MENU

NEWS

S. Tomás de Aquino

28 de janeiro

S. TOMÁS DE AQUINO

 

28 de janeiro

 

Tomás de Aquino nasceu em Itália, no início do ano de 1225, no castelo de Roccasecca, perto de Nápoles e faleceu em Fossanova, no dia 7 de março de 1274.

 

Foi canonizado no dia 18 de julho de 1323, pelo papa João XXII e foi reconhecido como doutor da Igreja em 1567. É festejado pela Igreja Católica no dia 28 de janeiro, data em que suas relíquias foram transladadas para Toulouse.

 

Aos 5 anos, o pai de Tomás, motivado pelo desejo secreto de ver o filho chegar a abade, envia-o para a grande abadia Beneditina de Monte Cassino. Tomás permanece nesta abadia durante nove anos onde recebe a educação básica, este processo é interrompido quando a abadia é ocupada por tropas no decurso de uma disputa entre o Papa e o Imperador.

 

Voltando à casa dos pais estudou na Universidade de Nápoles e começa uma relação de proximidade com a Ordem fundada por S. Domingos. Em 1244, entra como noviço na ordem dos frades dominicanos, o que não foi muito bem aceite pela família. Não sendo diferentes os votos entre Beneditinos e Dominicanos, fazia-se, pois, uma distinção social entre monges, que seguiam uma vocação estável muito bem considerada em propriedades e dotes e os frades, que vivam como evangelistas itinerantes modernos que se misturavam com os pobres da cidade sujeitos às esmolas. Tomás de Aquino escolhe a Ordem dos Dominicanos porque no seu coração ardia o desejo de difundir a fé cristã, não queria ficar trancado numa cela e afastar-se do mundo.

 

A família insurge-se contra a sua entrada na ordem dos mendicantes. Ao tentar proteger-se foge com os seus companheiros para Paris, no percurso é raptado pelos seus irmãos mais velhos e levado para um castelo da família, em Monte San Giovanni. No ano seguinte, Tomás de Aquino fugiu e voltou ao convento de Nápoles.

 

Durante o tempo em que esteve preso escreveu dois breves tratados sobre a lógica formal. Depois de sair em liberdade estudou Aristóteles. Foi professor Universitário e escreve vários textos e reflexões sobre a doutrina cristã e que mais tarde vai ser conhecida como “Tomismo”.

 

Inicialmente, Tomás de Aquino vai rever a atitude da Igreja face à filosofia de Aristóteles, que era rejeitado como pensador pagão assim como os demais dos pensadores gregos do período antes de Cristo.

 

Depois dos estudos sobre a filosofia de Aristóteles, Tomás de Aquino conclui:

 

- Simplesmente por ter nascido antes de Cristo, a filosofia de Aristóteles não se torna necessariamente pagã – afinal, os gregos, e principalmente Aristóteles, tinham também uma conceção de Deus;

 

- A razão dada ao homem por Deus não choca com a fé, se bem utilizada, só pode conduzir à verdade;

 

- A revelação divina orienta a razão e completa-a.

 

A filosofia e Teologia de S. Tomás de Aquino foi apresentada na sua principal obra, a “Suma Teológica”, escrita com o objetivo de provar que a razão humana não se opõe à fé.

 

Mais tarde, Tomás de Aquino foi convidado para reorganizar a Universidade de Nápoles e é proposto para ser arcebispo de Nápoles pelo papa Clemente IV, mas o convite foi negado. Tomás preferiu continuar como Frade dominicano e dedicar-se aos estudos, o seu maior desejo era conhecer a verdade. Na procura da verdade as características da sua personalidade mais referidas por muitos biógrafos eram a humildade, a mansidão e o Silêncio.

 

Que à semelhança de S. Tomás de Aquino possamos recolher-nos no silêncio para contemplar Deus, orientar a nossa inteligência para o conhecimento da Verdade e voltar à contemplação do Senhor da Verdade.

 

Tomás de Aquino, rogai por nós!

 

 

 

Adaptado de: 

 

RASSAM, Joseph, 1969, “Tomás de Aquino”, Edições 70, Braga.

 

KENNY, Anthony, 1981, “São Tomás de Aquino”, Publicações D. Quixote, Lisboa.

 

https://www.ebiografia.com/tomas_de_aquino/

 

 Vera Catarino

Em destaque

CAMPISMO MENINAS 2024 ( 7-12 anos)
30 Junho - 4 Julho 2024

CAMPISMO RAPAZES 2024 (14-17 anos)
27 Julho - 3 Agosto 2024

Retiro Raparigas Abril 2024
Padre Manuel Formigão

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPISMO RAPAZES (10-13 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO RAPARIGAS ( 13-17 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO MENINAS (7-12 anos)
Campo de Férias ICMS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Coltiva l'intimità con lo Spirito Santo — il Grande Sconosciuto — perché è Lui che ti deve santificare. (San Josemaría Escrivá)