DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Cristo nel Battesimo si fa luce, entriamo anche noi nel suo splendore; Cristo riceve il battesimo, inabissiamoci con lui per poter con lui salire alla gloria. (San Gregorio Nazianzeno)
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28 de janeiro
28 de janeiro
Tomás de Aquino nasceu em Itália, no início do ano de 1225, no castelo de Roccasecca, perto de Nápoles e faleceu em Fossanova, no dia 7 de março de 1274.
Foi canonizado no dia 18 de julho de 1323, pelo papa João XXII e foi reconhecido como doutor da Igreja em 1567. É festejado pela Igreja Católica no dia 28 de janeiro, data em que suas relíquias foram transladadas para Toulouse.
Aos 5 anos, o pai de Tomás, motivado pelo desejo secreto de ver o filho chegar a abade, envia-o para a grande abadia Beneditina de Monte Cassino. Tomás permanece nesta abadia durante nove anos onde recebe a educação básica, este processo é interrompido quando a abadia é ocupada por tropas no decurso de uma disputa entre o Papa e o Imperador.
Voltando à casa dos pais estudou na Universidade de Nápoles e começa uma relação de proximidade com a Ordem fundada por S. Domingos. Em 1244, entra como noviço na ordem dos frades dominicanos, o que não foi muito bem aceite pela família. Não sendo diferentes os votos entre Beneditinos e Dominicanos, fazia-se, pois, uma distinção social entre monges, que seguiam uma vocação estável muito bem considerada em propriedades e dotes e os frades, que vivam como evangelistas itinerantes modernos que se misturavam com os pobres da cidade sujeitos às esmolas. Tomás de Aquino escolhe a Ordem dos Dominicanos porque no seu coração ardia o desejo de difundir a fé cristã, não queria ficar trancado numa cela e afastar-se do mundo.
A família insurge-se contra a sua entrada na ordem dos mendicantes. Ao tentar proteger-se foge com os seus companheiros para Paris, no percurso é raptado pelos seus irmãos mais velhos e levado para um castelo da família, em Monte San Giovanni. No ano seguinte, Tomás de Aquino fugiu e voltou ao convento de Nápoles.
Durante o tempo em que esteve preso escreveu dois breves tratados sobre a lógica formal. Depois de sair em liberdade estudou Aristóteles. Foi professor Universitário e escreve vários textos e reflexões sobre a doutrina cristã e que mais tarde vai ser conhecida como “Tomismo”.
Inicialmente, Tomás de Aquino vai rever a atitude da Igreja face à filosofia de Aristóteles, que era rejeitado como pensador pagão assim como os demais dos pensadores gregos do período antes de Cristo.
Depois dos estudos sobre a filosofia de Aristóteles, Tomás de Aquino conclui:
- Simplesmente por ter nascido antes de Cristo, a filosofia de Aristóteles não se torna necessariamente pagã – afinal, os gregos, e principalmente Aristóteles, tinham também uma conceção de Deus;
- A razão dada ao homem por Deus não choca com a fé, se bem utilizada, só pode conduzir à verdade;
- A revelação divina orienta a razão e completa-a.
A filosofia e Teologia de S. Tomás de Aquino foi apresentada na sua principal obra, a “Suma Teológica”, escrita com o objetivo de provar que a razão humana não se opõe à fé.
Mais tarde, Tomás de Aquino foi convidado para reorganizar a Universidade de Nápoles e é proposto para ser arcebispo de Nápoles pelo papa Clemente IV, mas o convite foi negado. Tomás preferiu continuar como Frade dominicano e dedicar-se aos estudos, o seu maior desejo era conhecer a verdade. Na procura da verdade as características da sua personalidade mais referidas por muitos biógrafos eram a humildade, a mansidão e o Silêncio.
Que à semelhança de S. Tomás de Aquino possamos recolher-nos no silêncio para contemplar Deus, orientar a nossa inteligência para o conhecimento da Verdade e voltar à contemplação do Senhor da Verdade.
Tomás de Aquino, rogai por nós!
Adaptado de:
RASSAM, Joseph, 1969, “Tomás de Aquino”, Edições 70, Braga.
KENNY, Anthony, 1981, “São Tomás de Aquino”, Publicações D. Quixote, Lisboa.
https://www.ebiografia.com/tomas_de_aquino/
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