MENU

NEWS

S. João Batista

Preparai o caminho do Senhor, tornai retas as suas veredas


São João Batista

 

Preparai o caminho do Senhor, tornai retas as suas veredas

 

A Igreja  celebra o nascimento de São João Batista, precursor e profeta do Senhor a 24 de Junho. 

 

Os pais de São João Batista, Zacarias e Isabel, eram estéreis já em adiantada idade, Deus prometeu-lhes um filho. Um dia quando Zacarias estava no templo a cumprir as suas obrigações como sacerdote apareceu-lhe um anjo do Senhor de pé. Quando viu o anjo, assustou-se e ficou cheio de medo. O anjo disse-lhe:

 

“Não tenhas medo, Zacarias! Deus ouviu as tuas orações: Isabel, tua mulher, vai dar-te um filho e lhe darás o nome de João.  O teu filho será grande diante de Deus não beberá vinho, nem qualquer bebida alcoólica, e será cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe.”

 

Zacarias perguntou ao anjo como podia ter a certeza disso, se já estava velho e a sua mulher também, ao que anjo lhe respondeu:

 

“Eu sou Gabriel, estou ao serviço de Deus, mas como não acreditas-te no que te disse, vais ficar mudo, sem poder falar, até ao dia em que isso acontecer, pois tudo se realizará no tempo devido.”

 

O evangelho de Lucas 1,39-45 relata-nos que a sua mãe Isabel, encontrava-se grávida, quando recebeu a visita da sua prima Maria, que também estava grávida de Jesus, e o menino João exultou de alegria no seio materno ao ouvir a voz de Maria, enquanto Maria manifestou a sua gratidão ao entoar um hino de gratidão ao Senhor (Magnificat).

 

São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo. Perguntaram ao pai que nome é que ele gostaria,  e numa tábua Zacarias escreveu: “ O nome dele é João.” Todos ficaram muito admirados, e nesse momento Zacarias recuperou a fala e cantou um hino de louvor  ao Senhor (Benedictus).

 

João terá participado da vida monástica de uma comunidade, à beira do Rio Jordão ou Mar Morto e vivia em profunda penitência e oração. O Evangelista Mateus descreve: “João usava um traje de pelo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins, alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre”. 

 

João Batista foi o último precursor e o último profeta a anunciar o Messias, preparou o caminho do Senhor com pregações convidando os fiéis a uma mudança de vida e ao batismo de penitência, por isso, Jesus Cristo reconheceu a grandeza de São João Batista, descreve o Evangelista Mateus, 11,11:

 

 “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista.” 

 

“Preparai o caminho do Senhor, tornai retas as suas veredas!

 

Pregava João Batista convidando o povo à conversão, com expressões fortes que escandalizavam os fariseus e o próprio Herodes, a quem censurou também por ter casado com a sua cunhada.

 

De acordo com as Sagradas Escrituras em Mateus 3,11: “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo”. 

 

Entretanto, Jesus apresenta-se no rio Jordão para ser batizado por ele. João recusou por não se sentir digno de batizar o próprio Messias, mas João aceitou com dignidade e honra e tornou-se testemunha que o Espírito Santo desceu sobre Jesus. 

Após ter batizado Jesus Cristo afirmou: “Agora a minha alegria é completa. Ele deve crescer e eu, ao invés, diminuir”. A sua missão foi comprida, reconhecida a presença do Messias, João que não era a luz, mas tinha vindo para testemunhar a luz, reconheceu-O como: “Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo” e mandou que os seus discípulos seguissem Jesus.

 

Herodes reconhecia nele um homem justo, não queria mandar matá-lo, no entanto Herodíades venceu, convencendo a sua filha Salomé a pedir-lhe, como prêmio da sua dança num banquete, a cabeça de Batista, fazendo com que João acabasse por morrer decapitado. 

 

João mostra-nos que virtudes como solidão e na penitência ao retirar-se para o deserto, para preparar a sua missão, em que vivia em grande austeridade; comia e vestia com moderação e rigor, vivendo em virgindade, jejum e oração; na verdade e humildade.

 

Por fim, João pode ser modelo para os jovens, para os pregadores e modelo para todos os cristãos que devem ser, como ele, precursores de Jesus e testemunhas da verdade.

 

Retirado de : Santos ao Ritmo da Liturgia - https://santo.cancaonova.com/

 

Vera Chumbo

 

 

 

Em destaque

As Flores de Nossa Senhora
Viva a nossa Mãezinha querida

XIX DOMINGO DO TEMPO ORDINARIO - 7 de agosto 2022 - ANO C
A Palavra de Deus comentada cada semana pelos Servos e Servas do CIM

O Campismo das MENINAS
Um verão cheio

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPO VOCACIONAL EM ITÁLIA
Castagno Val d'Elsa 3-17 Agosto

FÉRIAS DA FCIM NO GERÊS
Uma semana imperdível

EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS PARA COLABORADORES FCIM
Para aprofundar e renovar o próprio caminho de fidelidade a Deus na Família do CIM

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE