MENU

NEWS

Retiro em Lisboa

Conclusão Retiros Jovens do ano

 De Nathalie Maalouf

 No dia 16 de junho de 2022, na festa do Corpo de Cristo, um grupo de jovens participou num retiro em Lisboa. De manhã bem cedo, saímos de Fátima e viajamos de carro até Lisboa. Após uma rápida paragem num café, seguimos para o nosso primeiro destino – a Basílica da Estrela. Esta Basílica é histórica, foi construída por ordem da Rainha D. Maria I, e foi a primeira igreja do mundo dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Aqui rezámos e admiramos as belas estátuas e pinturas que a integram, só depois nos dirigimos para a paragem principal da manhã.

A casa onde Santa Jacinta Marto esteve antes de ser internada no Hospital Rainha Estefânia durante a sua doença da Gripe Espanhola, em 1920.

Este lugar, na altura, era um pequeno Orfanato de Nossa Senhora dos Milagres dirigido por Madre Godinho, a qual recebeu Jacinta quando muitos outros estavam relutantes em aceitá-la.

Foi neste lugar que Nossa Senhora apareceu mais de uma vez à Jacinta, e recordaram-nos que estar naquele quarto era o mesmo que estar de volta à Cova de Iria. No quarto estava a cama da Jacinta e a cadeira onde ela viu Nossa Senhora sentada. No exterior do quarto existe uma coleção de pertences da Jacinta, que inclui o seu rosário, um vestido, as chávenas e as tijelas que ela usou. A poucos metros da sala há uma varanda com vista para a Capela, onde Jacinta terá rezado muitas vezes. Viver sob o mesmo teto de Jesus Escondido na Eucaristia foi motivo de grande alegria para a Jacinta. Também fizemos a nossa própria meditação e oração, e rezamos o terço em grupo no quarto da Jacinta. Em seguida, celebramos missa na igreja ao lado, com a comunidade das irmãs Clarissas.

Os planos para um almoço em piquenique ao ar livre foram arruinados (literalmente!), por causa da chuva e tivemos que ir para um seminário local onde fomos muito bem recebidos. Comemos a nossa deliciosa refeição de piquenique dentro de casa com uma ótima conversa ao redor da mesa. Também jogamos muito, incluindo fingir ser casas, correndo muito e reagindo rapidamente ao gritar 'Boom!' do vizinho. Cantámos músicas, aprendemos alguns passos de dança e conheci muitos membros da comunidade.

 À tarde participámos da procissão do Corpo de Cristo a partir da Igreja de Santo António. Milhares de pessoas juntaram-se à procissão, com orações e música tocada por alto-falantes ao longo do percurso. Pudemos ver o Santíssimo Sacramento que passou à nossa frente, um momento muito especial e emocionante. Ver tantas pessoas unidas em adoração pela Eucaristia foi lindo e uma experiência que jamais esquecerei.

 Regressados à Igreja de Santo António, recebemos a bênção final e decidimos caminhar até a vizinha Igreja de São Nicolau. Ali ficámos para a Adoração Eucarística e, como era a última paragem, fui refletindo sobre o dia que passamos em Lisboa. Foi um dia cheio, onde tivemos a sorte de visitar tantas igrejas bonitas, rezando e celebrando a eucaristia juntos. Tudo isto se tornou ainda mais especial, pois era a Festa do Corpo de Cristo. Apesar da agenda lotada, tivemos ainda tempo para oração individual e meditação, o que tornou este retiro completo.

Gostaria de agradecer a todos por me terem recebido no grupo e por tornarem esta experiência tão memorável. Gostaria de agradecer em especial ao Padre Luigi pela organização da viagem e à Irmã Glória por me ter convidar e me ter acolhido na comunidade.

 

Em destaque

XII DOMINGO DO TEMPO COMUM - 23 de Junho 2023 - ANO B
«Quem é este homem, que até o vento e o mar lhe obedecem?»

Filha a tua fé salvou-te (parte primeira)
Conclusão do caminho dos Retiros Jovens 2024

XIº DOMINGO DO TEMPO COMUM - 16 de Junho 2024 - ANO B
"A menor de todas as sementas torna-se a maior de todas as plantas da horta"

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPISMO RAPARIGAS ( 13-17 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO MENINAS (7-12 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO RAPAZES (14-17 anos)
Campo de Férias ICMS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)