MENU

NEWS

Tocar nas vestes de Jesus (segunda parte)

10. O caminho proposto aos jovens FCIM

de Pe.Luigi Polvere icms

 

Para tocar no manto de Jesus há algumas coisas concretas que precisamos começar a fazer. No Evangelho, em que nenhuma palavra é banal, diz-se que ela: “veio no meio da multidão e tocou-lhe o manto por trás”. Em primeiro lugar, o texto parece dizer-nos que a «multidão» constitui um obstáculo a tudo o que nos leva ao encontro com o Senhor Jesus! Se quisermos encontrar seriamente o Senhor, precisamos aprender a nos libertar de toda aquela série de coisas que enchem a nossa mente e os nossos dias e nos impedem de ter contato direto com o Senhor; só para dar um exemplo: quantos pensamentos inúteis, quantas curiosidades, perda de tempo com a desculpa de relaxar um pouco (e passa a tarde inteira no Instagram), discussões intermináveis, aparentemente tudo muito importante e super urgente para fazer.

 

Lembra-te: Deus quer viver uma relação total contigo, quer possuir o teu coração, mas muitas vezes estás tão envolvido com tantas coisas que não há lugar para Ele. Se falta esta santa mortificação, também podemos permanecer "encostados" a Jesus como aquelas pessoas, mas nunca realmente tocá-lo como, em vez disso, aquela mulher fez.

Mas também é verdade que “a multidão” é também o lugar onde esta mulher encontra Jesus... E aqui o texto oferece-nos uma luz muito preciosa. Se quiseres encontrar Jesus e saborear a Sua vida, O encontrarás no meio de um povo as vezes medíocre, mas também surpreendente, chamado Igreja Católica! Jesus está aí e só aí podes encontrar a Sua vida.

Portanto, precisamos de aprender a recorrer à sabedoria milenar da Igreja para ter um contato vivo com o Senhor Jesus.

Isso o que quer dizer?

A primeira coisa é a força dos SACRAMENTOS que a Igreja define como sinais eficazes de graça, com particular referência à Confissão e à Eucaristia. Quantas vidas renasceram através do perdão de Deus recebido na Confissão; quantos milagres de graça através de um caminho de confissão regular. Porque lembre-te: só o Amor de Deus é capaz de curar as feridas mais profundas da tua alma e quando aprendes a cruzar o olhar de quem te ama, também a tua miséria te mete menos medo!

Só um Amor que te cria continuamente e te coloca de volta no mundo, que te lembra o teu valor... pode dar-te forças para aceitar a tua fraqueza, a tua fragilidade sem muito medo. Sem falar da graça extraordinária da Missa. Para nos dizer que nos amava, o Senhor Jesus não nos escreveu uma carta ou um livro bonito, mas fez-se carne, fez-se palpável... chegando até à loucura de se esconder num pequeno pedaço de pão para deixar-se comer, tornando-se um só com cada alma. Afinal, se pensares bem, temos a mesma possibilidade que esta mulher: tocar o Corpo e o Sangue de Jesus presente na Eucaristia; aliás, o que é a Missa senão a possibilidade de encontrar diariamente esta Vida eterna que Jesus vem trazer-nos ao nascer, morrer e ressuscitar por nós naquele altar?

O mesmo vale para a imensa graça da Adoração... pensa se alguém te dissesse que na tua cidade existe alguém capaz de resolver todos os teus problemas, cada mal, cada dificuldade... correrias sem precisar ser avisado duas vezes... bem, em cada tabernáculo do mundo existe Aquele que realmente pode fazer tudo isso e muito mais... e ainda assim quase ninguém vai visitá-lo!

 

A segunda coisa é a PALAVRA DE DEUS. Precisamos de aprender a meditá-la porque aí estão todos os sentimentos do Coração de Cristo, o seu modo de agir, de pensar, de falar... E quanto precisamos comparar-nos constantemente com esta Palavra para fazer o bem e evitar o mal, para escapar da prisão dos nossos pensamentos, da nossa maneira limitada e imperfeita de ver as coisas. Tudo isso não significa fazer grandes argumentos, mas aprender a calar-se, ler o Evangelho aplicando-o na nossa vida e deixar que Ele fale connosco

Outra graça é a NOSSA SENHORA e a devoção a Ela: é o último presente que Deus nos deu, porque Ele sabia que o Seu Amor de Mãe conquistaria até os corações mais duros. Quando rezas o terço, ela pega-te nos braços e leva-te a rever a tua vida como Deus a vê... isso não significa que tudo se resolva magicamente... mas que descobres que há um sentido por de trás de cada coisa que estás a enfrentar...

