DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Nostro Signore si occupa di ciascuna anima con tanto amore, quasi fosse la sola ad esistere. (Santa Teresa di Gesù Bambino)
NEWS
Retiro Quaresma 2025
de Maria de Jesus Medeiros Isidro
Esperava ansiosamente a chegada destes dias, não só pelo tempo especial da Quaresma que iniciámos na passada Quarta Feira, mas também porque eu própria, por diversas circunstâncias, sentia-me necessitada de beber desta Água e desta grande Graça e poder saciar a minha sede.
Nestes 2 dias, que embora curtos foram muito ricos, fomos tal como Jesus para o “Deserto”, não no sentido de provação, mas tal como diz o Papa Francisco, “deserto” como o lugar do "essencial" longe do ruído de tudo o que nos rodeia habitualmente, para fazer silêncio, um silêncio que alivia e eleva a alma, que liberta de tantas coisas, permitindo ouvir-nos , ouvir Deus, saciar-nos de Deus, com a Sua Palavra e com a Sua Presença, que nos permite refletir sobre nossa caminhada espiritual e perceber o sentido de cada acontecimento na nossa vida e de encontrar sempre em Cristo esse sentido Único para tudo o que fazemos, somos e temos.
Fomos convidados a fazer Quaresma com os Pastorinhos, a refletir nas suas virtudes, especialmente na Fé, Esperança e Caridade e em como duas pequenas crianças nos podem ensinar tanto, a nós adultos.
Perceber que à semelhança do que Nossa Senhora perguntou aos Pastorinhos “Quereis oferecer-vos a Deus?”, também a nós, diariamente diante dos nossos sofrimentos e debilidades, nas nossas angústias, Deus pergunta-nos: Querem oferecer-vos a Deus? Querem dar sentido profundo à vossa vida, elevando-vos para o que é realmente importante? Querem unir-se à minha paixão nos vossos pequenos sacrifícios e dores diárias?
Que grande dom e que grande Graça poder ter a oportunidade de ter estes “pequenos” grandes mestres para nos guiar na Quaresma e também na nossa vida. A ensinar-nos a manter a fé verdadeiramente enraizada em Cristo, a elevar o nosso coração para Deus e a manter Nele fixo o nosso olhar. De, no profundo do nosso ser, alimentarmos a certeza e a esperança que mesmo no meio das mais violentas tempestades do mundo, que tudo ameaçam destruir, mesmo quando nos deixamos amedrontar pelas provações da nossa vida, a esperança mantém-nos em paz de espírito, a paz que ninguém no mundo pode dar a não ser Cristo, a certeza de que somos filhos muito Amados e assim poder dizer: “Quem poderá separar-nos do Amor de Cristo?”
Ao terminar este retiro ecoam no meu coração estas palavras de Santa Jacinta:
“Se eu pudesse meter no coração de toda a gente o lume que tenho cá dentro no peito a queimar-me e a fazer-me gostar tanto do Coração de Jesus e de Maria!”
Quem dera todos pudessem experimentar!
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO - 20 de Abril 2025 -
"Ele tinha de ressuscitar dos mortos"
SANTA PÁSCOA 2025
Cristo Ressuscitou! Aleluia!
O Silêncio de Maria
Sábado Santo
Se me doí, é porque há Amor
Sexta-feira santa
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Nostro Signore si occupa di ciascuna anima con tanto amore, quasi fosse la sola ad esistere. (Santa Teresa di Gesù Bambino)