MENU

NEWS

O Verdadeiro Amor tem sempre a forma de cruz

Retiro de jovens

de Carolina Aguiar

 

 No passado domingo, 26 de fevereiro, estivemos reunidos para mais um retiro de jovens que ficou marcado também pelo início da Quaresma, o tempo favorável, um tempo de graça.

Como sempre, somos bem acolhidos por todos, fazendo-nos sentir em casa. E na verdade, ao estarmos reunidos como Igreja, formamos também uma família onde o centro é Cristo que nos espera.

Já na capela, iniciámos o nosso dia com Jesus, prontos para ouvir e acolher tudo o que Ele nos queria transmitir através da meditação daquele encontro. A catequese foi o mote para entrarmos na Quaresma, para prepararmos o nosso coração para o caminho que Deus quer trilhar connosco durante estes quarenta dias de deserto prolongando-o por toda a nossa vida, tendo consciência das lutas e tentações que teremos de enfrentar mas também sabendo com que armas podemos lutar para vencer o mal: a oração, o jejum e a esmola.

 

 

Ao escutarmos a explicação do Evangelho de São Mateus sobre as tentações que Jesus sofreu no deserto, percebemos que na nossa vida somos tentados da mesma forma, mas tal como Jesus não devemos escutar a voz daquele que nos tenta dar o mundo, o prazer e os bens terrenos porque no fim irá pedir contas de tudo aquilo que achámos ter sido oferta pois Satanás quer destruir a nossa vida porque tem medo que façamos coisas belas, que agradem a Deus. Ele tenta-nos através do nosso egoísmo, do nosso orgulho de nos acharmos capazes de fazer tudo sozinhos mas Deus vem ensinar-nos que o caminho verdadeiro pode ser estreito e difícil, mas será o único caminho para a felicidade plena, porque tudo o resto será uma alegria passageira, sem sentido, sem uma rocha firme para nos ampararmos. Mesmo não entendendo o propósito de Deus, mesmo que haja insegurança, o mais importante será a confiança que cada um de nós deposita n’Ele.

Partimos depois para um momento de reflexão pessoal e adoração diante do Santíssimo Sacramento, meditando nalgumas questões que foram colocadas ao longo da catequese: a tua vida foi feita para quê? A quem estás a pedir a felicidade? Para que vivo? O que ocupa o lugar central do meu coração?

 

Da parte da tarde, fomos visitar a nossa querida Mãe à Capelinha das Aparições que nos presenteou com um belo dia de sol, e junto dela conversámos e rezámos, visitando depois os túmulos dos Santos Jacinta e Francisco Marto. Voltando para os Servos, tivemos o momento de partilha que é sempre maravilhoso e enriquecedor, tanto o poder dar como escutar quem nos rodeia percebendo que muitas das vezes as nossas angústias, dificuldades e receios são os mesmos de outras jovens.

Para terminar o dia, rezámos o terço e participámos na Eucaristia relembrados do sacrifício que Jesus fez: morreu na Cruz por Amor a cada um de nós!

 

 

 

Em destaque

XII DOMINGO DO TEMPO COMUM - 23 de Junho 2023 - ANO B
«Quem é este homem, que até o vento e o mar lhe obedecem?»

Filha a tua fé salvou-te (parte primeira)
Conclusão do caminho dos Retiros Jovens 2024

XIº DOMINGO DO TEMPO COMUM - 16 de Junho 2024 - ANO B
"A menor de todas as sementas torna-se a maior de todas as plantas da horta"

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPISMO RAPARIGAS ( 13-17 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO MENINAS (7-12 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO RAPAZES (14-17 anos)
Campo de Férias ICMS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)