MENU

Filhos e Filhas do Coração Imaculado de Maria

Filhos e Filhas do Coração Imaculado de Maria

Os leigos associados ao Movimento participam nele através de diferentes graus de pertença e de envolvimento, adequados à vida e à vocação de cada um:

  • Amigos
  • Colaboradores
  • Filhos /Filhas do Coração Imaculado de Maria

Cada um, seguindo o próprio caminho, de modo adequado à sua condição de vida e sobretudo baseado naquilo que o Senhor suscita dentro do seu coração, encontra no seio do Movimento o seu lugar, a sua modalidade de pertença, através da qual pode realizar a sua vocação batismal.

Para todos está previsto um caminho formativo e um plano de vida apropriado, que a Família do Coração Imaculado de Maria se compromete a garantir nos lugares onde está presente e que, cada um é obrigado a seguir, vendo nele um dom de Deus.

Além disso, ao viverem em plenitude a sua vocação batismal, eles recordam aos sacerdotes e aos consagrados a importância de que se revestem as realidades temporais no desígnio salvífico de Deus.

Têm consciência que o seu âmbito é o mundo e que devem trabalhar nele como “fermento”, dando testemunho e vivendo na fé, na esperança e na caridade em qualquer âmbito da existência. Para fazerem isto, olham para o sim de Nossa Senhora; Ela, na sua vida, doando-se completamente a Deus como filha, esposa e mãe, realizou a síntese daquela santidade para a qual todos devemos tender:

  • em família, constituída por Deus, qual íntima comunidade de vida e de amor.
  • no trabalho, entendido como meio insubstituível de santificação, própria e dos outros, que permite participar na obra da criação e na obra da redenção, e também como meio para o digno sustento do seu viver e do viver da sua família. No espírito da Mensagem de Fátima os leigos pertencentes à FCIM oferecem o cansaço da sua atividade em reparação das ofensas feitas ao Coração Imaculado de Maria e pela conversão dos pobres pecadores.
  • através das relações sociais: a exemplo de Jesus e de Maria Santíssima, os leigos da FCIM procuram viver relações de estima e de amor com o seu próximo, através do conjunto das relações e dos afazeres da existência humana, na vida cultural e social, animados pelo desejo de expandir no mundo o perfume de Cristo e de dar glória ao Pai Celeste, com as obras e o apostolado.
  • no Movimento: os Leigos da FCIM têm especiais vínculos de comunhão e de caridade com os Servos e as Servas do Coração Imaculado de Maria. Todos os membros leigos põem à disposição do Movimento as suas energias e os seus talentos, evitando confundir a sua vocação específica – que os chama a ser fermento de Cristo no mundo – com a dos ministros ordenados e com a das almas que professam os conselhos evangélicos num estado de especial consagração.
  • através da comunhão eclesial: pertencendo à Família do Coração Imaculado de Maria, os membros leigos estão inseridos na vida eclesial, portanto colocam-se ao serviço da Igreja, em plena comunhão com os pastores e com as outras realidades eclesiais, pondo à disposição os dons e os carismas recebidos.

Além disto os leigos da FCIM serão especialmente fiéis ao Santo Padre e ao Magistério da Igreja, com o respeito da mente ao Magistério Ordinário e aos ensinamentos do Papa, por quem nutrem um profundo amor e o exprimem esclarecendo positivamente e acolhendo todas as suas orientações pastorais.

Em destaque

UMA NOITE DE ORAÇÃO
Vigilia de adoração para a Ordenação de Pe. Luis Dias

RITIRO DE SILENCIO
Tres dias com Nossa Senhora

retiro em Fátima
dia de espiritualidade da Família do Imaculado Coração de Maria de Portugal

Cada primeiro sábado
como Nossa Senhora pedi

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos


FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Il Verbo, divenuto carne, rimanga sempre nella Chiesa, estenda la sua virtù redentrice da un confine all'altro della terra e rinnovi il pensiero, l’opera e il cuore degli uomini. (San Giovanni Paolo II)