MENU

NEWS

S. João Paulo II

O Papa de Fátima

JOÃO PAULO II


O Papa de Fátima

 

 Karol Józef Wojtyła nasceu em Wadowice, Polónia, em 1920. Sua família e infância foram marcadas por diversos lutos. Em 1939, quando a Alemanha nazista invadiu a Polônia, o Terceiro Reich fechou a Universidade Jagelônica, em Cracóvia, que ele frequentava. Então o jovem Karol começou a trabalhar, primeiro, numa pedreira e, depois, numa fábrica de produtos químicos Solvay, para poder sobreviver e evitar a deportação para a Alemanha. No Outono de 1940 trabalhou como operário nas minas de pedra e depois numa fábrica química. Em Outubro de 1942 entrou no seminário clandestino de Cracóvia e a 1 de Novembro de 1946 foi ordenado sacerdote.

 

A 4 de Julho de 1958, Pio XII nomeou-o bispo auxiliar de Cracóvia. Recebeu a ordenação episcopal a 28 de Setembro seguinte.

 

Primeiro como auxiliar e depois, a partir de 13 de Janeiro de 1964, como arcebispo de Cracóvia, participou em todas as sessões do concílio Vaticano II. A 26 de Junho de 1967 foi criado cardeal por Paulo VI.

 

Em 1978 participou no conclave convocado depois da morte de Montini e no sucessivo após o inesperado falecimento de Luciani. Na tarde de 16 de Outubro, depois de oito escrutínios, foi eleito Papa. Primeiro Pontífice eslavo da história e primeiro não italiano depois de quase meio milénio, desde o tempo de Adriano VI (1522-1523).

 

Escolheu o nome João Paulo II e implantou no seu papado os valores que tinha aprendido ao longo da vida no anúncio do Evangelho de Cristo. Manteve um discurso conciliador e pacificador, mediando a paz em várias situações de conflito, porém, sem se desviar da luta contra a influência comunista na Polónia e sem uso de nenhuma arma, senão o Evangelho e o amor. Defendeu fortemente os valores da família – que chamou de Santuário da Vida – e a inviolável dignidade de todo ser humano dentro do projeto de amor de Deus por cada um – de onde brota aquilo que ficou conhecido como a Teologia do Corpo

 

’Totus tuus’’: Todo teu, Maria, de São Luís Maria Grignion de Montfort foi o brasão, o lema episcopal, a paixão de João Paulo II... declarou seu amor e total devoção à Virgem Maria, particularmente à Nossa Senhora de Częstochowa, padroeira da Polônia - a Fátima do povo polaco.  Consagrou a sua vida a Nossa Senhora. Era a expressão da dádiva completa, de nada lhe pertencer de corpo e alma, porque tudo foi entregue à Mãe de Jesus.

 

Por isso também entendeu Fátima quando notou que a bala, que o atravessara e que por um nada não lhe retirou a vida, aconteceu a 13 de Maio e um ano após o atentado -1982 – decide vir a Fátima como peregrino. Em sinal de agradecimento à Mãe de Deus, que o salvou com a sua mão materna, o Papa pediu para colocar a bala, com a qual foi atingido, na coroa da estátua de Nossa Senhora de Fátima.

 

Volta em 1991 e no ano 2000 está de novo em Fátima. Integra-se por inteiro do terceiro segredo que referia um atentado ao "homem vestido de branco". Beatifica os pastorinhos e abre a porta para a canonização dos Pastorinhos

 

Não constitui exagero dizer que  João Paulo II é "O Papa de Fátima". Ele próprio se integra nas revelações aos Pastorinhos.

 

 João Paulo II criou as Jornadas Mundiais da Juventude, escreveu 14 encíclicas, organizou 15 assembleias do Sínodo dos Bispos, nomeou 231 cardeais, beatificou 1338 pessoas e canonizou 482 santos. Mas foi além das palavras e demonstrou sua santidade, mesmo nos momentos de dor. Nos últimos anos de vida lutou bravamente contra o Parkinson.

 

 João Paulo II faleceu em Roma, no Palácio Apostólico do Vaticano, no sábado, 2 de abril de 2005, às 21h37, às vésperas do Domingo in Albis ou da Divina Misericórdia, por ele instituído. Seu pontificado foi o terceiro mais longo da história, depois de São Pedro e de Pio IX. Seu solene funeral ocorreu na Praça São Pedro, no dia 8 de abril, com uma participação incrível de pessoas. João Paulo II foi beatificado no dia 1 de maio de 2011, por seu sucessor imediato, Bento XVI, e canonizado pelo Papa Francisco, em 27 de abril de 2014. O seu convite feito na homília do início do seu pontificado continua a ecoar:

 

Não tenhais medo! Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo!“.

 

 

 

São João Paulo II, rogai por nós!

 

 

 

https://www.fatima.pt/pt/news/sao-joao-paulo-ii-e-a-virgem-de-fatima

 

https://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/padre-antonio-rego/detalhe/joao-paulo-ii---totus-tuus--

 

https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/10/22/s--joao-paulo-ii--papa.html

 

https://santo.cancaonova.com/santo/sao-joao-paulo-ii/

 

 Edmilson Ferreira

Em destaque

Retiro para Famílias
26 de Outubro 2025

XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM - 19 de Outubro 2025 - ANO C
«Deus fará justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam»

Onde mora a Felicidade?
Uma viagem em busca de ti

RETIRO RAPARIGAS
dos 13 aos 17 anos

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

ADORAÇÃO EUCARISTICA QUINTA-FEIRA
Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas

RETIRO DAS RAPARIGAS
25 Outubro 2025

Onde mora a Felicidade?
Uma viagem em busca de ti

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Il Rosario è, da sempre, preghiera della famiglia e per la famiglia. (San Giovanni Paolo II)