MENU

NEWS

JMJ Lisboa 2023...

Partilhando

por Jovens FCIM 

O JMJ foi como uma rajada de ar fresco que eu não sabia que precisava. Isso não me lembrou  apenas, dos milhões de jovens católicos em todo o mundo, mas de quanta energia, espírito e alegria é possível ter com uma fé forte e inabalável em Jesus.

Caminhar pelas ruas de Lisboa ouvindo as canções e cânticos de culturas de todo o mundo é algo que guardarei para sempre. A noite de sábado que passei dormindo ao ar livre foi minha noite favorita de todas, a união que senti rezando com 1,5 milhão pessoas, tocou a minha alma e foi o final perfeito para uma semana inesquecível.

(Stephanie Maalouf)

 

JMJ Lisboa 2023, foi a primeira Jornada Mundial da Juventude em que participei. Inicialmente não sabia o que me esperava, as experiências que iria viver. Vivi momentos muito marcantes, presenciei jovens de todo o mundo com uma fé intensa, conheci diferentes culturas, diferentes línguas. Tive a oportunidade de ver o Papa Francisco e ouvi-lo falar, algo que ficou e ficará sempre presente no meu coração.

(Joana Pedro)

 

Como Maria também nós partimos apressadamente para o encontro com Jesus, mas desta vez um encontro diferente, cheio de jovens como eu movidos pela fé.

Fé esta cheia de convívios, reflexões, brincadeiras, momentos de grande oração e principalmente de graça. 

Estes dias deram lugar para pudermos conhecer e dar-nos a conhecer, aprofundar antigas amizades e principalmente poder também aprofundar a nossa amizade com Cristo.

Esta amizade que pudemos cultivar nestes dias com Jesus foi também graças ao Papa Francisco que nos deu o trabalho de refletirmos sobre a nossa vida e a nossa relação com os outros, tentar reconhecer Cristo no outro, ajudando-o a levanta-lo e não a deixo-lo ficar caído.

Depois destas jornadas é preciso não nos esquecermos que Deus tem o nome de cada um de nós escrito, somos chamados a segui-lo continuamente até mesmo a ser Santos. 

(Mariana Araújo)

 

O JMJ foi uma experiência reveladora e cheia de aventura. Nós compartilhámos lindos momentos com pessoas bonitas de todo o mundo.

Aprendi o valor da união de quando nos apoiamos uns aos outros em tempos difíceis e

nos  divertimos nos bons momentos juntos.

Em tudo isso, Deus foi o nosso guia e a oração a nossa força. Aprendi a importância de colocar Deus no centro da minha vida.

Além disso, aprendi que o sacrifício sempre dá frutos. Eu vou guardar com amor e para sempre as memórias e lições que levei para casa comigo da JMJ 2023.

(Eva Mariane Maalouf)

 

 

 

Para mim a JMJ foi uma afirmação e motivação da alegria que é viver com Nosso Senhor Jesus Cristo. Desde os cânticos de louvor, os testemunhos de fé e a feira das vocações aos eventos centrais, aos metros e comboios cheios, mas cheios de alegria. Ver 1,5 milhões de jovens a participar neste encontro com Deus foi mesmo uma explosão de alegria! Ver tantas bandeiras de tantos países, de todos os continentes... juntos por uma pessoa - por Deus - extasiou-me mesmo de alegria!!! 

Um episódio que me marcou especialmente, foi no segundo dia. Na Basílica De Nossa Senhora dos Mártires ao fazermos um momento de adoração após comungar, Jesus consolou-me dando-me a experimentar essa alegria. Aquele ambiente por si já me tocou, porque me fez lembrar o ambiente de Fátima, nos servos. O cheiro a incenso, a missa extraordinária... ajudou-me a relembrar vários momentos em que, desde o princípio, desde que conheci a comunidade fui verdadeiramente salvo por Deus e mudei de vida! 

Com este pensamento de que era um pecador, mas que Deus me tinha salvo morrendo na Cruz todos os dias por cada um dos meus pecados,  comecei-Lhe a agradecer por tudo o que Ele tinha feito e faz por mim sendo eu indigno. E estar a poder participar na JMJ , o maior evento Católico de sempre, deixou-me em lágrimas. 

Logo a seguir - porque Jesus é assim, não para de nos surpreender - recebo uma mensagem dEle: um pequeno papel com uma frase, que na adoração podíamos tirar. Então Jesus, como que respondendo-me aparece em forma de papel e diz: “Restitui-me a alegria da vossa libertação, e sustentai-me com um espírito generoso” Sl. 51, 14.

Esta foi a certeza que ao longo da semana da JMJ Lisboa 2023 brotou no meu coração, com tantas experiências e a missão de ser católico, com esse "espírito generoso" e alegre por ser de Jesus!!

(André Taborda)

 

Servir a JMJ enquanto voluntária, foi a missão que Deus me deu que mais se aproximou à realidade celeste que Ele tem preparada para nós.

Enquanto seus filhos, trabalhámos em conjunto para O receber, não tendo certezas se tudo ia correr bem, com momentos de angustia e desespero, mas perseverámos.

No fim, com o pouco que cada um deu, Ele mostrou a sua glória.

(Inês Antunes)

Em destaque

XII DOMINGO DO TEMPO COMUM - 23 de Junho 2023 - ANO B
«Quem é este homem, que até o vento e o mar lhe obedecem?»

Filha a tua fé salvou-te (parte primeira)
Conclusão do caminho dos Retiros Jovens 2024

XIº DOMINGO DO TEMPO COMUM - 16 de Junho 2024 - ANO B
"A menor de todas as sementas torna-se a maior de todas as plantas da horta"

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPISMO RAPARIGAS ( 13-17 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO MENINAS (7-12 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO RAPAZES (14-17 anos)
Campo de Férias ICMS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)