DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Colui che possiede la carità in Cristo mette in pratica i comandamenti di Cristo. (san Clemente)
NEWS
Campo de Férias de Natal 2026
Um campo de Férias é sempre um desafio para todos: para quem o organiza e o propõe, para quem participa, para quem presta serviço na cozinha e nos vários serviços.
O campo começa muito antes de os rapazes e as raparigas atravessarem as portas da nossa casa!
As comunidades reúnem-se para definir as datas, avaliar as forças e a viabilidade.
Depois, os animadores reúnem-se para elaborar um programa, escolher um tema espiritual que, como um fio condutor, guie os vários dias, quais atividades propor, quais jogos são capazes de atrair a atenção dos adolescentes, nem sempre fáceis de agradar.
Então, o campo começa antes de tudo com a oração, pedindo a assistência do Espírito Santo.
E o trabalho em equipa é algo fundamental!
Também foi assim no campo do Natal passado, realizado na casa dos Servos em Fátima e organizado pela FCIM. No dia 20 de dezembro, a casa estava pronta para receber um grupo de meninas ansiosas por viver dias inesquecíveis e se prepararem connosco para o nascimento do Menino Jesus.
Nestas linhas, mesmo que com um pouco de atraso, queremos contar-vos sobre o nosso acampamento.
O primeiro dia começou com uma visita à Nossa Senhora na capelinha e com o primeiro terço rezado em conjunto para confiar a Ela estes dias e poder viver com Ela os vários momentos de oração que acompanham os Campos de Férias da FCIM, bem como as amizades, os jogos e as atividades!
Todos os dias pudemos participar na Santa Missa, permanecer aos pés de Jesus Sacramentado... que chatice?
É um pouco como cozinhar sem sal, tudo bem, na medida certa, mas sem sal não há sabor! Assim seria um campo sem Deus, insípido! Sem Aquele que dá sentido e sabor a tudo, seria apenas uma diversão vã, bonita no momento, mas e depois? E as relações entre nós?
Companhia e não amizade – dar prazer, mas não amar – rir, mas não partilhar – terminar o campo e nem sequer sentir-se depois.
Não queremos descer a esse nível: já hoje as relações de muitos se assemelham à primeira parte da descrição acima. Apontemos alto! É um risco, sim, mas com Deus não há que ter medo, nunca.
Então, com o motor da oração, começámos o primeiro dia com uma espetacular caça ao tesouro à volta da casa com o tema dos Três Reis Magos.
O Senhor acompanhou-nos, não deixando chover (isso também é fazer um acampamento com Ele) e digo apenas que, na partilha final, no último dia, uma participante comentou assim: «Eu não estava fisicamente preparada para uma caça ao tesouro como esta!».
Após quase três horas, uma das quatro equipas participantes concluiu o percurso!
Outras atividades foram, por exemplo, um bingo fenomenal organizado por M. Benedetta e as noites de alegria lideradas por Marina e as outras animadoras, mas acho que o que ficou mais forte em todas foi a experiência na casa do Bom Samaritano.
Chegámos no início da tarde ao Centro Social da Divina Providência, localizado em Fátima, que acolhe várias hóspedes com deficiências mentais. Na porta de entrada, a grande inscrição «Olhai os lírios do campo», que dá título a este artigo. O nosso objetivo era visitar e levar um pouco de alegria a este lar, mas o que encontramos foi realmente uma surpresa.
Toda a casa estava decorada para o Natal e todas as «hóspedes», juntamente com as responsáveis pela estrutura, receberam-nos com um sorriso e vestidas a rigor para o Natal. Havia anjos, pastores, São José e a Virgem Maria... Todas as personagens do presépio que encenaram para nós um teatro realmente bonito e fruto de muito esforço de cada um deles.
Respondemos com canções e danças, juntamente com outra comunidade que lhes ofereceu outro tipo de espetáculo.
Foi um momento de partilha, de alegria, e percebemos que muitas vezes o mundo continua a julgar as aparências e, infelizmente, muitas vezes não sabe ver o coração das pessoas. Depois do teatro, passámos algum tempo juntos com um lanche delicioso oferecido pela casa. Momentos para trocar algumas palavras e nos conhecermos.
Duas coisas marcaram fundamentalmente este encontro: a primeira foi ver a autenticidade destas pessoas, simples, de alma pura. Elas mostram-se como são, sabem ser elas mesmas livremente e, se pensarmos bem, isso é tão diferente de tantos ambientes mundanos onde todos se preocupam com a sua imagem, onde colocam máscaras para estar à altura das situações, dos outros, com medo de ficarem sozinhos, de serem postos de lado; e, às vezes, há também quem caia no compromisso por isso, pecando mais ou menos deliberadamente. Elas não, elas sabem mostrar a sua verdade!
E, segunda coisa: a confiança inabalável na Divina Providência, Carisma da comunidade que nos acolheu. Deus é Pai, Deus cuida de todos os seus filhos. Devemos acreditar nisso profundamente e isso nos dará uma vida cada vez mais serena, certamente não isenta da cruz diária que santifica e é para todos, mas vivendo em paz, no Santo Abandono de quem tem confiança.
Na Sua Providência, Deus não nos deixará faltar as graças materiais e espirituais para o nosso caminho e nos ensinará a ver com novos olhos as coisas, as pessoas, os acontecimentos.
«Não é por acaso que vocês estão aqui», repetia-nos a responsável pela estrutura; «Não é por acaso que nos encontramos hoje. Perguntem a vocês mesmos o que Deus quer dizer-vos com esta visita, e nós faremos o mesmo».
Aprendamos, portanto, a confiar em Deus e olhemos para os lírios do campo, que neste caso eu compararia a estas pessoas que conhecemos. O mundo não as chamaria de «lírios»; um olhar cristão, porém, reconhece nelas uma beleza do alto e vê nelas a presença do Senhor Jesus, que se identificou com os pobres, os doentes, os excluídos: «Quando fizestes estas coisas a um dos meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes».
Senhor, dá-nos sempre olhos para te reconhecer e um coração que saiba amar, e ajuda-nos a viver sem fingimentos.
Agradecemos à estrutura do Bom Samaritano de Fátima e às nossas incansáveis animadoras!
Deus vos abençoe.
FORMAÇÃO FCIM
para Filhos, Colaboradores E Jovens FCIM
III DOMINGO do TEMPO COMUM -25 de Janeiro 2026- ANO A
«Foi para Cafarnaum, a fim de se cumprir o que anunciara o profeta Isaías»
Batismo
4. Prefigurações e Definição
OLHAIS OS LÍRIOS DO CAMPO
Campo de Férias de Natal 2026
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Colui che possiede la carità in Cristo mette in pratica i comandamenti di Cristo. (san Clemente)