MENU

Servas do Coração Imaculado de Maria

Servas do Coração Imaculado de Maria

As Servas do Coração Imaculado de Maria, fundadas em 25 de março 1996 em Cava de Tirreni (SA) no território da Abadia da SS. ma Trindade, estão de forma constitutiva ligadas ao Movimento eclesial da Família do Coração Imaculado de Maria e, juntamente com os Servos do Coração Imaculado de Maria e com os membros laicos, comprometem-se a levar Cristo ao mundo por meio do Coração Imaculado de Maria.

A missão das irmãs Servas do Coração Imaculado de Maria é a de levar o homem a descobrir o amor que Deus lhe oferece continuamente. Reconhecendo nas palavras pronunciadas pela Virgem Maria em Fátima um apelo divino, desejam realizá-las, primeiro que tudo, mediante uma sólida vida interior, tendo como primeiro e fundamental empenhamento o da oração, vivendo com fidelidade e amor a sua vocação religiosa, encarnando a Regra, caminho e meio para a sua santificação. Modelo, mestra e guia na sua vida de consagração e na sua missão apostólica é a Virgem Santíssima.

A Ela toda a Serva do Coração Imaculado de Maria «entrega pleno poder sobre a sua pessoa: corpo, inteligência, vontade, energias físicas e espirituais, a fim de que Ela se sirva de tudo isso para a realização dos projetos de amor do Pai Celeste». É olhando para Maria SS. ma que aprendem como amar Jesus: Ela não guarda nada para si mesma, mas a todos encaminha para o Filho.

Os aspetos fundamentais do Carisma que brotam da espiritualidade de Fátima são: a oração, a reparação, o amor à Eucaristia celebrada e adorada, ao Santo Rosário, entendido como contemplação dos mistérios da vida de Cristo, vistos através do Coração d’Aquela que esteve mais próxima do Senhor e que manifesta as suas insondáveis riquezas.

Na Carta Apostólica de São João Paulo II, Rosarium Virginis Mariae, lê-se: «Maria vive com os olhos em Cristo e tira proveito de toda a sua palavra: “conservava todas estas coisas meditando-as no seu coração”. As lembranças de Jesus, impressas no seu espírito, acompanharam-na em todas as circunstâncias, levando-a a percorrer novamente, com o pensamento, os vários momentos da sua vida ao lado do Filho. Foram essas recordações que constituíram, em certo sentido, o “rosário” que Ela mesma constantemente recitou nos dias da sua vida terrena».

Outros aspetos fundamentais do Carisma são o espírito de comunhão, a consolação aos Corações de Jesus e de Maria tão ofendidos pelos pecados dos homens, a penitência, o amor ao Santo Padre, que se concretiza também através da profissão do quarto voto de Fidelidade e Obediência ao Santo Padre e ao seu Magistério. Com este voto, todas as Servas do Coração Imaculado de Maria exprimem o seu amor e a sua fidelidade à Igreja. Elas desejam viver e morrer na Igreja e, para não se sentirem fora d’Ela, não deverão caminhar atrás do Papa, nem caminhar diante dele, mas caminhar ao seu lado.

Todas as Servas do Coração Imaculado de Maria se comprometem não só a viver, mas também a difundir esta Mensagem, tendo as mesmas finalidades e âmbitos apostólicos dos Servos do Coração Imaculado de Maria:

  • um renovado espírito de oração, de penitência e de reparação, para levar a uma autêntica conversão de vida;
  • a vida sacramental e especialmente a frequência aos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação, favorecendo a adoração eucarística;
  • a verdadeira devoção a Nossa Senhora e a entrega ao Coração Imaculado, a fim de cooperar no seu triunfo;
  • a fidelidade ao Papa e ao Magistério da Igreja;
  • a difusão e a defesa das verdades de fé. Para este fim combatem, por todos os meios, os erros dos tempos.

As finalidades gerais são realizadas nos seguintes âmbitos de apostolado:

Missões ao povo

Em favor de uma nova evangelização e de um renovamento periódico e vigoroso da vida cristã, as Servas do Coração Imaculado de Maria colaboram com as outras componentes do Movimento na orientação e na animação das Missões ao povo e Peregrinatio Mariae; privilegiam nelas o aspeto mariano, apresentando aos homens a função maternal de Maria, Serva do Senhor, Medianeira entre Deus e a humanidade, confiando a Ela o seu mandato missionário.

