MENU

NEWS

Levanta-te e anda!

Último Retiro Adolescentes do ano

Por Maria Inês Medeiros

Somos raparigas, muitas de nós a terminar a adolescência e a caminho da juventude. Sabemos bem o quão difícil é ser uma rapariga neste Mundo, mas sabemos que é mais difícil ainda ser uma rapariga cristã. Cada vez mais, à medida que crescemos, percebemos que o Mundo nos quer afastar do amor de Deus, e que, se queremos continuar no caminho certo, temos de remar contra a corrente e avançar.

Ainda que, muitas vezes, pareça que estamos sozinhas, Deus está sempre connosco.

O meu nome é Maria Inês, e tenho dezasseis anos. Comecei a frequentar os retiros para raparigas em abril, e este foi, portanto, o segundo retiro em que participei. Ainda que, até agora, tenha sido uma experiência muito curta, posso dizer que tem sido uma das melhores experiências da minha vida. Conhecer melhor o amor de Deus enquanto entro em contacto com uma realidade completamente diferente da minha realidade diária é uma experiência única.

Neste retiro para raparigas, a catequese do Padre Alberto teve como tema o pecado.

Por mais que tentemos negar, sabemos que o pecado está em nós, todos os dias da nossa vida. Quando pecamos, sentimo-nos mal. Ficamos desiludidos com nós mesmos, por entristecer alguém que nos amou tanto ao ponto de dar a sua vida por nós numa cruz. Sentimo-nos mal por fazer sofrer alguém que nos dá tanto, todos os dias, sem pedir nada em troca, a não ser que nos amemos como ele mesmo nos amou.

Contudo, nós não somos os únicos que pecamos. Assim também os grandes, os poderosos, aqueles que eram leais a Deus.

Neste retiro para raparigas, durante a pequena catequese do Padre Alberto, ele mesmo nos mostrou isso, contando-nos a história de David. Um homem tão poderoso, que mesmo na sua juventude venceu o poderoso Golias, apenas porque o seu amor e confiança em Deus eram maiores do que aquele Filisteu. Poderíamos acreditar que um homem assim, tão temente a Deus e Rei de um povo enorme, jamais cometeria um pecado tão grande como um homicídio. Mas a Palavra de Deus é verdadeira e, assim como todos nós, David mostrou-se fraco e afastou o seu coração do amor de Deus.

O Padre Alberto fez-nos ver que o pecado grande não surge de repente. Pelo contrário: o demónio entra em nós e, assim que encontra terreno fértil na nossa alma, planta a semente do pecado. No início, cometemos pecados menores mas, aos poucos, somos cada vez mais tentados, e acabamos como David, a cometer um pecado maior. E, sem o arrependimento, ficamos presos num ciclo de pecado, cegos da misericórdia do Pai.

Neste retiro, penso que houve dois momentos que mais me marcaram. O primeiro, não foi propriamente um momento, e sim uma frase dita pelo Padre Alberto durante a catequese: "Quando pecamos, tornamo-nos escravos daquele que nos odeia". O segundo momento foi quando, durante a sua homilia, o Padre Alberto nos lembrou do quão infinita é a misericórdia de Deus.

Não importa quantas vezes caímos no pecado, Deus vai estar sempre lá para nos estender a sua mão misericordiosa e dizer: "Levanta-te e anda".

As palavras do Padre Alberto fizeram-me pensar. Se quando pecamos somos escravos de quem nos odeia, e se reconhecemos isso mesmo, por que motivo continuamos a escolher este caminho? Penso que o Mundo faz, a todos mas especialmente aos jovens, acreditar que este caminho é o melhor e mais satisfatório. Talvez até seja, mas apenas para este Mundo. Mas, uma vez que pertenço a Deus, e não ao Mundo, este caminho não me leva até Ele.

Mas sei também que não o consigo fazer sozinha, pois sou fraca e preciso de ajuda.

Preciso de me aproximar mais de Deus e do seu amor, conhecê-Lo melhor e explorar o seu amor por mim. Sei que a caminhada até Ele é longa e demorada, mas acho que estou num bom caminho.

Em destaque

XII DOMINGO DO TEMPO COMUM - 23 de Junho 2023 - ANO B
«Quem é este homem, que até o vento e o mar lhe obedecem?»

Filha a tua fé salvou-te (parte primeira)
Conclusão do caminho dos Retiros Jovens 2024

XIº DOMINGO DO TEMPO COMUM - 16 de Junho 2024 - ANO B
"A menor de todas as sementas torna-se a maior de todas as plantas da horta"

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPISMO RAPARIGAS ( 13-17 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO MENINAS (7-12 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO RAPAZES (14-17 anos)
Campo de Férias ICMS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)