DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)
NEWS
Pedro Carvalho no Retiro Jovens de Fevereiro 2025
por Obra FCIM-Fátima
No Retiro Jovens FCIM de Fevereiro tivemos uma presença especial: o Responsável do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil.
Pedro Carvalho foi ter connosco principalmente para agradecer aos jovens FCIM que aceitaram o desafio de escrever em pouco tempo uma canção que apresentasse o DNPJ no passado Natal.
Aproveitando da ocasião pedimos-lhe para dar um testemunho sobre a sua vida e o seu caminho com Cristo no serviço que desenvolve na Igreja perto dos jovens.
De seguida algumas palavras que ele dirigiu a quem estava presente e que podem ser também de ajuda a todos os jovens.
“Esta ligação, muitas vezes, ao Evangelho é muito importante. Como é que nós somos cristãos no nosso dia a dia, na escola, na universidade, no desporto, na cultura, e eu acho que é conectar-nos com Jesus, e isto, leva-nos a ser diferentes. Às vezes parece que somos sozinhos a abrir caminho, e parece que Jesus só fala a mim e não fala aqui, a esta plateia, mas também dizer assim: com Jesus Cristo isto é só autoestrada, não nos vai custar nada esta aproximação a Jesus, mas, depois começamos a ver que há muitas janelas. Tanta janela, qual é aquela que eu abro e qual é aquela que eu fecho e começam as interrogações nas nossas vidas e começamos a desligar, e depois chegamos àquela parte: então mas eu achava que caminhar com Jesus Cristo era uma autoestrada, era uma linha reta e agora só curvas? Na minha vida foi isso.
E então, quando começam estas curvas no nosso pensamento, e naquelas curvas de: como é que eu vou fazer? Depois quero-me desviar, e não faz sentido, e começamos a fazer o quê? A jogar à defesa: eu já não sou cristão, já não vou à Eucaristia, já tenho medo de dizer algumas coisas… , jogar à defesa […]
Quando jogamos à defesa, eu acredito em vocês, e acredito que vocês sabem arriscar, que vocês são aventureiros, que os jovens querem também ser protagonistas, e que são poéticos, e que são irreverentes; e isto de arriscar leva-nos muitas vezes a querer ser diferente, a querer passar montanhas, a querer subir ao pico e parece que não há amanhã. E eu acredito em vocês, que são jovens que arriscam. Há outros como vocês que estão aqui!
Mais tarde damos por nós: O que eu quero da minha vida? O que é que Jesus Cristo quer da minha vida? E eu hoje ainda me pergunto o que é que Deus quis para eu estar director da Pastoral Juvenil. Opa! Eu não queria isto, não queria, nunca me tinha passado pela cabeça. E hoje ainda me questiono. E nós muitas vezes queremos olhar para o que Deus quer, qual é a visão de Deus para mim? Eu não tenho as respostas, cada um tem a sua, mas acho que Deus tem uma tarefa para nós, que cada um de nós tem uma tarefa em comunidade. Cada um de nós tem uma tarefa de subir a montanha, tem esta tarefa na sua comunidade. Qual é a nossa tarefa? É o nosso talento. Que talento é que nós temos para estar na Igreja?
Temos que ser nós a dar um passo. Sermos nós a carregar, sermos parte da solução, aprofundar as redes do diálogo entre todos; e então, eu acredito no talento dos jovens. Despertar o talento! […]
Eu acho que se cada um de nós puser os nossos talentos ao serviço, nas missões ou ao serviço da evangilização, nós conseguimos plantar o futuro, plantar o futuro da Igreja, de uma Igreja interpeladora que eu acredito que vocês têm, porque têm um olhar de beleza, que é um olhar de amor, uma energia enorme e este plantar o futuro só faz sentido convosco! Não deixem de dizer eu estou aqui. […]
Fermentem a humanindade, isto é bonito, e que sejamos peregrinos de esperança…
Não tenham medo de abraçar Cristo, não tenham medo de seguir o exemplo de Maria e sejam protagonistas deste tempo novo que precisamos para a Igreja de Portugal e pela Igreja universal”.
Pedro Carvalho
Responsável do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil
Obrigado Pedro pelas suas palavras, pela sua amizade, pela colaboração entre nós ao serviço de Deus e da Santa Igreja.
Nossa Senhora o acompanhe na sua missão de evangelização!
Ficamos juntos em Cristo.
Família do Coração Imaculado de Maria
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo - 19 Junho 2025 - ANO C
"Comeram e ficaram saciados"
PIEDADE
Os 7 Dons do Espírito Santo
SOLENIDADE DA SS.MA TRINDADE - 15 de Junho 2025- ANO C
«Tudo o que o Pai tem é meu. O Espírito receberá do que é meu, para vo-lo anunciar»
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)