MENU

NEWS

S. Pedro e S. Paulo

Inseparáveis

São Pedro e São Paulo

 

Inseparáveis

 

"Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Esta foi a resposta de Pedro quando Jesus perguntou aos discípulos "E vós, quem dizeis que Eu sou?". Para Paulo, viver era Cristo, escrevendo ele que estava preparado para se "oferecer como sacrifício" (Flp 1, 21).

 

Chamados pelo Papa Bento XVI de "principais patronos da Igreja de Roma", ambos os santos são considerados os pilares da Igreja Católica, tendo Jesus dito a Pedro "tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16, 18).

 

Reconhecido pelos católicos como o primeiro papa, Pedro assumiu a liderança da Igreja após a ressurreição e ascensão de Cristo, servindo como uma guia e garantindo que os restantes discípulos se mantivessem na fé, mantendo vivo o verdadeiro caminho trilhado por Jesus.

 

Já Paulo é conhecido como o apóstolo dos gentios, tendo passado grande parte da sua vida em missões de pregação do Evangelho pelo mundo mediterrâneo. Antes de ser converter, Paulo era conhecido como Saulo de Tarso, mas após um encontro com Cristo, em Damasco, onde foi batizado e recuperou a visão, Paulo tornou-se no grande evangelizador.

 

Patronos de Roma, São Pedro e São Paulo foram martirizados na cidade, tendo Pedro passado os seus últimos anos liderando a Igreja durante a perseguição, até à sua morte. Crucificado de cabeça para baixo, a seu pedido, por não se considerar digno de morrer como o seu Senhor, Pedro foi enterrado na colina do Vaticano, tendo a Basílica de São Pedro sido construída sobre o seu túmulo. Por sua vez, Paulo foi decapitado também em Roma, estando enterrado na Basílica de São Paulo.

 

Relembrando a pergunta de Jesus aos discípulos "E vós, quem dizeis que Eu sou?”, percebemos que Jesus dirige esta pergunta vital a nós, tornando-se esta uma verdadeira pergunta de vida, que pede uma resposta adequada. Assim, seguindo os exemplos de São Pedro e São Paulo, devemos renovar a nossa opção de vida como discípulos e apóstolos do Senhor, para sermos seus não só por palavras, mas com factos e com a nossa vida.

 

"A tradição cristã sempre considerou São Pedro e São Paulo inseparáveis: juntos, de facto, eles representam todo o Evangelho de Cristo", afirmou Bento XVI em 2012, na homilia da solenidade de São Pedro e São Paulo.

 

 

Adaptado de: http://oriundi.net/

 

Ana Cravidão

Em destaque

As Flores de Nossa Senhora
Viva a nossa Mãezinha querida

XIX DOMINGO DO TEMPO ORDINARIO - 7 de agosto 2022 - ANO C
A Palavra de Deus comentada cada semana pelos Servos e Servas do CIM

O Campismo das MENINAS
Um verão cheio

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPO VOCACIONAL EM ITÁLIA
Castagno Val d'Elsa 3-17 Agosto

FÉRIAS DA FCIM NO GERÊS
Uma semana imperdível

EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS PARA COLABORADORES FCIM
Para aprofundar e renovar o próprio caminho de fidelidade a Deus na Família do CIM

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE