MENU

NEWS

Santa Luzia

Nada me poderá separar do amor que tenho ao Senhor Jesus Cristo

Santa Luzia

 

Nada me poderá separar do amor que tenho ao Senhor Jesus Cristo

 

 Luzia nasceu em Itália, mais precisamente em Sicília, numa família nobre e crente.

Após a morte do seu pai, a mãe incentivou-a a casar com um jovem não cristão. No entanto, Luzia não queria, uma vez que muito cedo, e em segredo, tinha oferecido a sua virgindade ao Senhor.

A certa altura, aproveitando o facto da sua mãe estar bastante doente, propôs-lhe que fossem ao túmulo de Santa Ágata e, no caso da mãe ficar curada, então seria a confirmação de que não deveria casar.

 

Junto ao túmulo, Deus permitiu que ela visse Ágata entre os anjos e que esta lhe dissesse: Luzia, minha irmã e virgem do Senhor, porque me pedes a mim o que tu mesma podes fazer? A tua fé serviu de grande benefício para a tua mãe, que ficou curada…Nosso Senhor Jesus Cristo apreciou o teu desejo de castidade...

 

A sua mãe ficou curada e Luzia partilhou com ela o seu grande desejo de se consagrar a Deus e distribuir os seus bens pelos pobres. A mãe deu-lhe então permissão para o fazer.

 

O pretendente de Luzia revoltado com o seu comportamento decidiu denunciá-la como cristã. Apesar de todas as tentativas para que ela desistisse dos seus votos de castidade e prestasse sacrifício aos deuses, Luzia afirmava:

 

É inútil que insista. Nada me poderá separar do amor que tenho ao Senhor Jesus Cristo.

 

 Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade.

 

 Como resultado da perseguição cristã que se vivia na altura, Luzia foi ameaçada que seria abusada sexualmente, no entanto continuava a dizer que não iria ceder à concupiscência da carne e que qualquer violência que seu corpo tivesse que sofrer, continuaria casta, pura e incontaminada no espírito e na mente, dizendo:

 

O corpo fica poluído somente se a alma consente.

 

 Milagrosamente, mesmo com as mãos e os pés atados, os soldados não conseguem levá-la, nem tão pouco arrastá-la, embora recorrendo à força de alguns bois para a puxarem. Perante a situação, a jovem foi mandada queimar, mas mesmo assim ela continuou viva, sendo, posteriormente, decapitada a 13 de dezembro de 304.

 

Conta-se que Santa Luzia ficou conhecida como a Santa protetora dos olhos, uma vez que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os aos soldados, por preferir isso a renegar a fé. Desta forma, Deus, com um milagre extraordinário, devolveu-lhe outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar a sua virtude e fé.

 

 Santa Luzia rogai por nós!

 Baseado em: www.vaticannews.va

 

Mónica Santana Barroca

Em destaque

Festa de TODOS OS SANTOS
1 Novembro 2025

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM - 26 de Outubro 2025 - ANO C
«O publicano desceu justificado para sua casa e o fariseu não»

Férias FCIM 2025
Férias da Família / Férias em Família / Férias com Famílias

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

ADORAÇÃO EUCARISTICA QUINTA-FEIRA
Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Pregare significa frequentare con amicizia, poiché frequentiamo a tu per tu Colui che sappiamo che ci ama. (Santa Teresa di Gesù)