DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Il Rosario si pone nella migliore e più collaudata tradizione della contemplazione cristiana. (San Giovanni Paolo II)
NEWS
Lembrando M.Teresa
de Sr. Paola Lanzilotti icms
É 10 de setembro de 1946, estamos na Índia; uma jovem freira viaja de comboio de Calcutá para Darjeeling, onde irá passar o seu retiro anual no convento das freiras de Loreto; essa freira é hoje conhecida como Madre Teresa de Calcutá. Trata-se de um episódio digno de nota, pois foi precisamente nesse dia que esta mulher, que marcou a história da Igreja e do mundo inteiro, ao ver a pobreza que a rodeava, recebeu o seu «chamado no chamado», o de dedicar inteiramente a sua vida ao serviço dos mais pobres entre os pobres.
Para vos falar da virtude da caridade, poderia ter recorrido ao Catecismo da Igreja Católica e aprofundado as suas definições (que, de qualquer forma, vos convido a ler nos números 1822-1829), mas creio que, neste sentido, a vida é mais eloquente e pode ajudar mais a penetrar no mistério do que a Igreja nos ensina com as palavras e com o exemplo dos santos.
O que aconteceu no coração da Madre Teresa naquele dia? O que a marcou de tal forma a ponto de tomar a decisão tão radical de deixar a Congregação a que pertencia e na qual era feliz, para fundar outra? Foi uma inspiração divina, um sopro do Espírito Santo que a atingiu inesperadamente; assim é Deus, ama falar-nos de forma concreta, num momento preciso. Parafraseando o nosso fundador, diria que, naquele dia, a caridade cantou no coração da Madre Teresa e, como ele sempre dizia, é impossível não sentir o impulso para a ação.
Muitas vezes confundimos, misturando entre si realidades que não são a mesma coisa, mas que talvez sejam fruto da mesma árvore, com sabores diferentes.
Hoje assistimos até a um uso impróprio e errado da palavra «Amor», que confunde emoções passageiras e afetos; algo que parte da «barriga» e não do coração. Pensemos na compaixão que instintivamente sentimos ao ver uma pessoa doente e que logo esquecemos de rezar por ela, ou nas tantas relações que terminam e que não eram amor, porque o amor é para sempre e nunca se transforma no seu oposto.
Para nos aprofundarmos na Caridade, leiamos a esplêndida página que Deus escreveu através daquela que se definia como «um lápis nas mãos de Deus».
Percebemos, antes de mais, que a iniciativa é do Espírito Santo. Do grego charis — graça —, esta virtude é um dom que vem do alto. Madre Teresa já tinha certamente experimentado isso no início da sua vocação, durante todos os anos em que se dedicou ao ensino entre as irmãs de Loreto; agora, essa mesma voz, de forma mais forte, impele-a noutra direção.
A caridade é simplesmente uma resposta livre a um amor que nos precede. Quem se sente amado, ama. Se isto é válido a nível humano, é ainda mais válido na nossa relação com Deus. Ninguém pode, com plena razão, justificar-se por não saber amar, alegando não ter sido amado, por exemplo, pelos próprios pais, pois todos fomos amados e salvos pelo amor gratuito de Cristo. O que faz a diferença é encontrar-se com este amor de Deus, sentir no próprio coração que Ele te ama.
Vemos tantas pessoas que querem fazer o bem, mas não como resposta a um chamamento de Deus. Chamamos a este tipo de amor: altruísmo, solidariedade, filantropia, que se traduz em empenho social; mas este serviço não é necessariamente caridade, pode ser um simples «bem-pensar», fazer o bem porque é certo, porque é bonito, porque me faz sentir bem, ou um simples dever, ou mesmo uma obrigação; e como se vê que a tua ajuda a um doente, a um pobre, ao teu próprio filho ou ao teu pai idoso, é prestada mais por um dever moral do que por amor.
Isto não é caridade e percebe-se logo, porque acaba, mais cedo ou mais tarde, e porque não tem a delicadeza da verdadeira caridade.
Ao amor que lhe canta no coração, Madre Teresa associa o Evangelho: «O que fizestes ao mais pequeno dos meus irmãos, a Mim o fizestes» (Mt 25,40).
Ela dizia: «Ajudamos os mais pobres dos pobres porque acreditamos nas palavras de Jesus. O trabalho que fazemos não é mais do que o nosso amor a Deus traduzido em ação; por isso, não é importante o quanto fazemos, mas quanto amor colocamos naquilo que fazemos. O objetivo é saciar a sede de Jesus, que morreu na cruz por amor às almas». É uma perspetiva completamente diferente.
