DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Nostro Signore si occupa di ciascuna anima con tanto amore, quasi fosse la sola ad esistere. (Santa Teresa di Gesù Bambino)
NEWS
Alegres na Esperança
de Pedro Almeida
Foi proposto aos jovens da FCIM a participação no Festival Diocesano da Canção Jovem da Mensagem Cristã, da Diocese de Leiria-Fátima. Sabendo que Deus se serve daqueles que estão à sua disposição, acredito que foi o Espírito Santo quem fez este convite. Além de proporcionar à FCIM a oportunidade de se envolver a nível diocesano, era, sem dúvida, mais uma missão para vivermos o nosso lema: por meio do Coração Imaculado de Maria, levar Cristo ao mundo.
Este festival, cujo propósito é incentivar a criação poético-musical a partir dos valores e da espiritualidade cristã, tornou-se uma oportunidade de usar o canto para chegar aos corações, e promover a presença da música cristã na evangelização e no quotidiano dos jovens.
"Alegres na Esperança" foi o tema do festival, inspirado na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Juventude. Mas como podemos ser alegres na esperança sem sermos testemunhas de Cristo Ressuscitado? Como podemos viver essa alegria sem desejar a pureza que envolve a vida dos Santos? E como ser alegres na esperança, tal como Maria, que permaneceu firme em Deus mesmo quando o mundo parecia se voltar contra Ela?
Como jovem consagrado desta grande Família e ainda com a “pressa no ar”, decidi colocar-me à disposição de Deus. Assim como Maria, entreguei o meu corpo, pensamento e voz ao Seu serviço. Acredito que foi o Espírito Santo quem me guiou, inspirando cada pensamento e cada palavra que saia dos meus lábios.
Talvez por nem sempre ter vivido da melhor forma e muitas vezes ter-me deixado levar pelos valores mundanos, o que me surgiu como letra foi, na verdade, uma oração. Uma súplica, para que, num mundo de falsas felicidades, possamos ser verdadeiramente alegres na esperança, ao ponto de levar Cristo a tudo e a todos. Cada verso da canção surgia da seguinte forma: “Fazei-nos, Senhor, chama viva...”, “Fazei-nos, Senhor, instrumentos do Vosso amor...”, e, a cada dois versos, ecoava: “Esperança, chama viva que ilumina e aquece os corações, fazei presente o amor de Cristo em todas as gerações”.
Alguns dias depois, ao adormecer, veio-me uma melodia ao pensamento. "Levantei-me apressadamente", peguei na guitarra e as notas começaram a acompanhar as palavras, dando vida à oração.
Com o apoio do João Branco, consagrado da FCIM, surgiu a primeira gravação da música com todos os instrumentos, que serviu como amostra. Ao juntar o grupo, os ensaios foram além dos ajustes técnicos; tornaram-se momentos de partilha e de aprendizagem, usufruindo dessas amizades santas que têm o mesmo objetivo: alcançar a vida eterna. Como podemos ser alegres na esperança sem essas amizades?
No dia do festival, apesar do nervosismo e da ansiedade que batiam em certos momentos, havia instantes em que todos os grupos presentes viviam exatamente o que o tema propunha. Na troca de olhares, nas palavras partilhadas e logo no início do dia com a Santa Eucaristia, era possível ver Cristo vivo!
A emoção de poder evangelizar através da música "Chama Viva" foi, de facto, especial, principalmente por tudo o que partilhámos e experienciámos.
Foi da vontade de Deus que seguíssemos no festival, conquistando a oportunidade de representar a diocese de Leiria-Fátima no Festival Nacional da Mensagem Cristã, que ocorrerá no próximo dia 19 de outubro, às 16h, no Parque das Nações, em Lisboa.
Independentemente do resultado, que certamente refletirá a vontade de Deus, a nossa única preocupação será sermos "esperança, tesouro a partilhar" e, como desafiados pelo Papa Francisco, permanecermos Alegres na Esperança.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO - 20 de Abril 2025 -
"Ele tinha de ressuscitar dos mortos"
SANTA PÁSCOA 2025
Cristo Ressuscitou! Aleluia!
O Silêncio de Maria
Sábado Santo
Se me doí, é porque há Amor
Sexta-feira santa
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Nostro Signore si occupa di ciascuna anima con tanto amore, quasi fosse la sola ad esistere. (Santa Teresa di Gesù Bambino)