MENU

NEWS

São Paulo

A Grande Herança

São Paulo de Tarso

 

A grande herança

 

Saulo (nome judeu) ou Paulo nasceu em Tarso, na Cilícia, atual território da Turquia, entre os anos 4 e 5 d.C. Desde cedo, Saulo foi educado na Lei judaica e, ainda jovem, enviado pelos pais para ser instruído por um mestre do grupo dos fariseus. Assim formado, demonstrou-se um homem temente a Deus e fiel seguidor do judaísmo. Por seu zelo religioso, podem-se-lhe aplicar as palavras de Cristo: “Eles vos expulsarão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus” (Jo 16, 2). Com efeito, logo após a Ressurreição de Jesus, Paulo passou a perseguir os primeiros cristãos.

 

Ao saber que os cristãos fugiam para outras cidades, Saulo pediu ao Sinédrio cartas de recomendação a fim de persegui-los. Foi justamente com esse intuito que, indo a Damasco, por volta do ano 35, São Paulo passou por uma experiência de conversão. Jogado ao chão e com a vista ofuscada por uma luz fulgurante, ouviu o próprio Cristo dizer-lhe: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 9, 4). Vemos aqui que a conversão de Paulo foi um acontecimento eclesial, já que, ao perseguir a Igreja nascente, Corpo místico de Cristo, ele estava a perseguir a própria Cabeça do Corpo: “Por que me persegues?”.

 

Depois dessa experiência com Nosso Senhor, Paulo, ainda cego, dirigiu-se a Damasco, onde ficou “três dias sem ver, sem comer nem beber” (At 9, 9). O Senhor lhe enviou um discípulo chamado Ananias, que lhe impôs as mãos, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo” (At 9, 17). No ato, Paulo recuperou a vista e foi batizado por Ananias.

 

Depois disso, Paulo mudou de vida. Foi perseguido pelos judeus e passado uns anos voltou para Tarso, a sua terra natal, onde permaneceu durante dez anos. Lá, recolheu-se em oração, preparando-se assim para ser o Apóstolo que todos nós conhecemos e que nos deixou a grande herança das suas cartas.

 

 

Excerto adaptado da aula São Paulo: O Apóstolo do Padre Paulo Ricardo

 

Inês Antunes

Em destaque

CAMPISMO MENINAS 2024 ( 7-12 anos)
30 Junho - 4 Julho 2024

CAMPISMO RAPAZES 2024 (14-17 anos)
27 Julho - 3 Agosto 2024

Retiro Raparigas Abril 2024
Padre Manuel Formigão

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPISMO RAPAZES (10-13 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO RAPARIGAS ( 13-17 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO MENINAS (7-12 anos)
Campo de Férias ICMS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Coltiva l'intimità con lo Spirito Santo — il Grande Sconosciuto — perché è Lui che ti deve santificare. (San Josemaría Escrivá)