MENU

NEWS

Nossa Senhora da Conceição

Obrigada Mãezinha!

 Nossa Senhora da Conceição

 

Obrigada Mãezinha!

 

Hoje é um dia especial, é um dia de alegria uma vez que celebramos a solenidade da Imaculada Conceição.

A Igreja definiu como dogma e, portanto, como ensinamento inquestionável que a Virgem Maria, logo que começou a existir no ventre de Sant’Ana, isto é, desde o primeiro instante de sua conceção, foi preservada de toda a mancha do pecado original. Trata-se de um privilégio, de algo único da Virgem Maria, a quem não convinha ser manchada pelo pecado porque, tendo sido predestinada para ser Mãe de Deus, dela devia brotar Cristo como de fonte puríssima e de um Coração Imaculado. Este é o dogma que celebramos.

 

Maria não foi apenas preservada da culpa original, desde o momento da sua conceção, recebeu na alma dons sobrenaturais que, se comparada com a que foi concedida aos anjos e santos juntos e de todos os tempos, ela a todos excede e sobressai. É a plenitude de graça: Ave, Maria, gratia plena, cheia de graça!

 

O privilégio de Maria não foi só o ser preservada do pecado, mas também ter recebido uma capacidade de amar extraordinária, em razão de sua dignidade e missão como Mãe de Deus.

Deus, ao agraciar Maria, não o fez só por ela, mas também por nós. Sim. Quando Deus escolhe e privilegia alguém, não o faz apenas por causa do privilegiado, mas por todos os que beneficiarão de tais privilégios. É assim que Deus, elegendo Abraão, nele escolheu o seu povo inteiro e, escolhendo o seu povo, escolheu nele todas as pessoas. É assim que Cristo, amando o discípulo amado, amou os demais discípulos. E é assim que, amando a Virgem Maria, Deus nos amou a todos.

 

Deus deu-nos a Virgem Maria. Como recorda S. Teresinha do Menino Jesus, interrogada se preferiria ser Teresinha ou Maria: “Prefiro ser Teresinha, porque a Virgem Maria não teria uma mãe tão boa como a que eu tenho”. Eis o privilégio de ter recebido a Virgem Maria!

 

Nós não somos imaculados; somos miserável e desgraçadamente, manchados pelo pecado, e não só pelo original como pelos atuais de nossa própria vida.

 

Deus deu-nos a Imaculada, essa maravilhosa troca em que damos à Virgem SS. o nosso coração, enfermo e leproso, e dela recebemos o seu Coração Imaculado.

 

É isto que quer dizer aquele “Eis aí a tua mãe, eis aí o teu filho” (cf. Jo 16, 26s). Tudo o que é dela agora é meu, e tudo o que é meu agora é dela.

 

Como viver esse mistério de amor? Vivendo com devoção e verdadeira prontidão as mesmas virtudes deste Coração Imaculado. Pois o verdadeiro devoto da Virgem Maria é o que lhe imita as virtudes, porque sabe serem suas essas virtudes: a fé da Virgem Maria é minha, a sua esperança, o seu amor, a sua humildade, tudo é meu. Eu posso por isso tomá-lo para mim!

 

Receber a Virgem Maria em minha casa, em meu coração, ser todo dela e tê-la toda para mim, é, na prática, querer imitá-la no dia a dia.

 

É ter as atitudes e critérios que ela teria, ao escolher uma roupa, ao dirigir a alguém uma palavra, na hora de ver um vídeo: que faria ela? Ser verdadeiramente devoto da Virgem Maria é configurar-se ao seu Coração Imaculado, que nos foi dado como presente.

 

Agradeço muito a Nossa Senhora ter-me dado a honra de partilhar o dia do meu aniversário com Ela. Ter nascido neste dia, faz-me sentir muito feliz e muito abençoada, sinto que estou desde sempre no Seu Coração Imaculado.

 

Obrigada Mãezinha!

 

Adaptado de:

https://agencia.ecclesia.pt/portal/

 

https://opusdei.org/pt-br/article/preparar-a-solenidade-da-imaculada-conceicao-de-nossa-senhora/

https://padrepauloricardo.org/episodios/solenidade-da-imaculada-conceicao-de-nossa-senhora-mmxxi

 

 

 Leonor Santana Barroca

Em destaque

Cinco Chagas de Cristo
Uma festa portuguesa: as Cinco Chagas de Cristo

Catequeses FCIM Fevereiro 2023
Guarda Datas & Sítios

Retrato de Francisco
Espiritualidade

PRIMEIRO SÁBADO
Quarto Mistério Gozoso

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

ADORAÇÃO EUCARISTICA QUINTA-FEIRA
Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas

CATEQUESE FCIM - Lourinhã
O Catecismo da Igreja Católica explicado pelos Servos e Servas do Coração Imaculado de Maria

CATEQUESE FCIM - Lisboa
O Catecismo da Igreja Católica explicado pelos Servos e Servas do Coração Imaculado de Maria

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE