MENU

NEWS

4ª Etapa: ROMA/ AS PORTAS SANTAS

JUBILEU JOVENS FCIM 2025

 

de Gonçalo Curvelo

Em pleno ano Jubilar no calendário da Igreja Católica, os jovens da FCIM marcaram presença em grande número no Jubileu dos Jovens em Roma, Itália, no passado mês de agosto. Durante esses dias, tivemos o privilégio de estar perto do Papa Leão XIV em audiência Papal na Praça de São Pedro no Vaticano, sendo que, poucos dias depois, voltámos a encontrar-nos com o Santo Padre, desta vez em Tor Vergata, para a Vigília e o encerramento do Jubileu dos Jovens. 

Esta jornada ficou fortemente marcada por vários momentos de enriquecimento espiritual e de confraternização entre jovens provenientes de diversos países do mundo.

A vertente do enriquecimento espiritual foi sem dúvida a que mais me marcou. Após o primeiro encontro com o Santo Padre em audiência Papal, iniciámos com muito ânimo e entusiasmo a nossa peregrinação pelas diversas igrejas e basílicas de Roma. Além de termos tido o privilégio de visitar estes tão divinos e sagrados lugares, autênticas moradas de Deus na terra, e de rezarmos juntos diante das relíquias de Cristo e de tantos Santos, tivemos a enorme graça de passar pelas Portas Santas (São Pedro, São João Latrão e Santa Maria Maior), sendo que a Porta Santa da basílica de São Pedro foi a primeira de todas a ser aberta pelo Papa, dando assim início ao Ano Santo.

A passagem pelas Portas Santas foi sem dúvida uma experiência única e especial, e que nos remete de imediato para o texto do capítulo décimo do Evangelho segundo São João: “Eu sou a porta: se alguém entrar por mim, será salvo; há de entrar e sair e encontrará pastagem”. Em verdade, este gesto simples e simbólico, mas simultaneamente carregado de significado, exprime a decisão de cada um de nós, enquanto cristãos, de seguirmos e nos deixarmos guiar por Jesus, que é o Bom Pastor. Afinal, a porta é também uma passagem que nos transporta para o interior da igreja, que por sua vez somos todos nós, batizados em Cristo, e unidos pela mesma fé. Este é o claro sinal de comunhão que liga cada um de nós a Cristo. Em suma, a igreja é muito mais do que um simples espaço do sagrado, pois trata-se de um lugar do encontro e do diálogo, da reconciliação e da paz com Deus, e que espera a visita de cada peregrino oriundo dos quatro cantos do mundo, de modo a que se dispam do Homem velho, e se revistam do Homem novo

Também as indulgências assumem uma grande importância em pleno ano Jubilar, e estão relacionadas com a passagem pelas Portas Santas. No ato de abertura das portas, o Papa empurra-as de forma simbólica. A partir desse instante, as portas permanecem sempre abertas para a passagem dos peregrinos que, por sua vez, podem viver plenamente a indulgência ligada ao Ano Santo, através do simples gesto de atravessá-las, representando assim o caminho de conversão de cada um que se quer unir ao Pai. A indulgência é o reflexo da misericórdia e do infinito amor que Deus tem por cada um de nós, pecadores. Deus aguarda sempre de forma paciente e esperançosa pela nossa permanente conversão e arrependimento das nossas faltas, para que possamos viver em estado de graça com Ele. 

"A indulgência permite-nos descobrir como é ilimitada a misericórdia de Deus. Não é por acaso que, na antiguidade, o termo «misericórdia» era cambiável com o de «indulgência», precisamente porque pretende exprimir a plenitude do perdão de Deus que não conhece limites." (Spes non confundit - BULA DE PROCLAMAÇÃO DO JUBILEU ORDINÁRIO DO ANO 2025).

A oportunidade que me foi proporcionada a mim e a tantos outros jovens de visitar estas basílicas e igrejas, sobretudo a de São Pedro, São João Latrão, e Santa Maria Maior, onde se encontra sepultado o Papa Francisco, é algo pela qual me sinto profundamente agradecido, e me fez compreender ainda mais que a meta é a Santidade, e que a mesma só é possível se caminharmos juntos enquanto Igreja, e se estivermos rodeados destas amizades em Cristo, a começar por todos os Santos e Santas de Deus.

Termino com uma nota de agradecimento especial ao Padre Gianni e a Irmã Paola, por todas as explicações que nos deram, por toda a paciência, por todo o carinho, e por todo o seu testemunho de fé e esperança! São de facto, uma grande inspiração para todos nós. 

Continuemos todos juntos e unidos em oração! Bem-haja.   

 

Em destaque

Com os olhos do mais novo
Campo de Férias Rapazes verão 2025

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM - 28 de Setembro 2025 - ANO C
«Recebeste os teus bens em vida e Lázaro apenas os males. Agora ele encontra-se aqui consolado, enquanto tu és atormentado»

6ª Etapa: PANCOLE/MONTIGNOSO/ CASCIANI
JUBILEU JOVENS FCIM 2025

XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM - 21 Setembro 2025 - ANO C
«Não podeis servir a Deus e ao dinheiro»

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

ADORAÇÃO EUCARISTICA QUINTA-FEIRA
Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas

PRIMEIRA SEXTA-FEIRA
"Quero abandonar-me no Coração de Jesus como um menino que repousa no coração da mãe"

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Cerchiamo di compiere il nostro dovere così come si presenta; questo è il segreto della vera fede e della pace. (B. John Henry Newman)