MENU

NEWS

S. Francisco de Sales

Fazei tudo por amor

S. Francisco de Sales

 

Fazei tudo por amor, nada por força. É melhor amar a obediência do que temer a desobediência.

 

Francisco de Sales foi um pai espiritual para muitos santos (inclusive S. João Bosco), daí ser considerado Doutor da Igreja do sec XVII.

 

Aos 18 anos foi tentado pelo ambiente calvinista, achando que nunca iria para o Céu e foi nesta altura que em vez de cair no desanimo e perder-se, resolve tomar a decisão de entregar-se por completo a Deus querendo agradá-lO a todo o custo, ainda que não soubesse o seu destino.

 

Assim ao sentir-se condenado,  reza a oração “Lembrai-vos” diante da imagem de Nossa Senhora do Livramento e decide ser Padre.

 

Como Bispo de Genebra foi enviado para uma grande missão numa região protestante onde a sua presença, repleta de bondade e mansidão, atraía muitas almas para um caminho de conversão.  S. Francisco não se deixava ficar por aqui, preocupando-se com a santificação de todos. Assim, ensinava o caminho de santidade, mostrando que todos somos chamados a percorrê-lo.

 

E então como ser santo?

 

Seguindo o exemplo, podemos definir o nosso programa de vida:

 

- Viver em união com Deus

 

- Definir momentos fortes de oração diária

 

- Conviver de forma saudável

 

- Ser empenhado e cuidadoso em tudo o que fazemos

 

Olhando para a vida deste grande Santo, vemos o quanto se preocupava com cada momento presente, tentando praticar não o que lhe apetecia, mas o que fosse agradável a Deus.

 

Porque é que nos esquecemos por vezes da 2ª parte?

 

Talvez se dermos alguma ordem à nossa vida, redefinindo prioridades, vamos acabar por entender que só conseguiremos perceber o nosso papel se nos aproximarmos cada vez mais do Criador.

 

A oração não pode ser um extra na nossa vida, mas sim o meio mais eficaz para sondar o nosso coração para ver se ele está disposto a despojar-se de todos os seus hábitos e vontades próprias e indisciplinadas que nos distraem constantemente do verdadeiro sentido da nossa vida, procurando e pedindo maior união a Deus para cooperarmos nesta grande obra.

 

O Batismo é o ponto de partida mas não a chegada. Temos de ter a coragem de S. Francisco de Sales para arregaçar mangas e dar o salto para a união espiritual, só assim saberemos ama-lO, amar os Seus conselhos, cuidar dos outros como Cristo faria. 

 

Não sabemos quanto tempo temos nem como Ele opera mas acreditamos que Ele está aqui e agora e que nos abraça e conduz. Deus vai-nos dando uma luz cada vez mais clara e de uma intensidade crescente.

 

Momentos difíceis? Havemos de ter sempre. Não o tiveram São José, Maria e até Jesus, nos seus três anos de vida pública, o próprio Deus? Porque haveríamos de ser diferentes? Ser cristão não é ter a vida facilitada, sem dificuldades ou provações, ser cristão é a exemplo de São Francisco de Sales e de todos os outros santos, olhar para as adversidades e vislumbrar nelas um sentido útil e até corredentor com Cristo e com a sua mãe Maria Santíssima.

 

 Adaptado de: Tratado do Amor de Deus, S.Francisco de Sales

 

 Helena São Payo

Em destaque

Cinco Chagas de Cristo
Uma festa portuguesa: as Cinco Chagas de Cristo

Catequeses FCIM Fevereiro 2023
Guarda Datas & Sítios

Retrato de Francisco
Espiritualidade

PRIMEIRO SÁBADO
Quarto Mistério Gozoso

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

ADORAÇÃO EUCARISTICA QUINTA-FEIRA
Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas

CATEQUESE FCIM - Lourinhã
O Catecismo da Igreja Católica explicado pelos Servos e Servas do Coração Imaculado de Maria

CATEQUESE FCIM - Lisboa
O Catecismo da Igreja Católica explicado pelos Servos e Servas do Coração Imaculado de Maria

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE