MENU

NEWS

Brilhais como astros no mundo

Retiro de Silêncio Jovens

De Inês Neto Antunes

Nos dias 29 e 30 de outubro, os jovens da Família do Coração Imaculado de Maria participaram no retiro de silêncio, que veio iniciar os retiros mensais de 2022/2023. 

O retiro começou no dia 29 ao final da tarde. Os jovens foram acolhidos e orientados para os quartos, para deixarem as suas coisas, e em seguida dirigiram-se para o refeitório onde houve jantar partilhado.

Ao longo do jantar foi proposta uma dinâmica de oração para que rezássemos uns pelos outros ao longo dos dois dias. Para o efeito, foram distribuídos uns papelinhos com orientações para escolhermos algumas pessoas para as nossas orações. A ideia seria falar um pouco com os jovens dos quais não conhecêssemos (antes de começar o silêncio) e coloca-los no nosso pensamento durante o retiro.

Antes de começar o grande silêncio fomos, a caminhar, ao Santuário agradecer à Nossa Mãe a oportunidade desta experiencia que acabou por ser tão rica e importante para todos. Durante a caminhada ainda tivemos algum tempo para conversar uns com os outros e acolher os jovens que estavam connosco pela primeira vez, mas sempre com uma atitude de preparação para o silêncio que nos aguardava no regresso.

Quando chegámos à capela na casa dos Servos, acolhemos Jesus em adoração, entrando assim no verdadeiro propósito do retiro, o silêncio que nos acompanhou até à hora de deitar.

O dia de Domingo foi repleto de momentos que nos focaram e fortificaram neste caminho de Santidade. Rezámos as Laudes na capela, tivemos duas meditações profundas que nos emergiram no próprio tema do retiro ‘Brilhai como astros no mundo’. Percorremos a Via Sacra, meditando na paixão de Jesus, que é sempre edificante para as nossas vidas e vivemos no silêncio e em constante oração. No período da tarde, pudemos partilhar a nossa experiência em grupos distintos de rapazes e de raparigas, momento este que também foi essencial, pois ouvir as experiências dos nossos irmãos, dá-nos sempre uma sensação de que não estamos sozinhos, tanto nas alegrias como nos problemas.

O retiro terminou com os momentos mais importantes de todos: adoração, terço e missa. Foi na Eucaristia, que o caminho percorrido nestes dois dias atingiu o seu esplendor, pois é Nele e por Ele, que continuamos a regressar todos os meses a esta casa onde, pela sua autenticidade, reina Jesus e Sua Mãe Maria. 

 

 

Em destaque

XII DOMINGO DO TEMPO COMUM - 23 de Junho 2023 - ANO B
«Quem é este homem, que até o vento e o mar lhe obedecem?»

Filha a tua fé salvou-te (parte primeira)
Conclusão do caminho dos Retiros Jovens 2024

XIº DOMINGO DO TEMPO COMUM - 16 de Junho 2024 - ANO B
"A menor de todas as sementas torna-se a maior de todas as plantas da horta"

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPISMO RAPARIGAS ( 13-17 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO MENINAS (7-12 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO RAPAZES (14-17 anos)
Campo de Férias ICMS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)