MENU

NEWS

Eis o Coração que tanto tem amado os homens

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Por Diogo Vicente e Matilde Ezequiel

 Na sexta-feira após a oitava da celebração do Corpo de Deus, a Igreja dirige o seu olhar para Cristo na Cruz, para a Hóstia que é o Coração de Cristo que palpita na Eucaristia.

Todas as vezes que celebramos a Eucaristia, celebramos O coração sacrificado e trespassado de amor e compaixão pela a Humanidade.

Melhor símbolo não há para exprimir tanto amor: “ Não há maior prova de amor do que dar a vida pelos os amigos.” A contemplação desta cena alimentou a devoção dos cristãos desde os primeiros séculos, pois aí encontraram uma fonte contínua de paz e segurança nas dificuldades.

Esta celebração litúrgica teve origem principalmente desde as revelações de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque. A 16 de junho de 1675, Jesus revelou-lhe de uma forma mais solene o Seu Coração: “Olha, filha, este coração que tanto tem amado os homens e que em troca só recebe ingratidões; tu ao menos procura consolar-Me.” A ela se deve a celebração da festa do Sagrado Coração de Jesus e a prática da comunhão reparadora nas nove primeiras sextas feiras. Numa das revelações de Jesus a Santa Margarida Maria, Jesus disse: “ Comungarás todas as primeiras sextas-feiras de cada mês”; e assim surgiu a devoção da comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras.

Apesar de tudo ao longo dos séculos foram aparecendo milagres que vieram comprovar que a simples hóstia que vemos é verdadeiramente Jesus, como os milagres eucarísticos o comprovam que a hóstia é constituída por fibras musculares da parte do miocárdio significando que Ele nos ama com todo o Seu Coração. Ele se dá a nós de todo o coração e com todo o Amor.

 Uma experiência pela qual passei foi a do Milagre de Santarém. Fui com o pré seminário em que saímos pela manhã e ao longo do caminho fomos trocando ideias sobre o que íamos visitar, pois alguns já tinham ido uma ou mais vezes. Ao chegarmos apresentaram-nos a história do Milagre e logo de seguida celebramos a santa missa. No final da missa fomos ver o Milagre Eucarístico em que cada um teve o seu tempo para olhar, meditar e rezar; quando chegou a minha vez arrepiei-me, contudo senti-me muito contente porque vê-se mesmo o rosto, é belo como num simples pedaço de pão está lá Aquele que se entregou e morreu por nós, numa simples e perfeita hóstia que temos o privilégio de o podermos receber dentro de nós todos os dias.

O coração é um órgão essencial para a existência do homem, garantindo que o sangue seja transportado para todo o organismo, do que resulta a importância do cuidado para com o mesmo. De igual maneira, somos chamados a honrar e amar o Coração de Jesus, que nos oferece os valores da paz e do amor, sendo Ele fonte de vida para toda a humanidade.

 

 Das Cartas de Santa Margarida Maria Alacoque, virgem

"Parece-me que a intenção de Nosso Senhor ao manifestar tão grande desejo de que o seu Sagrado Coração seja especialmente venerado, é renovar nas almas os efeitos da sua redenção. Na verdade, o Sagrado Coração é uma fonte inesgotável que não pretende senão comunicar se aos corações humildes, para que, mais livres e disponíveis, orientem a sua vida na entrega total à sua vontade.

Deste divino Coração brotam sem cessar três canais de graça.

O primeiro é o da misericórdia para com os pecadores, sobre os quais infunde o espírito de contrição e de penitência.

O segundo é o da caridade, para auxílio de quantos padecem tribulações e em especial dos que aspiram à perfeição, a fim de que superem todas as dificuldades.

O terceiro é de amor e luz para os seus amigos perfeitos que deseja unir a Si para os tornar participantes da sua ciência e dos seus desígnios, a fim de que eles se consagrem inteiramente a promover a sua glória, cada um à sua maneira.

Este divino Coração é um abismo que encerra todos os bens e é preciso que os pobres Lhe confiem todas as suas necessidades. É abismo de alegria em que devem ficar submersas todas as nossas tristezas; é abismo de humildade contra o nosso orgulho; é abismo de misericórdia para os infelizes; é abismo de amor para saciar toda a nossa pobreza. Uni-vos intimamente, em tudo o que fizerdes, ao Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, para fazerdes vossas as suas disposições e a sua satisfação. Por exemplo: não adiantais nada na oração? Contentai vos com oferecer a Deus as preces que o divino Salvador eleva por nós no Sacramento do altar, oferecendo o seu fervor em reparação da vossa tibieza; e dizei em cada uma das vossas acções: «Meu Deus, faço isto ou sofro aquilo em união com o Sagrado Coração de vosso Filho e segundo as suas intenções; eu Vo lo ofereço em reparação de todo o mal ou imperfeição das minhas obras». E de modo semelhante em todas as circunstâncias da vida. E sempre que vos sobrevém qualquer sofrimento, angústia ou mortificação, dizei no vosso interior: «Recebe o que o Sagrado Coração de Jesus te envia para te unir a Ele».

Acima de tudo, porém, conservai a paz de coração, que supera todos os tesouros. E o melhor meio de a conservar é renunciar à própria vontade e colocar a vontade do divino Coração em vez da nossa, para a deixar escolher por nós aquilo que mais pode contribuir para a sua glória".

 

 

Em destaque

As Flores de Nossa Senhora
Viva a nossa Mãezinha querida

XIX DOMINGO DO TEMPO ORDINARIO - 7 de agosto 2022 - ANO C
A Palavra de Deus comentada cada semana pelos Servos e Servas do CIM

O Campismo das MENINAS
Um verão cheio

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPO VOCACIONAL EM ITÁLIA
Castagno Val d'Elsa 3-17 Agosto

FÉRIAS DA FCIM NO GERÊS
Uma semana imperdível

EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS PARA COLABORADORES FCIM
Para aprofundar e renovar o próprio caminho de fidelidade a Deus na Família do CIM

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE