MENU

NEWS

A origem da devoção ao Coração Imaculado de Maria

Doce Coração de Maria, sede a nossa salvação!

Por Regina Rebêlo

 A memória litúrgica do Imaculado Coração de Maria é comemorada no sábado seguinte à solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrada na segunda sexta-feira após a solenidade do Corpo de Deus. Os Corações de Jesus e de Maria estão sempre unidos.

Poderíamos dizer que a devoção ao Coração Imaculado de Maria, tem as suas raízes, na Sagrada Escritura. O Evangelista S. Lucas refere que Maria guardava os acontecimentos relacionados com Jesus, no seu coração (Lc 2, 51), e ainda, "Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração" (Lc 2,19).

 Durante a idade Média, e nos séculos seguintes, houve vários teólogos e místicos devotos do Imaculado Coração de Maria, tais como S. Bernardo, Santa Gertrudes, Santa Brígida, S. Bernardino de Sena, S. João Eudes. Este último foi um dos grandes apóstolos desta devoção, obtendo do Bispo de Autun, em França, a aprovação da celebração da festa do Coração Imaculado de Maria, em 1648.

Em 1805, o Papa Pio VII concedeu autorização para a celebração da festa às dioceses e congregações religiosas que lhe fizessem esse pedido. Posteriormente, em 1855, o Papa Pio IX aprovou a Missa e o Ofício próprios da festa do Imaculado Coração de Maria.

 As aparições de Nossa Senhora em Fátima, em 1917, reforçaram e aumentaram esta devoção. Na segunda aparição, a 13 de junho, Nossa Senhora diz à Lúcia: "(...) Jesus quer servir-se de ti para me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração". (Memórias da Irmã Lúcia IV) e a 13 de julho, na terceira aparição, "Para as (almas) salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração" ( Memórias da Irmã Lúcia).

A Virgem Maria expressa aos pastorinhos que a devoção ao Seu Coração Imaculado e maternal é um meio para a salvação dos homens.

Também na terceira aparição, Nossa Senhora, pede a Consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos primeiros sábados (este último pedido, será reforçado e explicado à Irmã Lúcia, quando Nossa Senhora lhe aparece, posteriormente, em Pontevedra e em Tuy).

Em 31 de outubro de 1942,durante a Segunda Guerra Mundial, o Papa Pio XII, consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria. Em 25 de março de 1984, o Papa João Paulo II, convidando os Bispos do mundo inteiro a unirem-se em oração, fez a consagração do mundo ao Coração Imaculado de Maria, diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, em Roma.

 Doce Coração de Maria, sede a nossa salvação!

 

Em destaque

As Flores de Nossa Senhora
Viva a nossa Mãezinha querida

XIX DOMINGO DO TEMPO ORDINARIO - 7 de agosto 2022 - ANO C
A Palavra de Deus comentada cada semana pelos Servos e Servas do CIM

O Campismo das MENINAS
Um verão cheio

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPO VOCACIONAL EM ITÁLIA
Castagno Val d'Elsa 3-17 Agosto

FÉRIAS DA FCIM NO GERÊS
Uma semana imperdível

EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS PARA COLABORADORES FCIM
Para aprofundar e renovar o próprio caminho de fidelidade a Deus na Família do CIM

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE