MENU

NEWS

O Advento com os olhos de São José

Os sonhos de São José

de Pe.Luigi Polvere icms

Como podemos preparar os nossos corações para receber o mistério do Natal?

Podem ajudar-nos uma personagem que muitas vezes fica para trás, que está ali escondido mas que tanto tem a ensinar à nossa humanidade: São José.

Queremos entrar nesta novena de Natal com os seus olhos, porque o seu ponto de vista é muito próximo do nosso.

 

Imagine o seu coração diante da gravidez repentina de Maria... Ele se sente confuso, não sabe o que fazer e o bom senso o leva a decidir demiti-la em segredo... (repudiá-la significa expô-la à morte.... uma mulher que não chegava virgem ao casamento era apedrejada... mas ao mesmo tempo ele não quer e não consegue pensar mal dela; não deve ter sido fácil olhar nos olhos dela e pensar mal, mas ao mesmo tempo não sabe o que fazer. A única ideia que o bom senso lhe sugere é repudiá-la em segredo, mas não está convencido).

Quantas vezes também nós nos encontramos diante de coisas que não podemos resolver, perguntas e dúvidas se sucedem em nossos corações, misturadas com um grande desejo de verdade, de bem... sentimos que esta é a boa decisão, mas temos medo para tomá-la... esforçamo-nos para raciocinar, para analisar mas também percebemos que não nos basta o bom senso (sobre como viver a fé, as escolhas a fazer...)

 Então, qual é a força deste homem? A sua capacidade de dar espaço para a voz de Deus no seu coração, quando tudo lhe dizia o contrário, começar a confiar numa palavra que não é o seu raciocínio. Se usássemos a lógica, de facto, teríamos que estar desesperados, e isto é bem conhecido pelo diabo que usa a lógica para nos desencorajar, começa a somar as coisas que nos aconteceram e nos diz que tudo está perdido... mas o amor de Deus não funciona com lógica!

 O amor de Deus sempre nos surpreende, nos deslumbra... é sempre inesperado e muitas vezes gosta de se esconder em coisas que não entendemos ou que parecem nos condenar. São José chega a isto através de vários sonhos, que se tornam para ele a maneira mais profunda com que Deus lhe fala superando a sua lógica. Vamos analisá-los porque em cada um deles está o caminho para chegar aquela gruta e conhecer o verdadeiro Deus.

 No primeiro sonho o anjo lhe diz: "José não tenha medo de receber Maria por esposa porque o que nela é gerado vem do Espírito Santo". O anjo o ajuda a olhar profundamente para tudo o que lhe acontece... nas nossas vidas nós também devemos fazer isso constantemente... muitas vezes deixamos de fazer o bem, seja porque nos deixamos paralisar pelo medo, seja porque vivemos superficialmente. Sabes que para fazer isto não há necessidade de dormir, mas de redescobrir um lugar e um tempo que muitas vezes negligenciamos, o da oração. Esta é a primeira fonte a explorar... para redescobrir o valor da interioridade. Quando começamos a rezar seriamente, Deus nos leva a olhar as coisas de forma diferente e sussurra um pouco de cada vez que as coisas não são como pensamos, que Deus não se esqueceu de nós, que nessa situação está escondido um bem.... Eu e tu precisamos cultivar uma relação profunda com Deus na oração para sabermos deixar de lado os nossos pensamentos, as nossas expectativas, as nossas soluções (sempre muito humanas) e nos abrirmos para o bem...

 Precisamos estar com Deus para aprender a dar fruto... porque só o Seu Amor é capaz de curar o meu coração, de preencher o abismo das minhas fraquezas e das minhas incoerências (era preciso que ele morresse por mim...) e cumprir as minhas expectativas mostrando-me que há em mim uma beleza que poucas vezes vejo... Por isso o anjo o exorta com estas palavras... é como se dissesse: José, não tenha medo de entrar na obra de Deus, não tenha medo de dizer "sim" a Ele... porque tudo isso vem do Espírito Santo.

José entendeu que estava diante de uma coisa extraordinária e teve medo disso. Ele era o Filho de David e Jesus o Salvador teria vindo mesmo da sua descendência. O anjo lembra-lhe a sua grandeza.

Sim, porque Deus conhece-te e sabe algo sobre ti que tu ainda não vês! A grandeza que existe dentro de nós mete-nos medo e assusta-nos um pouco. É o medo que te assalta quando sentes que Deus te pedes algo belo e grande mas tudo dentro de ti grita o contrário: tu não és capaz, tu não estás à altura, mas aonde queres ir? Vais falhar! É o medo da santidade! Sabeis que a obra fundamental de Satanás não é induzir-nos ao mal, mas antes que não realizemos o bem que poderíamos fazer. Temos medo da nossa beleza, temos medo de nos perdermos, de nos entregarmos totalmente a ponto de arriscar tudo.

 Quantos santos faltam nesta terra! Pessoas destinadas a fazer algo grande, mas que se satisfazem com a mediocridade. José (como todos nós) teve de dar esse salto: permanecer na mediocridade ou entrar na grandeza. É como se Deus, através do anjo, lhe dissesse: casar-te-ás com essa rapariga, mas não como pensas tu! São José não será marido e pai como pensava, sê-lo-á segundo Deus! Nós cristãos não somos pessoas "normais". Estamos no mundo mas não somos do mundo... (mas infelizmente reduzimos o Cristianismo a uma série de bons sentimentos, mas se for só isso... então por que Cristo teve que morrer na cruz...?) A verdade é que anunciamos uma outra vida, a dos filhos de Deus! Uma vida eterna porque nada é igual quando vives como Filho de Deus, quando vives segundo o céu e olhando para a obra que Deus quer fazer contigo.

 Portanto, não temas José - ou qualquer que seja o teu nome - de tornar-te um homem de Deus, uma mulher de Deus, de ser pai e mãe. Ou marido/mulher, irmão, irmã, amigo, padre, consagrado... ou mil outras coisas lindas. Não tenhas medo de cuidar da vida que Deus te fará encontrar, não adies a obra que Deus quer fazer contigo. Ainda tens que descobrir quanto bem pode passar pelas tuas mãos!

 

 

Em destaque

FORMAÇÃO FCIM
para Filhos, Colaboradores FCIM

Retiros para JOVENS FAMÍLIAS
Convite a participar

DOMINGO II DA PÁSCOA ou da DIVINA MISERICÓRDIA
"Oito dias depois, veio Jesus..."

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

Encontro para RAPAZES
Dos 12 aos 16 anos

Retiros para JOVENS FAMÍLIAS
Os dois se tornarão uma só carne

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Maria, Madre di Misericordia, fa' che manteniamo sempre viva la fiducia nel tuo Figlio, nostro Redentore. (San Giovanni Paolo II)