MENU

Filhos e Filhas do Coração Imaculado de Maria

Filhos e Filhas do Coração Imaculado de Maria

Os leigos associados ao Movimento participam nele através de diferentes graus de pertença e de envolvimento, adequados à vida e à vocação de cada um:

  • Amigos
  • Colaboradores
  • Filhos /Filhas do Coração Imaculado de Maria

Cada um, seguindo o próprio caminho, de modo adequado à sua condição de vida e sobretudo baseado naquilo que o Senhor suscita dentro do seu coração, encontra no seio do Movimento o seu lugar, a sua modalidade de pertença, através da qual pode realizar a sua vocação batismal.

Para todos está previsto um caminho formativo e um plano de vida apropriado, que a Família do Coração Imaculado de Maria se compromete a garantir nos lugares onde está presente e que, cada um é obrigado a seguir, vendo nele um dom de Deus.

Além disso, ao viverem em plenitude a sua vocação batismal, eles recordam aos sacerdotes e aos consagrados a importância de que se revestem as realidades temporais no desígnio salvífico de Deus.

Têm consciência que o seu âmbito é o mundo e que devem trabalhar nele como “fermento”, dando testemunho e vivendo na fé, na esperança e na caridade em qualquer âmbito da existência. Para fazerem isto, olham para o sim de Nossa Senhora; Ela, na sua vida, doando-se completamente a Deus como filha, esposa e mãe, realizou a síntese daquela santidade para a qual todos devemos tender:

  • em família, constituída por Deus, qual íntima comunidade de vida e de amor.
  • no trabalho, entendido como meio insubstituível de santificação, própria e dos outros, que permite participar na obra da criação e na obra da redenção, e também como meio para o digno sustento do seu viver e do viver da sua família. No espírito da Mensagem de Fátima os leigos pertencentes à FCIM oferecem o cansaço da sua atividade em reparação das ofensas feitas ao Coração Imaculado de Maria e pela conversão dos pobres pecadores.
  • através das relações sociais: a exemplo de Jesus e de Maria Santíssima, os leigos da FCIM procuram viver relações de estima e de amor com o seu próximo, através do conjunto das relações e dos afazeres da existência humana, na vida cultural e social, animados pelo desejo de expandir no mundo o perfume de Cristo e de dar glória ao Pai Celeste, com as obras e o apostolado.
  • no Movimento: os Leigos da FCIM têm especiais vínculos de comunhão e de caridade com os Servos e as Servas do Coração Imaculado de Maria. Todos os membros leigos põem à disposição do Movimento as suas energias e os seus talentos, evitando confundir a sua vocação específica – que os chama a ser fermento de Cristo no mundo – com a dos ministros ordenados e com a das almas que professam os conselhos evangélicos num estado de especial consagração.
  • através da comunhão eclesial: pertencendo à Família do Coração Imaculado de Maria, os membros leigos estão inseridos na vida eclesial, portanto colocam-se ao serviço da Igreja, em plena comunhão com os pastores e com as outras realidades eclesiais, pondo à disposição os dons e os carismas recebidos.

Além disto os leigos da FCIM serão especialmente fiéis ao Santo Padre e ao Magistério da Igreja, com o respeito da mente ao Magistério Ordinário e aos ensinamentos do Papa, por quem nutrem um profundo amor e o exprimem esclarecendo positivamente e acolhendo todas as suas orientações pastorais.

Em destaque

Peregrinação a Balazar
Dois dias em procura da santidade

FCIM vs CORONAVIRUS...
A nossa vida em tempo de pandemia

CALENDÁRIO EVENTOS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

L'Amore vuole le opere. (Santa Teresa di Gesù)