DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)
NEWS
Retiro Jovens Fevereiro 2025
de Frederico Lins
Família do Imaculado Coração de Maria para mim não é apenas um título para a designação de um grupo ou de uma Congregação, mas sim uma realidade essencial de vivência e testemunho daqueles que vivem nesta casa em Fátima. Um Carisma que nos mostra algo de essencial do que, nos últimos anos da minha vida, tem sido a Igreja pra mim.
Nesta realidade se vê a unidade de uma família na intimidade que há em Cristo, uma intimidade distinta daquela oferecida pelo mundo, com tantos exageros, desejos, posses, marketing, seduções e barulho. Há mais de um ano que me encontro admirado por esta unidade que mais se dá no silêncio, na oração, meditação e missão que se vive ali. E tenho certeza que estou apenas a engatinhar nesta admiração. Os padres, religiosos e religiosas vivem ali um Carisma e encarnam a imagem dele próprio. Na partilha e alegria, nos poucos olhares, palavras e sorrisos que se trocam se observa o propósito em comum de viver uma intimidade e filiação nova, uma amizade em Cristo e um caminho para a santidade.
Na vida em comum entre leigos e religiosos se vê um quadro mais nítido daquilo que a Igreja é para mim no seu íntimo: uma família nova.
No último retiro, padre Alberto nos falava em meditação sobre o Reino de Deus, que é o próprio Cristo, Deus que se faz homem pra nos salvar, mergulhando no nosso abismo para nos resgatar. Com a citação de duas parábolas da Bíblia ele nos explicou que, assim como Cristo é o próprio Reino, sendo como um tesouro escondido numa terra que faz alguém vender tudo para O obter, também nós somos esse Reino, como a pérola que o negociante persegue em vida. Também nos explicou um pouco mais citando São Paulo que nos fala para adorar o Cristo que há no outro. Tanto Cristo é este Reino, mas na medida que Ele vive em nós, podemos também nós ser este Reino celeste já aqui nesta terra. Esta meditação me fez perguntar o que tenho feito para aqueles que são parte da família de Cristo, mas que não a vivem, que se desgarraram por qualquer razão, mas que ainda são membros deste corpo místico. Uma coisa é certa e sempre reafirmada pelos padres e o espírito destes retiros: esperança! Com esperança em Cristo e com o coração simples podemos contribuir! Como dito em Fátima, com oração e pequenos sacrifícios podemos fazer a nossa parte para o resgate das ovelhas desgarradas, com o coração certo e entregue a Deus tudo é possível para a salvação de muitos!
Por fim, talvez esta mesma realidade esponsal do Reino de Deus, de Cristo que quer ser esposo da nossa alma para nos dar um novo íntimo e uma família nova, é o que vejo ali na simplicidade da missa, procissões, das refeições compartilhadas, dos pequenos afazeres e tarefas que ocorrem naquela casa. Cada pequena coisa pode ser de Nossa Senhora, pois ali é a sua família. A palavra ''família'' já deveria resumir todo este testemunho desajeitado: Família do Imaculado Coração de Maria bastaria para dizer tudo.
Com sinceridade posso dizer que lá me sinto como criança muitas vezes, aprendendo as coisas mais básicas do que é viver, e por isso e muitas mais coisas, sou eternamente grato a Deus e a todos os Servos/Servas e leigos da Família do Imaculado Coração de Maria.
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo - 19 Junho 2025 - ANO C
"Comeram e ficaram saciados"
PIEDADE
Os 7 Dons do Espírito Santo
SOLENIDADE DA SS.MA TRINDADE - 15 de Junho 2025- ANO C
«Tudo o que o Pai tem é meu. O Espírito receberá do que é meu, para vo-lo anunciar»
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)