A vida ao teu redor não mudou, mudaste tu e é isso que importa!

Outra coisa super importante são as SANTAS AMIZADES: irmãos e irmãs para caminhar, em direção ao céu. Na verdade, ninguém viu Deus, mas se nos amamos, Ele se faz presente entre nós; muitas vezes, é justamente através desses bons relacionamentos que somos alcançados pelo calor do Seu Amor. Ninguém salva-se sozinho e sempre chegamos a Deus através dos outros. Este é o caminho para sair de nós mesmos, para nos libertarmos do nosso egoísmo, para crescermos juntos apoiando-nos uns aos outros, sem medo de errar... e quantas vezes Deus usa a palavra de um amigo para nos dar uma força inesperada.

 

E, falando em amizades, acredito que seja fundamental abrir o coração para um PAI/MÃE ESPIRITUAL.

Na exortação apostólica “Christus vivit”, escrita depois do Sínodo dos jovens, o Papa dedica um espaço aos companheiros espirituais e diz que, na Igreja, deve ser estabelecido um ministério específico para isso, ou seja, para acompanhar espiritualmente as pessoas, especialmente os jovens. De que adianta alguém que te acompanha espiritualmente? Não simplesmente para responder às tuas perguntas. Não para decidir por ti ou resolver teus problemas. Uma pessoa que te ama autenticamente e te acompanha espiritualmente é uma pessoa que te ajuda a encontrar a verdade sobre ti mesmo, torna-se para ti o instrumento que Deus usa para se dar a conhecer e ensinar-te a amar autenticamente. Ninguém pode mergulhar na sua interioridade sem um guia que o ajude a discernir a vontade de Deus na sua vida.

 

Outra coisa importante são as VIDAS DOS SANTOS. Conheçe-os e talvez descubres que eles tiveram histórias semelhantes à tua, feitas de pecado e de fragilidade, de feridas e de lágrimas... mas, ao encontrarem Cristo, fizeram da sua vida um rasto de luz capaz de aquecer e iluminar o corações de muitas gerações... reza-lhes e imita-os, porque são a prova viva daquilo que Deus pode fazer quando encontra o “sim” generoso de uma pobre criatura.

 

Outra forma de tocar o Senhor Jesus são todas as diversas OBRAS DE MISERICÓRDIA... quando se diz: “tudo o que fizestes a um só destes meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes”. Quantas vezes jovens confusos e desesperados reencontram a luz através do exercício da caridade... é a melhor maneira de escapar da tristeza e do vazio. E é sempre uma experiência estranha: parece que és tu que “tocas” e dás carinho, mas na verdade és tu que sais curado e consolado; é verdade que ALGUÉM estava presente naquela pessoa!

 

Suficiente? Absolutamente não! Impossível terminar. Deus é tão generoso e nos alcança nas maneiras mais impensáveis. Mas, repito, não é uma coisa automática: aquela multidão estava “colada” a Jesus, mas só aquela mulher o tocou verdadeiramente. Portanto, não é suficiente praticar as coisas que acabamos de dizer. Todas essas coisas pedem espaço e tempo! Elas não podem ser feitas ocasionalmente, ou quando sobra tempo, ou enquanto fazes outras coisas.

Se conheceres e frequentares o amor de Deus, até o pecado perde a sua atração. E então, como aquela mulher, descobrirás gradualmente que estás curado da tua doença.

Em destaque

CAMPISMO MENINAS 2024 ( 7-12 anos)
30 Junho - 4 Julho 2024

CAMPISMO RAPAZES 2024 (14-17 anos)
27 Julho - 3 Agosto 2024

Retiro Raparigas Abril 2024
Padre Manuel Formigão

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPISMO RAPAZES (10-13 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO RAPARIGAS ( 13-17 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO MENINAS (7-12 anos)
Campo de Férias ICMS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Coltiva l'intimità con lo Spirito Santo — il Grande Sconosciuto — perché è Lui che ti deve santificare. (San Josemaría Escrivá)