Ver Jesus no irmão que está ao meu lado, não só nos pobres, mas a começar por quem vive comigo, e amar por causa de Jesus, mesmo quando não consigo ver Jesus nesse irmão, muda a minha forma de me relacionar com os outros e ajuda-me a ser caridoso. A caridade não se exerce apenas nas grandes circunstâncias da vida, nas missões... uma alma que possui, ainda que imperfeitamente, esta virtude, exerce-a a partir do seu quotidiano, cuidando daqueles que tem por perto, antes de mais nada, vigiando as suas próprias atitudes para não ofender, não ferir o outro, pelo menos voluntariamente. Sede suaves e gentis nas palavras, mesmo que firmes na defesa da verdade.
Nunca se ofendam com nada e nunca ofendam ninguém. Esta é a mais bela caridade, dizia o nosso fundador.
Se formos objetivos, é natural admitir que nenhum de nós tem a força para amar assim. Porque não estamos num plano humano. E aqui gostaria de fazer uma digressão sobre o amor humano, que não deve ser demonizado, como uma certa tendência espiritualista nos quer fazer acreditar. Não, de forma alguma. Somos seres humanos e partimos do amor humano, dessas relações humanas belíssimas e profundas que podemos tecer. O amor humano, porém, tem um limite, que é o meu limite humano e também o do outro. Enquanto ser humano, só posso amar até certo ponto e será difícil para mim continuar quando o outro me trai, me ofende, me abandona; o mesmo se aplica a Deus: será difícil para mim amá-Lo quando Ele permanece em silêncio, quando permite que a dor entre na minha vida — ainda pior se for injusta, se eu for inocente. É aqui que a fé de muitos vacila.
O amor humano é um trampolim para um amor maior, não é a verdadeira caridade. Como dar esse salto? Muitas vezes, animados pelas melhores intenções, agarramo-nos ao hino à caridade de São Paulo e começamos a fazer propósitos: serei paciente, benevolente, não invejoso, não irascível... e, pouco depois, os propósitos são varridos como um castelo de cartas ao vento.
Madre Teresa dizia: «A Eucaristia é o primeiro alimento do nosso sustento; é por isso que o coração das nossas casas é a capela. O nosso amor não é pelo trabalho, mas pelo homem em quem vemos Cristo». A quem lhe perguntava como conseguia fazer tudo o que fazia, a Madre respondia: «É simples: rezo». É sabido que o dia da Madre e das suas irmãs começava com a adoração eucarística. Ela não rezava quando tinha tempo, talvez depois de ter servido os pobres; servia os pobres e era caridosa com as suas irmãs porque antes tinha rezado, ou seja, tinha-se encontrado com Deus. Do silêncio, do cuidado com o recolhimento interior, da união com Deus — que continuava no contacto com Ele ao cuidar dos pobres — nascia a Caridade, aquela sobrenatural.
O amor deseja cantar no coração de cada um de nós; talvez, se a nossa vida ainda não é um testemunho vivo desse amor, seja porque passamos pouco tempo em silêncio a descobrir e a saborear o quanto Jesus nos ama pessoalmente, ou porque estamos demasiado distraídos para reconhecer que Deus me está a amar através do coração e dos braços abertos de alguém que me espera.
«O fruto do silêncio é a oração; o fruto da oração é a fé; o fruto da fé é o amor e o fruto do amor é o serviço».
Não partamos sempre do serviço, que muitas vezes é fruto do entusiasmo e da boa vontade de amar; partamos do silêncio e da escuta do Espírito, e Ele nos dirá como amar; melhor ainda, Ele próprio amará dentro de nós, levando-nos a dar a vida pelos amigos e a saber perdoar quem não nos amou.
«Deus é Amor. Quem permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele» (1 Jo 4,16).
XXVII DOMINGO DO TEMPO COMUM - 4 de Outubro 2026 ANO A
«Arrendará a vinha a outros vinhateiros»
PRIMEIRO SÁBADO
Terço no primeiro sábado do mês
Hoje sou toda de Deus
Primeira Profissão Religiosa de Ir. M. Beatriz Martins
XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM - 27 de Setembro 2026 - ANO A
«Arrependeu-se e foi. Os publicanos e as mulheres de má vida passarão à frente de vós no reino de Deus»
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Il Rosario si pone nella migliore e più collaudata tradizione della contemplazione cristiana. (San Giovanni Paolo II)