DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Sono la Madonna del Rosario; che continuino sempre a dire il rosario tutti i giorni. (La Vergine Maria il 13 Ottobre 1917 a Fatima)
NEWS
"Eis-me aqui, a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra, e o anjo afastou-se dela".
Aparentemente Maria parece ficar sozinha diante do mistério que lhe foi anunciado pelo anjo, em silêncio, em solidão; mas é o contrário, nela está presente a Palavra de Deus, Aquele que se proclamará Caminho, Verdade e Vida. A Virgem de Nazaré tem em si o Autor da Vida, é a sua morada, o seu templo, a sua casa.
Em Fátima, na aparição de junho, Nossa Senhora disse a Lúcia que Francisco e Jacinta iriam em breve para o céu, enquanto ela ainda ficaria por algum tempo, porque Deus queria servir-se dela para a fazer conhecida e amada; com estas palavras a pequena Lúcia ficou perturbada e a Senhora, como todas as mães, tranquilizou-a dizendo-lhe que não a deixaria sozinha, apontando para o seu Coração Imaculado como refúgio e o caminho que a conduziria a Deus.
O coração de Nossa Senhora é para todos nós, refúgio e caminho, porque sabe que somos frágeis e precisamos de uma mãe a quem possamos contar as nossas dores, uma mãe a quem possamos dirigir o nosso olhar e pedir ajuda.
Antes de morrer, a pequena Jacinta animou Lúcia dizendo-lhe: “Tu ficarás mais tempo nesta terra para dar a conhecer Nossa Senhora, diz a todos que Deus concede graças através do Coração Imaculado de Maria, desde que a ela recorram”.
Ouçamos as palavras da pequena Jacinta e dirijamos as nossas súplicas a Maria Santíssima, com a certeza de que, como boa mãe, ela nos ouvirá.
O coração de Maria Santíssima é um coração atento que não fica indiferente às necessidades dos outros. Informada pelo anjo que sua prima idosa está prestes a dar à luz, ela não se demora e inicia viagem.
À sua chegada, a saudação de Santa Isabel foi "Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?". Ela a reconhece -Mãe do Senhor-, sim, porque em seu seio está Deus, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade.
Em Fátima, Nossa Senhora mostrou aos três pastorinhos o seu Coração Imaculado coroado de espinhos que são os pecados que os homens continuamente lhe infligem e pelos quais pede reparação. Em particular, há cinco pecados que ultrajam o Coração Imaculado de Maria: um dos pecados são as blasfêmias contra a sua maternidade divina, recusando-se a aceitá-la como mãe de Deus e como nossa mãe, dada a nós do alto da cruz por Jesus. Nós queremos alargar o nosso olhar: Nossa Senhora pede também a reparação da mentalidade do aborto e anti-natalista do nosso tempo, a não abertura à vida, a sua própria recusa e a todos os substitutos da maternidade que infelizmente a mentalidade moderna propõe. Como reparar? Nossa Senhora pede apenas um pouco do nosso tempo: rezar o Santo Rosário, fazer uma confissão sagrada e receber a Sagrada Comunhão. Em suma, esforçarmo-nos para sermos bons cristãos, testemunhando com a vida o credo que professamos.
“Anuncio-vos uma grande alegria. Hoje nasceu para vós o Salvador do mundo”.
Os anjos trazem a mensagem aos pastores, a boa notícia da salvação, Deus nos ama e se fez carne mortal, assumiu a natureza humana para libertar o homem da escravidão de Satanás, para devolver aquela imagem que o pecado original havia desfigurado.
A Igreja é portadora da mensagem do Evangelho há mais de dois mil anos, assim como a mensagem que Nossa Senhora, por vontade de Deus, trouxe a Fátima ressoou em todo o mundo durante cem anos. O centro da mensagem de Fátima é em si o centro do Evangelho: conversão, oração e penitência. Nossa Senhora, em Fátima, através dos pastorinhos, pede também reparação pelos pecados que ofendem o Coração de Deus e o Seu Coração Imaculado. Deus está triste pelos muitos pecados do homem, este era o pensamento constante de Francisco – “nós não cometeremos mais nenhum pecado” - disse à sua prima Lúcia e à sua irmã Jacinta. Quanta consolação trouxeram estas palavras, concretizadas na vida quotidiana, aos Sacratíssimos Corações de Jesus e Maria. Reparar e consolar são atos de vontade que partem de um coração que ama e se esforça continuamente para amar. O coração de Nossa Senhora é um exemplo para nós, ela amou a Deus com todas as suas forças e aprendeu a amar também a cada um de nós, que crucificamos o seu Filho. Vamos à escola dela e ela, estejamos certos, não deixará de nos ajudar.
Maria e José, cumprindo as disposições da lei de Moisés para redimir o primogênito, apresentaram a sua oferta no Templo. O encontro com o ancião Simeão deixa os jovens pais um pouco chocados. "Ele está aqui para a queda e ressurreição de muitos em Israel e como um sinal de contradição." E, virando-se para Maria, disse: "Uma espada também trespassará a tua alma".
Sabemos bem, e os santos nos ensinam, que aquela espada predita por Simeão a Maria no seu Coração Imaculado foi a crucificação e morte de Jesus. Seu coração sofreu e sangrou ao ver o Filho, que era Deus, insultado, rejeitado e morto, mas ainda não foi tudo. O Coração de Nossa Senhora continua a sangrar pela dor de ver os seus filhos desperdiçando o sangue de Jesus, para se perderem no pecado. O Seu Coração Imaculado está entristecido porque muitas almas, disse ela na aparição de julho, vão para o inferno porque não há quem reze e se sacrifique por elas.
Nós, com a nossa pequenez, podemos consolar este Coração, antes de tudo oferecendo a nossa oração e, tal como os pastorinhos, oferecendo algum sacrifício, alguma pequena mortificação, que não só arrancará um sorriso da Mãe Celestial, trazendo o bem às almas, mas também nos fará crescer em virtude.
O Coração de Nossa Senhora é um coração que escuta: Ela, lemos nos Evangelhos, "guardava todas estas coisas no seu coração", ou seja, guardava e meditava sobre todos os acontecimentos que lhe haviam inquietado durante a vida, para compreender o plano de Deus cada vez melhor. A anunciação, a visitação, o nascimento de Jesus, os pastores, ter aquele recém-nascido nos braços e reconhecê-lo como seu Senhor, Salvador e Redentor, a busca angustiada de Jesus que pensavam que se tinha perdido e todos os outros acontecimentos da sua vida pública como a crucificação, a ressurreição e a descida do Espírito Santo, são acontecimentos que fazem parte da história da nossa salvação, que nos mostram o imenso amor que Deus tem por nós, mas também o amor que Maria Santíssima tem por nós, por cada um de nós. Ela escuta a dor de Deus que se ofende com o pecado e nos convida a meditar sobre os acontecimentos da nossa vida. Se ofendemos a Deus com pecado grave, ela maternalmente nos ajuda a aproximarmo-nos do trono da misericórdia de Deus com confiança através da confissão, certa de que ali há um Bom Pai que nos espera de braços abertos, porque o pecado que lhe causa mais dor é precisamente a falta de confiança na sua misericórdia.
Nesta dezena peçamos ajuda ao Coração Imaculado de Maria para fazermos uma bela confissão, aproximando-se deste sacramento com verdadeira contrição de coração e com o propósito de não voltar a pecar.
RETIRO RAPARIGAS
dos 13 aos 17 anos
Fechais os guarda-chuvas
Mensagem de Fátima
Retiros para JOVENS FAMÍLIAS
Convite a participar
XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - 12 de Outubro 2025 - ANO C
«Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro»
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Sono la Madonna del Rosario; che continuino sempre a dire il rosario tutti i giorni. (La Vergine Maria il 13 Ottobre 1917 a Fatima)