Exercícios Espirituais

Oferecem a sua experiência espiritual ao clero diocesano, aos consagrados e aos leigos, através de exercícios, retiros espirituais e encontros de oração.

Culto Eucarístico

Promovem a adoração eucarística para que, ao coração dos cristãos, volte o amor e o devido respeito ao SS. mo Sacramento.

O santo Rosário

No espírito da Mensagem de Fátima, as Servas do Coração Imaculado de Maria promovem no povo de Deus a recitação do Santo Rosário, explicando o valor desta oração desejada pelo Céu, recomendada pelos Pontífices e hoje tão abandonada.

Os instrumentos da comunicação social

As Servas do Coração Imaculado de Maria utilizam estes instrumentos para ajudarem o povo de Deus a viver a sua fé cristã, para vencerem a ignorância religiosa e combater os erros dos tempos.

A promoção cristã da juventude

As Servas do Coração Imaculado de Maria favorecem a promoção cristã da juventude através de:

  • missões vocacionais, para ajudar a descobrir a cada um o seu especial chamamento da parte de Deus (à vida consagrada, matrimonial, etc.)
  • exercícios, retiros espirituais, peregrinações, encontros e conferências adaptadas às exigências da sua idade;
  • o cuidado pastoral nos oratórios juvenis;
  • os instrumentos da comunicação social para favorecer a sua formação cristã;
  • formação cristã e humana de crianças e jovens, junto com o ensino nas escolas públicas e privadas.

Evangelizar através da caridade

A exemplo do Filho de Deus, pobre por amor, que se fez servo de todo o ser humano, especialmente dos humildes, dos indigentes e dos últimos da sociedade, a Serva do Coração Imaculado de Maria é a mulher da caridade. É impelida de zelo pelas almas, que se inspira na própria caridade de Cristo, feita de atenções, ternura, compaixão, acolhimento, disponibilidade, interesse pelos problemas das pessoas.

Cooperação na missão apostólica do Santo Padre

Confortadas também pela maternal preocupação para com a pessoa e obra do Santo Padre, expressa por Nossa Senhora em Fátima, as Servas do Coração Imaculado de Maria sentem o dever de dar uma especial disponibilidade a serviços apostólicos pedidos pelo Santo Padre, em resposta a exigências especiais da sua pessoa e da Igreja.

A missão das Servas do Coração Imaculado de Maria realiza-se tanto nas Obras do Movimento como nas paróquias onde estão presentes.

A colaboração com os Servos do Coração Imaculado de Maria e com os leigos permite caráter incisivo e eficácia, graças à complementaridade das vocações dada pelo próprio Carisma. O papel das Servas do Coração Imaculado de Maria prevê a ajuda na formação dos leigos, com especial atenção à figura da mulher, para que descubra a sua dignidade e a sua importância fundamental na família e na sociedade; desejam também ajudar as crianças e as jovens, para que sejam responsáveis e aprendam a usar retamente a sua liberdade, descobrindo aqueles valores que hoje parecem já esquecidos. Momentos importantes deste crescimento humano e espiritual, são os campo-escola de verão, durante os quais as jovens aprendem a estar juntas num mesmo caminho de fé.

Outro âmbito apostólico importante são as missões ao povo e as peregrinatio Mariae, em que privilegiam o aspeto mariano, apresentando aos homens a função maternal de Maria, Serva do Senhor, medianeira entre Deus e a humanidade.

Em destaque

UMA NOITE DE ORAÇÃO
Vigilia de adoração para a Ordenação de Pe. Luis Dias

RITIRO DE SILENCIO
Tres dias com Nossa Senhora

retiro em Fátima
dia de espiritualidade da Família do Imaculado Coração de Maria de Portugal

Cada primeiro sábado
como Nossa Senhora pedi

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos


FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Il Verbo, divenuto carne, rimanga sempre nella Chiesa, estenda la sua virtù redentrice da un confine all'altro della terra e rinnovi il pensiero, l’opera e il cuore degli uomini. (San Giovanni Paolo II)