DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Sono la Madonna del Rosario; che continuino sempre a dire il rosario tutti i giorni. (La Vergine Maria il 13 Ottobre 1917 a Fatima)
NEWS
O Catecismo da Igreja Católica explicado pelos Servos e Servas do Coração Imaculado de Maria
Família do Coração Imaculado de Maria
CATEQUESES
Outubro 2022
Introdução
Desde a sua origem, a Igreja apostólica exprimiu e transmitiu a própria fé em fórmulas breves e normativas para todos. Mas muito cedo a Igreja também quis reunir o essencial da sua fé em compêndios orgânicos e articulados, destinados em particular aos candidatos ao Batismo.
Tais sínteses são chamadas profissões de fé, mesmo porque resumem a fé professada pelos cristãos. São chamadas de «Credo» pois esta é a palavra com que se inicia a oração.
Por fim, têm também o nome de «símbolos da fé» da palavra grega «symbolon» que indicava a metade de um objeto partido que ao ser unida com a outra metade servia de prova de reconhecimento. Os Símbolos da fé são, portanto, um sinal de reconhecimento e de comunhão entre os crentes.
A primeira profissão faz-se no momento do Batismo. O símbolo da fé é principalmente o símbolo batismal.
O Símbolo é dividido em três partes: «A primeira é consagrada ao estudo de Deus Pai através da obra admirável da criação; a segunda ao estudo de Jesus Cristo e do mistério da Redenção; a terceira ao estudo do Espírito Santo, fonte da nossa santificação.»
Hoje conhecemos em particular dois Símbolos de féque usamos liturgicamente:
o Símbolo dos Apóstolos, assim chamado porque tem contido o resumo fiel da fé dos apóstolos;
e o outro símbolo, chamado de Niceia-Constantinopla, que extrai a sua grande autoridade do fato de ser fruto dos dois primeiros Concílios Ecumênicos (325-381).
Eu Creio em Deus
«Eu Creio em Deus»: esta primeira afirmação da profissão de fé é também a mais importante, a fundamental. Todo o símbolo fala de Deus, e, se fala também do homem e do mundo, fá-lo em relação a Deus. Mas o que é que isto significa para nós?
Quando afirmamos: “Eu Creio em Deus”, dizemos como Abraão: “Confio em Ti; Eu me confio a Ti, Senhor”. A confissão da unicidade de Deus, que tem a sua raiz na revelação divina da Antiga Aliança, é inseparável da da existência de Deus e é igualmente fundamental.
Deus é Um: não há nada mais que um só Deus: «A fé cristã acredita e professa um só Deus, uno por natureza, por substância e por essência».
Quando, no rito do Batismo, por três vezes nos perguntam “Credes?” em Deus, em Jesus Cristo, no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica e nas outras verdades de fé, a tripla resposta é no singular: “Creio”, porque é a minha existência pessoal que deve receber uma mudança com o dom da fé, é a minha existência que deve mudar, converter-se.
DO COMPÊNDIO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
33.O que são os Símbolos da Fé? 185-188-192. 197
São fórmulas articuladas, também chamadas «profissões de fé» ou «Credo», mediante as quais a Igreja, desde as suas origens, exprimiu resumidamente e transmitiu a própria fé, numa linguagem normativa e comum a todos os fiéis.
34. Quais são os mais antigos Símbolos da fé? 189-191
São os Símbolos batismais. Porque o Batismo é administrado «em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo» (Mt 28,19), as verdades de fé neles professadas estão articuladas segundo a sua referência às três Pessoas da Santíssima Trindade.
35. Quais são os mais importantes Símbolos da fé? 193-195
São o Símbolo dos Apóstolos, que é o antigo Símbolo batismal da Igreja de Roma, e o Símbolo niceno-constantinopolitano, fruto dos primeiros dois Concílios Ecuménicos de Niceia (325) e de Constantinopla (381), e que é, ainda hoje, comum a todas as grandes Igrejas do Oriente e do Ocidente.
36. Porque é que a profissão de fé começa com «Creio em Deus»? 198-199
Porque a afirmação «Creio em Deus» é a mais importante, a fonte das outras verdades respeitantes ao homem, ao mundo e à nossa vida de crentes n’Ele.
RETIRO RAPARIGAS
dos 13 aos 17 anos
Fechais os guarda-chuvas
Mensagem de Fátima
Retiros para JOVENS FAMÍLIAS
Convite a participar
XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - 12 de Outubro 2025 - ANO C
«Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro»
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Sono la Madonna del Rosario; che continuino sempre a dire il rosario tutti i giorni. (La Vergine Maria il 13 Ottobre 1917 a Fatima)