MENU

NEWS

TODOS VÃO OUVIR A NOSSA VOZ

JMJ Lisboa 2023

de Diletta Lago

(Tradução Maria Laíns)

 Pessoas provenientes de todo o mundo,

cantando e dançando sem parar,

entre os dedos o terço, recitado em dezenas de línguas diferentes,

no céu as nossas bandeiras, hasteadas ao mesmo tempo com centenas de outras,

risos, amizades, jogos e orações em conjunto...

Mas, acima de tudo, estar ali por uma única e mesma razão: Jesus!

A peregrinação a Fátima, a Lisboa e à JMJ que acabámos de viver foram uma experiência inesquecível!!!

 Em Fátima vivemos momentos muito intensos, como as confissões, ou o terço e a procissão que fazíamos todas as noites a partir da capelinha do Santuário. Visitámos as casas dos pastorinhos, os locais das aparições e os museus locais, mergulhando ainda mais na história e na espiritualidade de Fátima.

 Tudo isso foi vivido num clima de unidade e oração, que nos preparou desde o início para a experiência da JMJ.

Já no santuário, todas as noites, encontrámos pessoas de todas as nações, jovens, grupos... cada um com a sua história, mas todos sob a proteção de Maria.

 Esta proteção acompanhou-nos também na vigília de encerramento da JMJ, em que participamos em Lisboa, entre sábado 5 e domingo 6 de agosto.

Fomos todos: rapazes e raparigas, padres e irmãs, seminaristas e postulantes.

Embora à primeira vista possa parecer um pouco "traumático" passar dois dias e uma noite ao ar livre, no meio de um milhão de pessoas, foi de facto um momento magnífico!

 Cantámos e dançámos, fizemos novos amigos, reforçámos os que já existiam, encontrámos pessoas de todo o mundo, rezámos o terço juntos, vimos o nascer do sol a partir dos nossos lugares... mas, acima de tudo, sentimos uma entre nós, todos nós, uma comunhão profundíssima !

Foi incrível ver como, no início da Adoração Eucarística nocturna, se fez um silêncio absoluto e as vozes de um milhão e meio de jovens cessaram para dar lugar ao diálogo de cada coração com Deus.

 Ele é o centro da nossa vida e foi Ele que nos levou a deixar as nossas casas para "embarcar" nesta aventura.

As palavras do Papa, pronunciadas na Missa de domingo de manhã, também nos tocaram profundamente: "Queridos jovens, não tenhais medo: vós sois a luz do nosso tempo!!!"

 Foi lindo o laço de comunhão e amizade que se criou entre todos nós, tornando-nos "um só" e anulando todas as diferenças: estávamos ali, todos juntos, cantando, dançando, conversando... todos movidos por um único objetivo.

 Esta peregrinação foi uma das experiências mais tocantes da minha vida e, agora que regressámos, apercebo-me do quanto tudo isto me mudou e ensinou.

Uma das coisas que mais me impressionou foi o que o Padre Luigi disse durante a missa de sábado:

"Este mundo precisa de jovens desesperadamente apaixonados por Jesus Cristo! (...) Não esperem para ser santos já agora!"

 ... Com isto termino, e gostaria de agradecer a todos os que participaram e tornaram estes dias tão bonitos, a todos os amigos, aos padres e às irmãs que nos acolheram e orientaram, mas sobretudo a Maria, nossa Mãe, que nos fez viver tudo isto e nos acompanhou com a sua presença e o seu olhar maternal em todos os momentos.

Obrigado a todos, de facto... Obrigado a todos!!!

 

Em destaque

RETIRO RAPARIGAS JANEIRO 2025
Uma experiência imperdível

VI DOMINGO do TEMPO COMUM - 16 Fevereiro 2025- ANO C
"Bem-aventurados os pobres. Ai de vós, os ricos"

RETIRO JOVENS
22 Fevereiro 2025

A importância do Coração
Carta Encíclica do Papa Francisco

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CATEQUESE FCIM - Lisboa
Hora de formação cristã

ADORAÇÃO EUCARISTICA QUINTA-FEIRA
Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas

Retiro Jovens
22 Fevereiro 2025

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Dio ha nascosto nella sua parola tutti i tesori, perché ciascuno di noi trovi una ricchezza in ciò che contempla. (Sant'Efrem)