MENU

NEWS

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Dia de oração pelas santificação dos Sacerdotes

de Alfredo Ramos

 

Que bom seria se cada um de nós, nesta caminhada para Cristo, vivêssemos em plenitude a liturgia de cada dia.

Entrar profundamente nos tempos e propostas que a liturgia nos vai oferecendo diariamente.

Vivemos recentemente um tempo forte, a Quaresma, de preparação para a grande Festa da Páscoa do Senhor, que se prolonga por cinquenta dias até ao Pentecostes.  Dias para dar graças e saltar de alegria pela entrega que o Senhor fez na Cruz por cada um de nós. Mas provavelmente vamo-nos esquecendo disso, imersos na indiferença das nossas vidas.

 Lembramo-nos com certeza quando chega o Pentecostes que o tempo Pascal terminou, que voltamos ao tempo Comum, mas e o nosso coração, a nossa alma, como viveram esse tempo?

Voltamos à normalidade da vida, num certo alheamento para com a Palavra diária que o Senhor nos oferece, ou vamo-nos deixando transformar por Ela?

Voltamos ao tempo Comum, que nos levará a outro tempo forte, com significado, com convites para que cada dia seja mais bem vivido,  com consciência e entrega total aos chamamentos do Senhor.

Num ciclo contínuo, o Senhor vai renovando a sua proposta para a nossa conversão.

Assim já celebramos, entretanto, a Solenidade da Santíssima Trindade e a Solenidade do Corpo de Deus, convites a viver e descobrir os mistérios da Igreja.

E na continuidade deste ciclo litúrgico, com outras tantas festas e celebrações, aproximamo-nos da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus (07 de Junho).

Esta Solenidade, traz mais um convite a cada um de nós, um convite importante para a vida da Igreja, pois é o dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, imprescindíveis para a nossa caminhada para Cristo.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é muito antiga, os Padres da Igreja já falavam dela “tudo brota daquele Coração manso e humilde que por nós foi trespassado pela lança do soldado na Cruz do Calvário. Dele saiu sangue e água, símbolos do Batismo e da Eucaristia e da própria Igreja, Esposa de Cristo, que nasce do novo Adão, como Eva nasceu do lado aberto do primeiro.”

Embora muito antiga esta Solenidade e devoção ao Sagrado Coração de Jesus, ganhou força com as revelações que a religiosa Margarida Maria Alacoque (1647-1690) recebeu das visitas de Jesus, tendo-lhe pedido a prática nas Nove primeiras Sextas-feiras do Mês e da hora Santa. Tendo na última visita pedido a instituição de uma festa em honra do seu Sagrado Coração e orações em reparação das ofensas por Ele recebidas.

São João Paulo II, em 1995 instituiu o “Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero”, para que o Sacerdócio fosse protegido pelas mãos de Jesus, ou melhor, pelo Seu Coração, para ser aberto a todos e a cada um de nós.

Somos chamados a viver na verdade, fazendo o nosso coração semelhante ao Dele. O nosso coração deverá produzir coisas boas, o Senhor semeia pela Palavra, esperando que do nosso coração brotem frutos de paz e amor. Ele faz morada no coração de cada um de nós, para que o Dele seja amado e adorado. O Senhor disse que onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração.

Saibamos pedir ao Sagrado Coração de Jesus que faça o nosso coração sempre mais semelhante ao Dele, para que vivamos plenamente junto dos irmãos, em família, nas nossas comunidades e na sociedade que nos envolve, nomeadamente na ajuda aos mais pobres e necessitados, encaminhado para Cristo aqueles que connosco convivem.

 Oração

Sagrado Coração de Jesus ofereço-vos, através do Coração Imaculado de Maria, mãe da Igreja, em união com o Sacrifício Eucarístico, as orações, obras, sofrimentos e alegrias deste dia, em reparação das nossas ofensas e pela salvação de todos os homens, com a graça do Espírito Santo, para a glória do Pai Divino. Amém.

Em destaque

XII DOMINGO DO TEMPO COMUM - 23 de Junho 2023 - ANO B
«Quem é este homem, que até o vento e o mar lhe obedecem?»

Filha a tua fé salvou-te (parte primeira)
Conclusão do caminho dos Retiros Jovens 2024

XIº DOMINGO DO TEMPO COMUM - 16 de Junho 2024 - ANO B
"A menor de todas as sementas torna-se a maior de todas as plantas da horta"

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPISMO RAPARIGAS ( 13-17 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO MENINAS (7-12 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO RAPAZES (14-17 anos)
Campo de Férias ICMS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)