo único e idêntico. E nem as Igrejas que estão na Alemanha, nem as que estão na Espanha, nem as que estão entre os celtas (na Gália), nem as do Oriente, Egito, Líbia, nem que estão no centro do mundo, têm outra fé ou tradição." “A mensagem da Igreja é, portanto, verdadeira e sólida, pois ela indica ao mundo inteiro apenas um caminho de salvação”. (Santo Irineu de Lyon, Adversus haereses).

Todas as grandes potências e os grandes prepotências, que triunfam e parecem eternos, ou mais cedo ou mais tarde vacilam e vão à ruína, enquanto o povo de crentes (sempre frágil, sempre contestado, sempre temporariamente derrotado) nunca falha: é o único agregado que está sempre presente em todas as épocas históricas, sempre empenhada em cantar os louvores do seu Senhor e manter-se na expectativa confiante do Reino de Deus.

Vladimir Solovev, comemorando seu amigo Dostoiévski, pronunciou palavras incisivas a esse respeito que merecem séria consideração de nossa parte: "Não se deixe seduzir pelo domínio visível do mal - disse ele - e não negue por sua atratividade o bem invisível: este é o ato heroico da fé. Nela reside toda a força do homem. Quem não for capaz disso não fará nada e não terá nada a dizer à humanidade. Os chamados homens práticos - aqueles que olham apenas para os fatos - vivem da vida alheia; eles não são os criadores da vida. A vida é criada por homens de fé. Podem ser julgados visionários, utópicos, insanos; em vez disso, são profetas, são os melhores homens, são os guias da humanidade" (Segundo discurso sobre Dostoiévski).

O cristianismo deve ser considerado como um todo vital, no qual cada parte é solidária com a outra. Tente quebrar um cristal de segurança: basta quebrá-lo em um lugar e todo o resto desfaça. Assim é com a religião cristã: o ensinamento de Jesus Cristo é um todo inseparável.

Em destaque

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPISMO MENINAS (8-12 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO RAPAZES (14-18 anos)
Campo de Férias ICMS

PRIMEIRO SÁBADO
"TEM PENA DO CORAÇÃO DE TUA SS.MA MÃE QUE ESTÁ COBERTO DE ESPINHOS"

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE