DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Sono la Madonna del Rosario; che continuino sempre a dire il rosario tutti i giorni. (La Vergine Maria il 13 Ottobre 1917 a Fatima)
Filhos e Filhas do Coração Imaculado de Maria
A imagem que melhor descreve o ser da Família do Coração Imaculado de Maria é aquela da rosa com três pétalas iguais. A primeira pétala é composta pelos Servos do Coração Imaculado de Maria (sacerdotes e religiosos); a segunda pelas irmãs Servas do Coração Imaculado de Maria; a terceira pétala é formada por leigos consagrados a Deus pelas mãos de Nossa Senhora, chamados Filhos e Filhas do Coração Imaculado de Maria.
Pertencer ao nosso Movimento (seja como padre, como irmã ou como leigo consagrado) é uma vocação. Para os leigos a porta de entrada na FCIM é o ato de consagração ao Coração Imaculado de Maria, através do qual cada um se entrega a Nossa Senhora e se compromete com a vida do Movimento, partilhando com os outros elementos o Carisma de Fundação, acolhendo a Mensagem de Fátima na própria vida e participando da comum missão de levar Cristo ao mundo por meio do Coração Imaculado de Maria.
Os leigos associados ao Movimento participam nele através de diferentes graus de pertença e de envolvimento, adequados à vida e à vocação de cada um:
Cada um, seguindo o próprio caminho, de modo adequado à sua condição de vida e sobretudo baseado naquilo que o Senhor suscita dentro do seu coração, encontra no seio do Movimento o seu lugar, a sua modalidade de pertença, através da qual pode realizar a sua vocação batismal.
No dia 28 de Agosto de 2022, após um caminho de discernimento e formação nasceram os primeiros Filhos e Filhas do Coração Imaculado de Maria. Na capela da Obra da FCIM, situada em Fátima, trinta e três leigos deram este passo, mesmo ali onde toda a nossa história de Família começou com as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco em 1917.
Para todos (amigos, colaboradores e Filhos) está previsto um caminho formativo e um programa de vida apropriado, que a Família do Coração Imaculado de Maria se compromete a garantir nos lugares onde está presente e que, cada um é convidado a seguir, vendo nele um dom de Deus e um caminho de santificação e salvação das almas.
Atualmente em Portugal estão presentes duas secções da FCIM: a de Fátima-Aveiro e a de Lourinhã-Lisboa. Mensalmente, os Servos e as Servas deslocam-se, oferecendo em quatro lugares distintos uma catequese que ajude na formação cristã, tentando sempre encontrar um justo equilíbrio entre fé e razão. Esta formação é cada vez mais necessária num tempo e numa cultura onde Deus está muitas vezes colocado ao lado. A crise de valores do mundo de hoje questiona o cristão chamado a cuidar da própria fé e a não vacilar por causa de uma mentalidade consumista e sem Deus que, infelizmente, se afirmar a cada dia mais.
Outro aspeto essencial é o da comunhão entre os membros. A Família é de fato o lugar onde cada vocação encontra ajuda e sustento no exemplo dos outros, onde é possível partilhar a própria experiência de fé, o próprio caminho pessoal, procurando permanecer firmes na rocha que é Jesus Cristo, conduzidos por uma verdadeira devoção a Nossa Senhora e guiados pela Sua ternura maternal.
Conscientes de que na Igreja o ser precede o fazer, na procura e na construção da comunhão a Associação deseja promover tudo aquilo que foi expresso pelo Santo padre João Paulo II: “Fazer da Igreja a casa e a escola da comunhão: eis o grande desafio que se nos põe no milénio que se inicia, se queremos ser fiéis ao desígnio de Deus a responder também às expectativas profundas do mundo. Que significa isto concretamente? Mesmo que o discurso pudesse fazer-se imediatamente operativo, seria errado satisfazer tal impulso. Antes de programar iniciativas concretas é preciso promover uma espiritualidade da comunhão, fazendo-a emergir como princípio educativo em todos os lugares onde se plasma o homem e o cristão, onde se preparam os ministros do altar, os consagrados, os trabalhadores pastorais, onde se constroem as famílias e às comunidades” (Novo Milénio Ineunte, 43).
A Família do Coração Imaculado de Maria é lugar onde se aprende a tornarmo-nos verdadeiros irmãos e irmãs entre nós e onde, portanto, têm particular importância os laços da fraternidade e da amizade. Por isso o alicerce do nosso estar juntos é o Senhor Jesus Cristo. Como Ele disse: “Assim como o Pai me amou, Eu da mesma forma vos amei. Permanecei no meu Amor ” ( Jo 15, 9-10)
“Por que a vitalidade dos ramos depende do permanecer ligados à Videira que é Cristo Jesus os filhos e as filhas do Coração imaculado de Maria conduzem uma sólida vida de piedade que os abre a ação do Espírito Santo para que Ele se torne alma de cada gesto comportamento deles, abrindo os seus corações ao amor de Deus e aos irmãos e tornando-os aptos para construir a história segundo o desígnio de Deus” (Regulamento FCIM, 83).
Ao viverem em plenitude a sua vocação batismal, eles recordam aos sacerdotes e aos consagrados a importância de que se revestem as realidades temporais no desígnio salvífico de Deus.
Têm consciência que o seu âmbito é o mundo e que devem trabalhar nele como “fermento”, dando testemunho e vivendo na fé, na esperança e na caridade em qualquer âmbito da existência. Para fazerem isto, olham para o sim de Nossa Senhora; Ela, na sua vida, doando-se completamente a Deus como Filha, Esposa e Mãe, realizou a síntese daquela santidade para a qual todos devemos tender:
Além disto os leigos da FCIM serão especialmente fiéis ao Santo Padre e ao Magistério da Igreja, com o respeito da mente ao Magistério Ordinário e aos ensinamentos do Papa, por quem nutrem um profundo amor e o exprimem esclarecendo positivamente e acolhendo todas as suas orientações pastorais.
RETIRO JOVENS
20 de Outubro 2024
Fátima e o Rosário
Rezem o terço todos os dias
XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - 13 de Outubro 2024 - ANO B
"Vende o que tens e segue-Me"
A Confissão e o Pecado
1º Festival Jovens de Portugal
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Sono la Madonna del Rosario; che continuino sempre a dire il rosario tutti i giorni. (La Vergine Maria il 13 Ottobre 1917 a Fatima)