DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Se cercate Maria, troverete Gesù. (San Josemaria Escrivà)
NEWS
A Santa da Castidade e da Pureza
A Santa da castidade e da Pureza
Santa Maria Goretti nasceu na cidade de Corinaldo, Itália, no ano de 1890. Era filha de Luigi Goretti e de Assunta Carlini, estes ensinavam a fé cristã aos seus 6 filhos. Esta família era muito pobre, porém, temente a Deus.
Por causa das situações da época, a família de Maria Goretti ficou ainda mais pobre e perdeu a fazenda onde moravam. Por isso tiveram de se mudar para uma casa compartilhada com uma outra família, a família Serenelli. Quando tinha 9 anos de idade o seu pai faleceu de malária. Quando moravam na casa compartilhada, a beleza de Maria Goretti, com apenas onze anos, despertou paixões desequilibradas em Alessandro Serenelli, um jovem de 20 anos. Alessandro assediava Maria Goretti, mas a menina não cedia aos desejos do jovem.
Foi então, que, no dia 5 de julho de 1902, quando Maria Goretti estava a costurar e a vigiar sua irmã mais pequena, Alessando entrou e a ameaçou-a. Ela se defendeu e começou a rezar, dizendo que era pecado e que ele iria para o inferno se o cometesse. Alessandro Serenelli não conseguiu o que queria por isso não lhe restou outra alternativa se não lutar mas Maria continuava a rezar e a lutar para se proteger.
Vendo que nada conseguiria, Alessandro infligiu-lhe 14 facadas. O pai de Alessandro chegou e levou Maria Goretti para o hospital. Foi operada sem anestesia, mas os médicos nada puderam fazer porque os ferimentos eram muito grandes.
Antes de morrer, para admiração de todos, Santa Maria Goretti perdoou o seu agressor e disse que queria encontrar-se com ele no céu.
Santa Maria Goretti faleceu no outro dia, olhando para uma pintura da Virgem Maria.
Milagre de Santa Maria Goretti
O seu assassino foi preso logo depois, julgado e condenado a 30 anos de prisão.
Quando terminou de cumprir a sua pena, Alessandro Serenelli foi à casa da mãe de Santa Maria Goretti e implorou-lhe o seu perdão. A mãe da Santa disse:
“Se minha filha, em seu leito de morte, te perdoou, eu também te dou meu perdão.”
Profundamente arrependido, tocado por Deus, Alessandro entrou no Mosteiro da ordem menor dos frades Capuchinhos e lá trabalhou como porteiro e jardineiro. Alessando viveu ali até o fim de sua vida e teve a graça de participar da Canonização de Santa Maria Goretti.
Devoção a Santa Maria Goretti
O Papa Pio Xll celebrou a Beatificação de Maria Goretti, no dia 27 de abril de 1947. E no dia 24 de junho de 1950, celebrou a sua canonização.
A festa de Santa Maria Goretti é celebrada no dia 6 de julho. Ela é tida como a Santa da Castidade, da juventude, da pobreza, das vítimas de estupro, da pureza de coração e do perdão. Esta é representada carregando lírios, sinal de pureza, e com vestes brancas, sinal da sua virgindade. É uma das mais jovens santas da Igreja católica.
Oração a Santa Maria Goretti
Óh Santa Maria Goretti, que, reforçada pela graça de Deus, não hesitou, mesmo com a idade de 11 anos, em derramar teu sangue em sacrifício da própria vida para defender tua pureza virginal, olhai graciosamente para a infeliz raça humana, que se desvia muito longe do caminho da eterna salvação.
Ensinai-nos a todos, e especialmente à juventude, com coragem e presteza, que devíamos fugir, por amor a Jesus, de tudo o que possa ofender ou manchar as nossas almas com o pecado.
Obtenha para nós a partir de Nosso Senhor, vitória na tentação, conforto nas tristezas da vida, e a graça que fervorosamente imploro-te, (fazer seu pedido), e possamos desfrutar um dia da imperecível glória do Céu. Amém.
Retirado de: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santa-maria-goretti/97/102/
Maria Lains
Retiros para JOVENS FAMÍLIAS
Convite a participar
XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - 12 de Outubro 2025 - ANO C
«Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro»
Exercícios Espirituais Leigos FCIM 2025
Perfil espiritual do nosso padre Fundador
CATEQUESES FCIM 2025-26
Hora de formação cristã
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Se cercate Maria, troverete Gesù. (San Josemaria Escrivà)