MENU

NEWS

Meditações para oração do Terço - 1º sábado

PElo santo padre

 

1-    O ANÚNCIO DO ARCANJO GABRIEL A MARIA SANTÍSSIMA

 

O Arcanjo Gabriel tem uma missão muito importante para todo ser humano: levar o convite de Deus a Maria Santíssima para ser a mãe do Messias. Ele é apenas o mensageiro, aquele que comunica as palavras do Deus Altíssimo. A Virgem Maria reconhece-O e acolhe o anúncio do anjo como vindo de Deus, não duvida, não pede provas, não hesita em aceitar a vontade de Deus para ela.

Antes de regressar ao Pai, Jesus quis deixar-nos, na terra, um ponto de referência de autoridade: é o Papa, um homem como nós, com as nossas próprias limitações e defeitos humanos, mas a quem garantiu a sua ajuda, a luz do Espírito Santo, no que diz respeito à liderança da Igreja. O primeiro Papa foi São Pedro, que, superando os seus medos, os seus defeitos e os mesmos pecados (lembremos a noite em que negou Cristo três vezes) O seguiu até o fim, firme na certeza de ser amado por Ele com infinito amor. O Santo Padre é para nós cristãos o guia por um caminho nem sempre fácil, cheio de altos e baixos; é a luz que indica o caminho certo, que nos ajuda a discernir a vontade de Deus, que nos ensina a viver como verdadeiros cristãos, num mundo muitas vezes obscurecido pela sedução do mal.

 

2-    A VISITA DE MARIA SANTÍSSIMA A SANTA ISABEL

 

A mensagem de Fátima é um apelo a uma vida de comunhão mais forte entre os homens. Nossa Senhora convida-nos a rezar uns pelos outros, a interceder junto a Deus pela salvação das almas de todos os necessitados. Na nossa vida, nada une mais do que a oração mútua, porque este é o sinal do amor verdadeiro. Um amor que vai além do conhecimento, do sangue e das amizades, que nasce da consciência de sermos filhos de Deus, independentemente da fé que todos professam.

Rezemos para que todos voltem ao aprisco do Bom Pastor que deu a vida pelas suas ovelhas, pela Santa Igreja sob a orientação do Papa que, com paciência e docilidade à vontade de Deus, nos impele à conversão, ao amor fraterno, à doação recíproca, sem preconceito de raça, idioma ou religião. No entanto, o primeiro passo a dar é sempre a oração, pois sendo verdadeira, leva a atos concretos de caridade.

 

3-    O NASCIMENTO DO MENINO JESUS ​​NA GRUTA DE BELÉM

 

Após as aparições do Anjo e de Nossa Senhora, a pequena Jacinta mergulhou completamente no mar do amor fraterno, vivendo plenamente o mandamento do amor. A sua vida se tornou numa doação contínua ao outro para que fosse salvo e ninguém acabasse no inferno.

Após a primeira aparição de Nossa Senhora, dois padres que vieram interrogar os pastorinhos recomendaram-lhes que rezassem pelo Santo Padre. Sem saber de quem falavam, Jacinta perguntou-lhes quem era e ao ouvir a resposta cresceu no seu coração um profundo amor por ele, nunca se esqueceu de rezar pelo "doce Cristo na terra". A partir deste momento, sempre que fazia um sacrifício, oferecia-o também ao Papa e no final de cada Rosário acrescentava-lhe sempre três Ave-Marias. A Irmã Lúcia dir-nos-á que um dos desejos da Jacinta era precisamente conhecer o Santo Padre.

Seguindo o exemplo da pastorinha, também nós aprendamos a rezar por aquele que é o vigário de Cristo nesta terra, para que seja guiado pela luz do Espírito Santo num mundo onde Cristo já não é Senhor e Rei.

 

4-    A APRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS ​​NO TEMPLO

 

Aos pastorinhos de Fátima Deus mostrou todos os sofrimentos pelos quais a Igreja iria passar. Na terceira parte do segredo vemos a visão profética da perseguição aos cristãos; sacerdotes, religiosos e leigos, todos aqueles que amam a Deus e querem defender o verdadeiro bem do homem são mortos, mas o seu sangue não é derramado em vão. Unido ao sangue do sacrifício de Cristo torna-se força para aqueles que ainda têm que lutar.

À frente desta linha de mártires vivos está o papa que avança sob os golpes. Aquele que primeiro anuncia e ensina a verdade de Cristo, que estimula os justos a viverem a sua vida cristã com coragem sem nunca abandonar os mandamentos de Deus, que exorta os pecadores à conversão, que é a imagem da misericórdia e da paternidade de Deus.

Ao decretar o ano jubilar da misericórdia, o Papa Francisco fez-nos sentir ainda mais forte o amor do Pai pronto a acolher cada criança que a Ele volta arrependida e a esperar pacientemente por aqueles que se afastaram Dele. Oferecemos esta dezena para que Nossa Senhora possa tocar muitos corações nestes dias de graça.

 

5-    ENCONTRO DE JESUS ​​ENTRE OS DOUTORES DO TEMPLO

 

Busquem a verdade! É isso que Jesus tenta ensinar aos doutores da lei quando fica três dias no templo falando com eles sobre as escrituras. O pequeno Jesus surpreende-os com a sua sabedoria e eles escutam-no apesar da sua pouca idade, porque reconhecem que as suas palavras vêm do alto. Nosso Senhor se torna um exemplo para todos nós, Ele faz-nos entender que não temos a verdade nas nossas mãos e que precisamos de acompanhamento e ajuda de um guia espiritual para entender a bondade de certas escolhas em determinadas situações que a vida, muitas vezes, coloca diante nós. Nas circunstâncias de cada dia temos os nossos pais, catequistas, professores, quem ocupa um cargo de autoridade, que devem sentir a responsabilidade de educar e formar. Por outro lado, nas questões de fé e de moral, Cristo deixou-nos uma mãe que guarda a sua Palavra, ensina e anuncia as verdades divinas: é a Santa Igreja Católica, que, embora feita de homens pecadores, é santa enquanto tem Cristo por cabeça e nós somos os seus membros. Ao Papa é dado o dom da infalibilidade em matéria de fé e moral e a promessa de que as portas do inferno não prevalecerão contra a própria Igreja.

A Irmã Lúcia dá-nos um grande exemplo de docilidade. Embora fosse a única dos pastorinhos de Fátima que permaneceu viva para guardar a mensagem de Nossa Senhora, deixou ao Papa a tarefa de verificar a sua autenticidade e divulgá-la. Lúcia imediatamente se confiou ao seu bispo também no que dizia respeito à sua pessoa e dócil ao seu guia. Ela avançou com firmeza no caminho que a levou a Deus.

 

 

Em destaque

Os elementos do discernimento: A familiaridade com o Senhor
A oração é uma ajuda indispensável para o discernimento espiritual

Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ)
“Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39)

Férias de Famílias da Grande Família do Coração Imaculado de Maria
As primeiras férias da Família do Coração Imaculado de Maria em Portugal

XXVI DOMINGO DO TEMPO ORDINARIO - 25 de Setembro 2022 - ANO C
A Palavra de Deus comentada cada semana pelos Servos e Servas do CIM

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

PRIMEIRO SÁBADO
"TEM PENA DO CORAÇÃO DE TUA SS.MA MÃE QUE ESTÁ COBERTO DE ESPINHOS"

PRIMEIRA SEXTA-FEIRA
"Quero abandonar-me no Coração de Jesus como um menino que repousa no coração da mãe"

CATEQUESE FCIM - Lourinhã
O Catecismo da Igreja Católica explicado pelos Servos e Servas do Coração Imaculado de Maria

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE