DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Il Rosario si pone nella migliore e più collaudata tradizione della contemplazione cristiana. (San Giovanni Paolo II)
NEWS
Alegres na Esperança
de Pedro Almeida
Foi proposto aos jovens da FCIM a participação no Festival Diocesano da Canção Jovem da Mensagem Cristã, da Diocese de Leiria-Fátima. Sabendo que Deus se serve daqueles que estão à sua disposição, acredito que foi o Espírito Santo quem fez este convite. Além de proporcionar à FCIM a oportunidade de se envolver a nível diocesano, era, sem dúvida, mais uma missão para vivermos o nosso lema: por meio do Coração Imaculado de Maria, levar Cristo ao mundo.
Este festival, cujo propósito é incentivar a criação poético-musical a partir dos valores e da espiritualidade cristã, tornou-se uma oportunidade de usar o canto para chegar aos corações, e promover a presença da música cristã na evangelização e no quotidiano dos jovens.
"Alegres na Esperança" foi o tema do festival, inspirado na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Juventude. Mas como podemos ser alegres na esperança sem sermos testemunhas de Cristo Ressuscitado? Como podemos viver essa alegria sem desejar a pureza que envolve a vida dos Santos? E como ser alegres na esperança, tal como Maria, que permaneceu firme em Deus mesmo quando o mundo parecia se voltar contra Ela?
Como jovem consagrado desta grande Família e ainda com a “pressa no ar”, decidi colocar-me à disposição de Deus. Assim como Maria, entreguei o meu corpo, pensamento e voz ao Seu serviço. Acredito que foi o Espírito Santo quem me guiou, inspirando cada pensamento e cada palavra que saia dos meus lábios.
Talvez por nem sempre ter vivido da melhor forma e muitas vezes ter-me deixado levar pelos valores mundanos, o que me surgiu como letra foi, na verdade, uma oração. Uma súplica, para que, num mundo de falsas felicidades, possamos ser verdadeiramente alegres na esperança, ao ponto de levar Cristo a tudo e a todos. Cada verso da canção surgia da seguinte forma: “Fazei-nos, Senhor, chama viva...”, “Fazei-nos, Senhor, instrumentos do Vosso amor...”, e, a cada dois versos, ecoava: “Esperança, chama viva que ilumina e aquece os corações, fazei presente o amor de Cristo em todas as gerações”.
Alguns dias depois, ao adormecer, veio-me uma melodia ao pensamento. "Levantei-me apressadamente", peguei na guitarra e as notas começaram a acompanhar as palavras, dando vida à oração.
Com o apoio do João Branco, consagrado da FCIM, surgiu a primeira gravação da música com todos os instrumentos, que serviu como amostra. Ao juntar o grupo, os ensaios foram além dos ajustes técnicos; tornaram-se momentos de partilha e de aprendizagem, usufruindo dessas amizades santas que têm o mesmo objetivo: alcançar a vida eterna. Como podemos ser alegres na esperança sem essas amizades?
No dia do festival, apesar do nervosismo e da ansiedade que batiam em certos momentos, havia instantes em que todos os grupos presentes viviam exatamente o que o tema propunha. Na troca de olhares, nas palavras partilhadas e logo no início do dia com a Santa Eucaristia, era possível ver Cristo vivo!
A emoção de poder evangelizar através da música "Chama Viva" foi, de facto, especial, principalmente por tudo o que partilhámos e experienciámos.
Foi da vontade de Deus que seguíssemos no festival, conquistando a oportunidade de representar a diocese de Leiria-Fátima no Festival Nacional da Mensagem Cristã, que ocorrerá no próximo dia 19 de outubro, às 16h, no Parque das Nações, em Lisboa.
Independentemente do resultado, que certamente refletirá a vontade de Deus, a nossa única preocupação será sermos "esperança, tesouro a partilhar" e, como desafiados pelo Papa Francisco, permanecermos Alegres na Esperança.
XXVII DOMINGO DO TEMPO COMUM - 5 de Outubro 2025 ANO C
«Se tivésseis fé! »
Magistério e infalibilidade pontifícia
Vídeos das Catequeses FCIM 2024-25
FORMAÇÃO FCIM
para Filhos e Colaboradores FCIM
Encontro ADOLESCENTES
12-16 anos
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Il Rosario si pone nella migliore e più collaudata tradizione della contemplazione cristiana. (San Giovanni Paolo II)